98 Telinha e seus gatinhos: 10/01/2005 - 11/01/2005

no dia que eu me zangar
mato voce de carinho

Ze´ Limeira

31.10.05

novidades boas sobre o atum, meu povo!

a icterícia está sumindo!!!
a doutora esteve aqui e o achou bem melhor; o tratamento continua, é claro.
semana que vem tem outro exame de sangue para comparar a evolução dele.
infelizmente, não deu para tirar a minha desconfiança de que ele continua desidratado.

mas boas notícias são sempre bem-vindas e ele está melhorando, isso é o que importa.

28.10.05




tá todo mundo brincando disso aqui , mas duvido que alguém tenha pensado que einstein também fazia feira ;)

27.10.05

Das coisas fofas que a internet nos traz:

Oi, Telinha!

Fiquei feliz por encontrar em seu blog duas letras que fiz para "A Turma doBalão Mágico". O "Seu Felipe Dorminhoco" demorou pra sair, deu um trabalhão, mas "Se Enamora" saiu numa manhã, e foi baseada na minha própria históriacom a primeira namorada.
Que bom que as letras estão aí!

Um abraço

edgard


ele não é foooooofo?

26.10.05



todo mundo torcendo para este gatão bonito ficar bom logo, tá?

eu estava assistindo A Partilha, inda agorinha, no Canal Brasil.


tem horas que eu penso que seria bom dizer para as minhas irmãs assistirem esse filme. quem tem irmã (tanto faz se mais velha ou mais nova) vai se reconhecer em tantas situações...

como eu faço para apagar um post de 2003? pelo edit-delete não vai...

25.10.05

nem acredito que o dia está acabando. hoje foi pesadíssimo para o atum e para a gente, em conseqüência.

de manhã, ele tirou sangue. foi rápido.
demorou foi para o laboratório vir pegar. fiz o pedido não eram 11 horas, só vieram quatro e meia da tarde. o sangue ficou na geladeira e eu fiquei surtada, com medo dele estragar e precisar tirar de novo.

de tarde, ultrassonografia. foi complicado.
eu precisei enrolar o atum na toalha, cobrindo a cara dele (que aflição) e as patas dianteiras. amado marido segurou as patas traseiras. o doutor trouxe o aparelho de ultrassonografia e o processo vocês já sabem - o exame foi na barriga do gato. tirando um susto que deu na gente e no doutor, quee fez até o aparelhinho cair (mais uma despesa nãaaao!)
as boas notícias: não há tumor no fígado.
as más: o pâncreas também tá ferrado, e não se sabe desde quando.

agorinha mesmo, uma injeção de remédio.
faltam mais oito.

por ordem da veterinária, compramos ração em pasta AD. tem que bater bem batidinho, colocar na seringa eforçar 10 ml cinco vezes ao dia, pois ele não tá comendo. vai ser complicaaaaaaaaado.

ele está estressadíssimo. soltou pêlo suficiente para fazer outro gato. eu e amado marido, esgotados com tantas emoções.

eu estava assistindo um programa de "como domar seus filhos" (supernanny, anjinhos, sos babá) e vi um casal que me deixou besta.

pois bem, era uma vez um casal com dois filhos, um menino e uma menina, que sempre dormiam na cama dos pais. crianças taludas, já. não dormiam em seus quartos, talvez nunca tenham dormido em seus quartos. o pai e a mãe reclamavam, mas não faziam lá muita coisa para mudar a situação.
o que me espantou mesmo é que teve o aniversário da menina. o menino também ganhou presente. e a mãe, com uma cara de lesa, explicou que sempre que um fazia aniversário, o outro também ganhava presente que era para não ficar triste...
sem contar que os dois eram mimadíssimos, que brigavam entre si quase de arrancar sangue, que gritavam com os pais, a menina até batia na mãe, uma loucura. eu posso até pagar a língua no futuro, mas pelamordedeus. chegar a esse ponto é um absurdo!

quando a babá foi mudar a rotina e impôr disciplina, as crianças até que aceitaram, a mãe é quem chiou!

claro que na primeira noite que deviam dormir em seus quartos, o menino e a menina até ficaram em suas caminhas, mas de madrugada se levantaram e deitaram juntinhos na porta do quarto dos pais... era de doer o coração!


