98 Telinha e seus gatinhos: 06/01/2011 - 07/01/2011

no dia que eu me zangar
mato voce de carinho

Ze´ Limeira

22.6.11

tem nem cinco minutos isso, eu ainda tou tremendo.

tou aqui no computador, prestando atenção numa coisa qualquer. fred entra distraído no quarto, não olha pro chão, pisa no rabo da bijoux, que grita, ele grita, eu levo um susto e grito também.

os vizinhos devem pensar que a gente tá se matando.

18.6.11

gente, dormi mais que tudo, chega estou com o corpo dolorido. acordei algumas vezes porque alguns gatinhos dormiram em cima do meu cobertor, do meu travesseiro e/ou da minha barriga, fora alguém que quicou em cima de mim lá pelas cinco da manhã :D

13.6.11

habemos cuidadora!

iei! \o/


e a outra... aquela uma... já botei o nome na lista do Carlão Testa!

12.6.11

novidades:

mamãe foi medicada e melhorou, não precisou ir pro hospital. e a cuidadora pediu demissão e não vai trabalhar amanhã.

não entendo como isso funciona; é assim? "olha, hoje é meu último dia aqui, amanhã não venho mais, se não tiver ninguém para cuidar de dona helena o problema não é meu."

é como dizer "foda-se" a uma velhinha de 82 anos.

eu nem sei o que pensar e nem o que minha irmã vai fazer. como arrumar cuidadora de confiança, ensinar a ela como é a rotina da casa e tudo mais em menos de 24 horas?

pânico.

11.6.11

Senta que lá vem a história!

saí de recife de madrugada, meu vôo estava marcado para chegar às sete e meia no rio, com conexão em campinas.
então o nevoeiro me pegou.
ao fazer a aproximação para o pouso em campinas, o piloto não recebeu permissão para pousar, pois o aeroporto estava fechado. e tome procurar pouso e todos os aeroportos dizerem não. o avião voava em círculos: eu via o sol nascendo, o céu escuro, o sol nascendo, o céu escuro. sete da manhã, pousamos. a neblina começava a dissipar: parecia um algodão cobrindo toda a cidade. mal e mal apareciam as copas das árvores

sete da manhã seria o momento em que estaríamos chegando ao rio, lembram?

pois é.

chegamos em campinas, pousamos, seis graus lá. eu falava e saía fumacinha da boca. o vôo só foi liberado pro rio depois das nove e tanta. chegando aqui, não tinha como a gente pousar: tráfego aéreo intenso. depois pousamos e tome tempo para desembarcar: não havia portão de desembarque livre.

só sei que cheguei em casa era quase meio dia.

com batata chips, coca cola e biscoito no bucho, pois era isso que a azul servia. e eu verde de fome, cansaço, dor nas costas.

e com encomenda para entregar amanhã.

dormi até duas da tarde, fred me acordou, almoçamos, comecei a trabalhar. agora dei um tempo para jantar, tomar banho e voltar prá lida.

os gatos estão bem, mas caró está assustada, me estranhando.

depois passa.

e mamãe?

pois é, mamãe. recebeu alta, foi para casa. e antes que vocês soltem os fogos, acabei de saber que ela está vomitando e pode ser que volte para o hospital ainda hoje. :(

10.6.11

crianças, mamãe está no quarto, com previsão de alta para amanhã de manhã. é ela chegando em casa e eu chegando no rio! viajo meia noite, chego de manhã

9.6.11

sobre o sapatinho da uti


crianças,

conversei com o médico responsável pel o setor de infectologia da UTI do Santa Joana e expliquei minhas preocupações sobre a gente entrar na UTI sem o uso dos sapatinhos descartáveis. disse também que em 88, quando papai teve o derrame, a gente entrava na UTI de touca, bata, máscara e sapatinho descartáveis.

Ele disse que de 88 para cá muita coisa foi aprendida, e que o principal foco de infecção são as mãos, não os pés. e que até a bata é usada mais para proteger quem visita do que quem está internado.

fiquei muito espantada!

mas é outra coisa falar com quem sabe, né? está na hora da gente rever nossos conceitos :)

voltando de mais um dia no hospital. os médicos disseram que, se mamãe continuar melhorando, pode ter alta no sábado!!

8.6.11

mamãe saiu da UTI e foi para a UTI semi-intensiva, que é um quarto com mais recursos. ela está melhor, o juízo que estava variando era por privação de sono, pois naquele ambiente ela não podia descansar.

eu estou muito feliz!!!

7.6.11

cheguei agora da casa de minha irmã. mamãe melhorou bastante do pulmão, mas o juízo tá muito longe... disse que viu gente que não estava lá, parentes que moram longe, uma amiga q é juíza... mas é melhor assim do que se angustiando por estar na uti.

a tomografia do pulmão indicou que um lado já está limpo. hoje eu durmo feliz.

6.6.11

pontos altos da viagem até agora:

vi mamãe melhorar

abracei minha afilhada linda, julinha - tá grande, sabida, sorridente e ela não me estranhou!

conheci joão pedro e josé davi. tirei foto com o joão e escapei de uma gofada linda!

plantão mamãe

vi minha veinha, achei que está melhor hoje :) comeu o jantar quase todo e respirava melhor :)
ainda não recebi nenhuma resposta sobre o uso do sapatinho descartável na UTI.
 
o que é estranho é que eu tou perdendo a linha do tempo; achei que hoje era quarta...

oi crianças


estou em recife e já vi mamãe duas vezes. está sendo bem cuidada, mas eu tenho sérios questionamentos quanto à qualidade da UTI do hospital Santa Joana. Tudo bem que as pessoas são orientadas a lavar as mãos ao entrar, mas não usam o sapatinho descartável. Como é que pode entrar numa UTI levando a sujeira da rua na sola do sapato?

