98 Telinha e seus gatinhos: 06/01/2008 - 07/01/2008

no dia que eu me zangar
mato voce de carinho

Ze´ Limeira

30.6.08

tem gente nova nas paredes do quarto.

25.6.08

são joão é a festa mais linda do ano. não tem gente triste como natal e ano novo. não tem que comprar presente, enfrentar shopping lotado, fazer malabarismo com orçamento. você compra fogos, bandeirinhas, laço de fita prá prender a trança, chapéu de palha, milho... e a festa tá feita.

é tão bom, o são joão. a gente começa a brincar no santo antônio, fazendo simpatia para ver com quem vai casar. aos treze anos (foi treze, adinha? tu lembra?) enfiei a faca na bananeira à meia noite, para que a seiva mostrasse a letra do futuro marido. lembro do escuro e do medo. choveu a noite toda, não tinha letra na faca. mas foi uma aventura, gente. :D

aí vinha o aniversário do meu pai e os festejos começavam de verdade. 21 de junho, a festa de são geraldo, hahahha. não é o dia do santo, mas é o dia do meu pai.

23 de junho. luiz gonzaga. vestidinho colorido. já soltei balão, antes de ser politicamente incorreto. é uma coisa absolutamente emocionante, aquele pedaço de papel criando vida, flutuando. a gente segura com a ponta dos dedos, ele tão suave. alguns escreviam no papel do balão recados para são joão. e chega a hora de soltar, dá vontade de soltar e não dá. e olha ele subindo! e a gente vai acompanhando o balãozinho no céu escuro, subindo e sumindo. é uma das coisas mais lindas do mundo, soltar um balão pequenino numa noite de são joão, cercada de amigos, numa noite friinha. as crianças olhando. é lindo.

as comidas de milho demoram a tarde toda para fazer. precisa de milho, ralador, palha, mesa grande. e vamos tirando a palha, tirando os cabelos, depois os fiapos, ralando o milho para a canjica, a pamonha, o bolo. cozinhando o milho, assando o milho na fogueira. dobrando a palha para fazer a pamonha, amarrando com a própria palha. rapando a panela da canjica. lambendo a bacia do bolo. ficando toda respingada. ai, é boooooooom.

dançar quadrilha. dançar certo, dançar desengonçada. quadrilha da escola, com o vestido azul e branco. dançar quadrilha na casa de amigos (oi, bebéeee) e pintar as crianças, fazer bigodinhos e costeletas nos meninos, sardinhas e o batom mais vermelho nas meninas.

acender a fogueira às seis da tarde da véspera de são joão. rezar a ave maria. os troncos grossos por debaixo, para dar sustentação. querosene, jornal, varetas secas para o fogo pegar. no começo o calor é forte demais. depois, já noite alta, sentar juntinho da fogueira já esbraseando, na quentura certa. pegar tição para acender os fogos.

os fogos!

vulcão, peido de véia, estrelinha, buscapé. traque de massa. amarrar bombril num barbante grosso, acender no meio e girar, e girar.

são joão, não há quem te tire do meu coração.

olha pro céu, meu amor
vê como ele está lindo
olha práquele balão multicor
como no céu vai subindo

foi numa noite igual a esta
que tu me deste o seu coração
o céu estava todo em festa
pois era noite de são joão

havia balões no ar
xote e baião no salão
e no terreiro, o teu olhar
que incendiou meu coração...



a fogueira está queimando
em homenagem a são joão
o forró já começou
vamos, povo, rastapé nesse salão



com a filha de joão
antônio ia se casar
mas pedro fugiu com a noiva
na hora de ir pro altar

a fogueira está queimando
o balão está subindo
antonio estava chorando
pedro estava sorrindo

e no final dessa história
para acabar com a brincadeira
joão consolava antônio
que caiu na bebedeira!

18.6.08

então foi assim

eu peguei na carteira os cem reais que amado marido tinha pedido para eu sacar no banco.
aí ele falou "tela, preciso fazer meu óculos amanhã. cadê a receita?"
"tá com você"
"não, tá com você"
"a receita é tua, tá com você"
"mas você que guarda essas coisas, tá com você"
"bora procurar."

então a gente procurou. revirou gavetas. abriu pastas e envelopes e nada.
prometo os três pulinhos a são longuinho e ele promete três beliscões.
explico que são longuinho não funciona assim
eu estava mexendo nas caixas de madeira da prateleira alta. comentei com amado marido:

"tenho a impressão de que vi essa receita há pouco tempo. tava mexendo nuns papéis e vi a receita, e pensei, ei, olha a receita do óculos dele"
"mas onde vc tava mexendo? numa pasta? na gaveta? no quarto?"
"não sei, é uma sensação, é como tivesse um diabinho no meu ombro rindo da minha cara, como quando a gente quer dizer uma palavra que tá na ponta da língua e não sai"

e aí deu-se o ocorrido

cai uma caixa de madeira na minha testa e tudo se espalha no chão.
solto os palavrões de praxe e no chão, dobrada, tá a receita.

que eu dizia que era num papel amarelo e ele dizia que era num papel branco. os dois estavam certos: um papel branco com post-it amarelo.

com a receita guardada e um gelinho na testa, eu tou sentada no chão, guardando os papéis na caixa.

"tela?"
"hm?"
"cadê o dinheiro?"

17.6.08

tá passando pantanal no sbt. e, ao ivés do que aconteceu da primeira vez que passou, assistir a novela me dá uma profunda tristeza.

não sei o motivo; talvez saiba; não quero saber. e mudo o canal.

13.6.08

então salvou-se uma alma do purgatório: comprei um edredon novo!
os daqui de casa já têm nove anos!

9.6.08

acertei 47 questões em 70.
tem coisa lá na prova que eu nunca ouvi falar.

nhé.

8.6.08

bom, agora a prova já foi. é esperar o gabarito amanhã.

7.6.08

a prova é amanhã!

nervosa, claro. acabei de estudar teoria do caos e efeito borboleta. a chance de cair na prova? sei lá...

ontem eu comprei feijão verde. é raríssimo de achar aqui no rio, inda mais recém-debulhado. pois comprei um saco de um homem que tava vendendo na rua. passei no supermercado e comprei charque e macaxeira. passei na delicatessen e comprei bolo de rolo. no jantar fiz um arrumadinho absurdo com macaxeira frita. amado marido trouxe uma skol geladíssima. por algum tempo, recife era aqui.

fui dormir com a alma leve e o buchinho cheio.

4.6.08

o concurso é domingo. altero estados frenéticos de estudo com navegação alesada na internet. procurei edredons no shoptime e não gostei de nenhum. mas só fui parar lá pq divide sem juros. quer dizer, gostei de um, mas é clarinho. e eu não tenho mais ilusões de que eu não vou sujar. meus edredons estão em petição de miséria, já têm nove anos. a prova é domingo e é na putaqueospariu: piedade. amado marido disse que deve dar uns 30 reau de táxi só a ida.

(RTVC: Ângulos - São determinados pela posição da câmera em relação ao objeto filmado.
Plongée: A câmera filma o objeto de cima para baixo, ficando a objetiva acima do nível normal do olhar. Tende a ter um efeito de diminuição da pessoa filmada, de rebaixamento.
Contra-plongée: A câmera filma o objeto de baixo para cima, ficando a objetiva abaixo do nível normal do olhar. Geralmente, dá uma impressão de superioridade, exaltação, triunfo, pois faz "crescer" o/a ator/atriz.)