mas, é claro, a babá interferiu, redecorou os quartos a gosto das crianças, as envolveu no processo, explicou que eles eram crianças grandes e eles não fizeram mais isso.

claro que não foi tão simples quanto eu explico aqui. mas ficou claro que o maior problema das crianças são seus pais...

novidades de atum:

fez exame de sangue - e nem esperneou muito, o que me deixou preocupada - afinal, quando criança não reclama de ir ao médico é pq a coisa está feia.
atum sempre foi horrível de fazer exame - a última vez que foi ao veterinário ele que tirou sangue de todo mundo que chegou perto.

hoje ainda tem ultrassonografia e é o segundo dia das dez injeções.

a conta do veterinário tá em 115 + 25 + 79 + 160 + 120 e subindo. mas ver o gato ficar bom e desbotar esse amarelo irritante não tem preço.

24.10.05

A veterinária, Dra. Bianca, acabou de sair.
Tudo indica que Atum está com hepatite. Só não deu para fazer o exame de sangue, pq, bem, não deu mesmo. Mas ele tomou dois remédios, duas injeções.
Os olhos dele estão amarelinhos. o focinho e as orelhinhas também. Tou com pena e medo. e uma preocupação do tamanho do mundo.
E ele vai ter que tomar uma injeção por dia durante dez dias. E fazer o exame de sangue. E fazer ultra-sonografia.
E ele tem que comer. muito. Ele emagreceu demais com a ração light, dá para sentir os ossinhos. Agora a gente tem que fazer ele comer outra coisa - ele só gosta da ração light ou então presunto, e presunto não pode. a gente não sabe a quantas andam os rins dele.

Enfim. vai ficar isolado hoje pq precisa fazer exame de fezes. e eu nisso tudo estou coberta de pêlo (ele estressa e o pelo cai alucinadamente) e cansada. muito cansada.

eu estou magoada pelo não ter vencido. a campanha do não foi suja, foi mentirosa, foi agressiva, apelou para o pior sentimento, o medo do próximo.

recebi e-mails com fotos de mulheres espancadas que diziam que se o sim ganhasse eu não poderia me defender de um estupro. vi montagens com fotos de hitler dizendo que a juventude ariana apóia o sim. foi doentia e lastimável a camanha do não. eles distorceram a finalidade do referendo e disseram que quem votava sim apoiava o pífio governo do lula.

estou triste, estou com raiva, e estou orgulhosa por ter seguido a minha consciência e ter votado sim. não que eu esperasse um país de flores e anjinhos caso o sim vencesse. mas eu não vou ter minhas mãos sujas com o sangue das crianças e adolescentes que morrem por ter levado o revólver do pai para a escola, de pessoas mortas em estúpidas brigas de trânsito, em confrontos entre torcidas, em discussões entre vizinhos.

eu tenho minhas mãos limpas. e que o sangue dessas pessoas entre na conta de todos os que votaram não.

de manhãzinha, lá pelas seis horas, caiu o maior temporal aqui no rio. chuva forte, raios e cada trovão que você nem sabe. bijoux acordou assustada, o rabo em pé que nem gato de bruxa. estava curiosa - primeira tempestade que via - e com um medo danado. pulava por cima de mim, mordia minha mão, fazia ronron e saía correndo a cada cabruuuum.
foi difícil. só consegui voltar a dormir quando tudo amainou.

23.10.05

bijoux acordou virada, hoje.
pulou em cima da pia da cozinha e quebrou uma caneca. só ouvi o barulho e vi a caneca no chão. corri atrás dela para dar uma bronca e ela nem ouviu, estava interessada num bichinho que subia pela parede.

mais tarde, amado marido foi esquentar o almoço e botar a lasanha no forno. amado marido não é lá muito cuidadoso. ligou o forno, deixou a porta aberta e foi pegar a lasanha.
adivinha quem estava com as patinhas na porta do forno, olhando muito interessada para o lado de dentro?

bijuzinha, que por pouco não revive a cena da bruxa assada na história de joão e maria.

agora a louquinha está dormindo toda espichada em cima da minha bolsa. juízo que é bom, nenhum.

e pelo visto eu vou ganhar um irmão de quatro patas: minha mãe vai adotar um cachorrinho, um daschund que vai se chamar príncipe.