Não gostei.

Ainda estou muito insegura.

4.6.11

esqueci de dizer: devolveram meu tapoé

então que amanhã eu vou para recife. na outra semana já é são joão e vai ser difícil conseguir vôo. vou amanhã, volto sábado, pq domingo tenho encomenda de bolinho para entregar.

Oi, crianças

Depois quase duas horas tentando falar com a médica, finalmente consegui notícias de mamãe.
Ela está com um chiado no peito e vai fazer uma tomografia para ver o motivo. Esse chiado não interfere na oxigenação do sangue, que está boa, mas pode se desenvolver em um problema maior. A glicose tá descompensada por causa dos remédios. Ela quer vir para casa o tempo todo, o nível de orientação vai e vem. A médica deixou mamãe sentada na cama, o que é bom pros pulmões, e, para distrair, deixou que ela visse tv.

tv na uti. eu não sabia que podia isso.

perguntei se eu devia ir para recife. a médica disse que a situação de mamãe está em aberto, tanto pode melhorar quanto piorar. e que agora o que determina a minha ida é meu nível de estresse em ficar longe dela.

ainda não decidi. hoje vou fazer entrega de cupcakes para um casamento e depois eu vejo o que faço.

3.6.11

acabo de falar com a minha tia sobre o estado de saúde de mamãe. ela não foi à visita pq ficou nervosa.
a cuidadora foi no lugar dela, e me disse que mamãe estava sentada na cama e pediu para voltar para casa. foi examinada por um cardiologista que disse que o coração tá OK. iniciou fisioterapia pulmonar com uma moça que foi colega de escola da minha sobrinha e que ia muitas vezes brincar lá em casa, imaginem.

ela está reagindo bem aos medicamentos, mas este fim de semana é na UTI. quando melhorar vai para a unidade semi-intensiva, daí pro quarto, daí para casa. um passinho de cada vez.

Falei agora com o médico da UTI e com minha tia, que foi visitar.

Mamãe tá com um começo de pneumonia, por conta disso a glicose desembestou. Está no oxigênio, mas não está no respirador. Está acordada e coerente na maior parte do tempo, mas tem hora que o juízo varia.

Vai passar o fim de semana na UTI, e segunda, se tudo der certo, vai para a semi-intensiva.

Pedi para a minha irmã ligar para mim na próxima visita, para eu poder falar com ela no celular. vamos ver se o hospital deixa.

torcendo muito

gente, mamãe foi internada ontem na uti do hospital santa joana, em recife, por conta de uma infecção pulmonar.
a veinha acordou com febre, dificuldade em respirar e catarro, então levaram pro hospital. chegando lá, a médica resolveu internar (idade, saúde frágil, a quantidade absurda de remédios que ela toma)

ela passou bem a noite, segundo o médico me disse. às vezes não entende o que está fazendo lá e quer ir para casa, mas no quadro geral está reagindo. só vou saber novidades de tarde, então todo mundo de mãozinha dada, quem é de reza reze, quem é de torcer torça, quem puder ajudar, toda ajuda é bem vinda.

eu tou com muito, muito, muito medo.

2.6.11

gente, eu adoro a grafia da palavra "tapoé". abrasileirou pelo som, como já foi feito com xampu (shampoo), jipe (jeep) e  sutiã (soutien)

a língua é viva, ilustríssimos. vossas mercês hão de concordar comigo.

1.6.11

desde que começou a esfriar no rio de janeiro (momento em que as pessoas param de reclamar do calor e começam a reclamar do frio) eu voltei a comprar caldo verde na padaria aqui da rua.

Amado Marido é um adorador de caldo verde, então eu compro uma quentinha de sopa umas 3 ou 4 vezes por semana. Eu não gosto de caldo verde. E eu também não sou muito fã de sopa. Então, eu janto outra coisa.

Eu comecei a ficar encafifada com a quantidade de pote de isopor que começou a juntar aqui em casa. Uma sopa, um pote. E eu odeio potes de isopor porque, segundo a sabedoria materna, isopor chama barata. E aí anteontem eu vi uma senhorinha levando um tapoé para encher de sopa. Uia! Ontem eu levei o meu.

e agora senta, que começou a história

Então eu levei meu tapoezinho honesto, a moça botou a sopa, eu fui pro caixa e na hora de pagar, vi que esqueci a carteira em casa. Eu tinha tirado uns papéis de dentro e deixei na mesa. Então falei para a caixa que eu ia pegar o dinheiro em casa e voltava logo.

Realmente, foi dois palito: subi, peguei a carteira, voltei. E cadê meu tapoé? Se fué!

A moça do caixa ficou roxa de constrangimento. Algum cliente levou junto com as coisas dele, pois o tapoé já tava no saquinho de plástico. E aí eu voltei para a fila da sopa e para mais um pote de isopor.

Eu tive o prejuízo de um tapoé e um cliente levou sopa de graça. E eu tive que pagar a outra sopa :(