22.10.05

atum não está muito bem de saúde. anda tristonho, enfiado embaixo do sofá, sem comer nem beber normalmente. segunda feira vem uma veterinária aqui, fazer exame nele.
vocês já viram fotos, mas não sabem como o atum é grande e forte. é muito difícil levá-lo ao veterinário, ele fica nervoso e se vira num leão. da última vez, foi preciso quatro para segurar o gato.
por isso, o veterinário disse que não é bom forçar e levar atum de qualquer jeito - ele simplesmente pode ter um ataque cardíaco e morrer.
amado marido disse que é frescura minha, que ele está mole por conta do calor e do mormaço, mas eu prefiro pecar por excesso de cuidado do que por falta.

torçam por ele, tá?

21.10.05

EU DIGO SIM!

A Morte do Leiteiro
Carlos Drummond de Andrade
(a Cyro Novaes)

Há pouco leite no país,
é preciso entregá-lo cedo.
Há muita sede no país,
é preciso entregá-lo cedo.
Há no país uma legenda,
que ladrão se mata com tiro.
Então o moço que é leiteiro
de madrugada com sua lata
sai correndo e distribuindo
leite bom para gente ruim.
Sua lata, suas garrafas
e seus sapatos de borracha
vão dizendo aos homens no sono
que alguém acordou cedinho
e veio do último subúrbio
trazer o leite mais frio
e mais alvo da melhor vaca
para todos criarem força
na luta brava da cidade.

Na mão a garrafa branca
não tem tempo de dizer
as coisas que lhe atribuo
nem o moço leiteiro ignaro,
morados na Rua Namur,
empregado no entreposto,
com 21 anos de idade,
sabe lá o que seja impulso
de humana compreensão.
E já que tem pressa, o corpo
vai deixando à beira das casas
uma apenas mercadoria.

E como a porta dos fundos
também escondesse gente
que aspira ao pouco de leite
disponível em nosso tempo,
avancemos por esse beco,
peguemos o corredor,
depositemos o litro...
Sem fazer barulho, é claro,
que barulho nada resolve.

Meu leiteiro tão sutil
de passo maneiro e leve,
antes desliza que marcha.
É certo que algum rumor
sempre se faz: passo errado,
vaso de flor no caminho,
cão latindo por princípio,
ou um gato quizilento.
E há sempre um senhor que acorda,
resmunga e torna a dormir.

Mas este acordou em pânico
(ladrões infestam o bairro),
não quis saber de mais nada.
O revólver da gaveta
saltou para sua mão.
Ladrão? se pega com tiro.
Os tiros na madrugada
liquidaram meu leiteiro.
Se era noivo, se era virgem,
se era alegre, se era bom,
não sei,
é tarde para saber.

Mas o homem perdeu o sono
de todo, e foge pra rua.
Meu Deus, matei um inocente.
Bala que mata gatuno
também serve pra furtar
a vida de nosso irmão.
Quem quiser que chame médico,
polícia não bota a mão
neste filho de meu pai.
Está salva a propriedade.
A noite geral prossegue,
a manhã custa a chegar,
mas o leiteiro
estatelado, ao relento,
perdeu a pressa que tinha.

Da garrafa estilhaçada,
no ladrilho já sereno
escorre uma coisa espessa
que é leite, sangue... não sei.
Por entre objetos confusos,
mal redimidos da noite,
duas cores se procuram,
suavemente se tocam,
amorosamente se enlaçam,
formando um terceiro tom
a que chamamos aurora.


Fonte: Antologia Poética

tem gente nova nas paredes do quarto... e direto de Budapeste!
com vocês, a criatura mais linda que minas já fez... Anna Barbara!

19.10.05

dia complicado, este.

ginástica, feira com supermercado lotado, perpétua, briga com amado marido (coisa rara, mas que acontece), pazes com amado marido, banco, pet shop, veterinária com bijoux, ufa, acabou.

bijoux está com 2.250 kg (com osso)
os caninos já estão nascendo (ela pode ser um tico mais velha do que a gente pensa)
o cio tá próximo (atenção e cuidado, tem um tio glauco aqui doidinho para brincar de fazer gatinho com ela, nossa ninfeta atômica. a gente quer filhotes, mas só depois dela fazer um ano)
vacina tomada, próxima dose no próximo mês
unha cortada (aleluia)
saudável, esperta, danada, aprontou o que pôde e o que não pôde no consultório e deixou a doutorinha encantada.

18.10.05

a viagem para recife vai se tornando real quando acontecem diálogos desse tipo:

boa noite, bebê.
boa noite, boboca.
não me chama de boboca!
não me chama de bebê!

...

tela...
oi?
quando você estiver em recife vai me ligar e me chamar de bebê e a gente vai repetir esse diálogo besta?
sei não, anjo. acho que sim.
tá vendo? só fica pensando na farra que vai fazer por lá e nem vai lembrar de me ligar.



agora me digam: amado marido não é a coisinha maisilindinha desse mundo?


quer acompanhar também? vai na Fal

17.10.05

Bijoux virou notícia de jornal!

http://www.jornaldobicho.com/01pdf/pag10.pdf


precisa do acrobat reader para ler ;)

15.10.05

provavelmente eu vou levar uma pedrada por dizer esta verdade: mas como o novo filme do batman é chato! peguei na locadora e antes da metade da história eu dormi!

12.10.05

Hoje é dia de Nossa Senhora Aparecida.
Eu quero parar um momento e agradecer tudo de bom que ela, minha madrinha, faz por mim.
Aprendi esta música ainda menina, num colégio de freiras lá em surubim, a terra da vaquejada

Nossa Senhora vai
por entre o povo
à luz do sol,
à luz das profecias
leva nas mãos o seu Menino lindo
no coração, certezas e agonias

Leva o seu Filho ao templo
E o sacerdote ofereceu Jesus ao Pai na luz
Maria ergueu também as mãos em prece
e nunca mais ficaram sem Jesus

E cada vez que eu abro mão de mim
para ofertar com gosto o coração
eu me enriqueço, o mundo se enriquece
renovo o gesto da apresentação


viva eu, viva tu, viva o rabo do tatu

Dia de agradecer.

Hoje é meu aniversário. Faço (cof, cof) 35 anos. Não acho, sinceramente, que tenha 35 - na minha cabeça, as pessoas da minha idade são bem mais sólidas do que eu. eu sou uma massinha de modelar, hoje de um jeito, amanhã um tico diferente, depois de amanhã sei lá. as pessoas de 35 são muito adultas e cheias de certezas. algumas também são cheias de dinheiro no banco. umas têm filhos, e filhos grandinhos. eu tenho gatos. tenho um amado marido que às vezes eu tenho vontade de matar ;) e amigos queridos escolhidos a dedo. tenho sobrinhas lindas que espero que tenham me escolhido como tia, porque eu as escolheria como amigas ou filhas sem pensar duas vezes. tenho uma vidinha marromeno mas que é a minha, e por isso eu agradeço. agradeço a minha saúde que já não está tão capenga quanto já esteve. agradeço por ter condições de cuidar da minha diabetezinha tão lindinha, que se comporta bem dentro das taxas porque eu dou limites a ela. :) agradeço por minhas duas mães, a mammy meg, que é a rainha das delicadezas dentro e fora da internet e mamãe dona helena, que tá em recife mas já me ligou cedinho para dizer que me ama e que Deus me abençõe. eu relevo que ela tenha me acordado na madrugada do meu aniversário: toda hora é hora para ser abençoada pela mãe. agradeço por ter meus amigos e minhas amigas-irmãs - e pela glóoooria de ter adotado a fal. pois eu não ia deixar a fal passar incólume, ela agora é minha irmã e ninguém tasca ;* agradeço os cartões, agradeço o carinho, agradeço os presentes, (êba!) agradeço a preferência, voltem sempre.

é isso. feliz ano novo para mim. que ano que vem eu tenha ainda mais coisa para agradecer.

8.10.05

telinha tá virando gente grande.

ou endoidou de vez, sei lá.


seguinte: faltou luz. e neste sábado de sol, com três gatos a miar no meu pédoouvido, o que faz uma mulher moderna e quase independente? se manda pro shopping, claro.

fui fazer limpeza de pele. tinha nada para fazer, não queria ir pro cinema, os cabelos estão muito curtos para poder brincar com eles, bora limpar a cara.

e tome vaporzinho, e máscara, e espreme daqui e dali os cravos, e passa creminho, e faz massagem e no fim da história ainda faço sobrancelha.

saí com a pele limpa e a carteira também, mas aí é outro detalhe.


a loucura, vocês ainda não acharam a loucura? salão de shopping em sábado à tarde, crianças! mas o que eu queria era matar o tempo enquanto a luz não chegava aqui em casa, então valeu.
e amado marido tava no trabaio, que isaura vive no tronco, lerê lerê.

6.10.05

crianças, hoje eu vou ficar in-su-por-tá-vel e por um excelente motivo.

este mês faz um ano que eu descobri que sou diabética. e estes são os resultados do exame de sangue que eu fiz ontem:

glicose: 90
(hip hip hurra! glicose de não diabético!)

hemoglobina glicosilada: 5,7
(mais hip, mais hip e mais hurra! este é que é o real macoy, que mostra a evolução da glicose no sangue nos últimos três meses. o ideal é de 4,1 a 6,5. tou feliz da vida)

e isso tendo passado um mês parada e tomando remédios por conta da alergia - o que me deixou com um medo danado da glicose extrapolar.

5.10.05



Bijoux investiga profundamente o mistério da água que some pelo ralo.

4.10.05



Desce daí, Bijoux!!!




gatinha escondida com o rabo de fora ;)

2.10.05

meu deusinho, não existe ser mais sem noção do que amado marido.
ele me perguntou o que eu quero de aniversário,

e eu dei a dica: é uma coisa que eu quero muito e até já falei com você a respeito.

e ele: um freezer??

eu surto: amado marido, por acaso eu tenho cara de mulher que quer freezer de aniversário???

ele: é que o freezer tá velho, você até chamou o técnico, tem que trocar a porta, eu pensei...

eu: amado marido, presente para a casa não é presente para mim!

ele: então o que é?

eu: a viagem para recife!

ele: ah, telinhammmm... eu achei que era o freezer, não leva a mal!

eu me considero uma boa pessoa, na medida do possível. tento fazer valer a boa educação que dona mamãe me deu. mas tem horas que, sinceramente, dá vontade de mandar todo mundo práquele canto.

os spammers de e-mail foram superados pelos spammers de comentários. não sei quantos eu apaguei aqui neste blog, e na munheca, um a um. esses filhos de chocadeira escrevem em inglês sobre como eles e apenas eles neste universo têm a cura da depressão, da psoríase, do pint* pequeno e de como transformar merd* em ouro puro. deleto sem dó, e ainda rogo praga. que sofram desses males todos.

eu perdi uma amiga querida por conta da psoríase. mas psoríase mata? matou ela. a doença atacou de tal forma que gerou uma septicemia. e esses safados ficam anunciando curas fajutas para uma coisa assim é crueldade. comigo e com quem sofre da doença.

esses desclassificados, esses seres que eu não tenho sequer um bom palavrão para classificar - talvez em klingon - anunciam a cura milagrosa da depressão. pois vão ter uma depressão daquelas caprichadas, prá ver como é bom. e façam uso dessa cura, para ver como é inútil. dizem que praga rogada com razão pega. oba. eu vou me fartar de ver praga atacando de um jeito que não há santo que tire. venham, escrevam aqui, me façam gastar meu inglês de seis meses de intensivo na cultura inglesa do parnamirim para vocês verem. eu sou capaz de rogar praga em sete gerações dessa raça maldita.

muito obrigada pela atenção, desculpem o mau jeito. eu volto com a programação normal, da mocinha bem educada, doce, gentil, sensível e modesta de sempre. e mocinha é uma figura de expressão, que eu sou balzaca mesmo.

1.10.05

Folias aquáticas de Mademoiselle Bijoux




feliz "mensário", Bijoux linda da mamãe! Quatro meses! Atrás dela, Muriel e no cantinho da foto, Atum.