98 Telinha e seus gatinhos: 06/01/2004 - 07/01/2004

no dia que eu me zangar
mato voce de carinho

Ze´ Limeira

30.6.04

essa só vale para quem nasceu faz tempo. tipo assim, anos 70. e no comecinho.

essa abertura de senhora do destino não é inspirada pela de estúpido cupido?




tv em preto e branco, crianças. pq este ano eu vou fazer 34 e já devia estar usando chronos.

vem cá: quando o bush disse que o iraque era um exemplo pros outros países do oriente médio, você também tremeu na base ou fui só eu?

meu ilunguismo se manifestou novamente esses dias. em uma conversa distraída, foi levantado o nome de uma figura que está na minha lista negra há alguns anos. não sei se foi missa encomendada, mas tal pessoa falou muito bem de mim e isso chegou aos meus ouvidos. e houve uma certa pressão para eu ter uma conversa com a criatura, já que um bom tempo se passou desde o último entrevero.

sabe que eu não acreditei? de repente eu era linda, loura, japonesa e superpoderosa. um exemplo de vida, eu. corajosa, inteligente, gentil, tudo de bom. só faltou me chamarem de gostosa.

e as minhas pulgas atrás da orelha se assanharam todinhas. é muito bom ser elogiada! e quando esse elogio vem de um ser que esmagou várias vezes as minhas plantações de tomate, hm. os caninos cresceram e eu senti gosto de sangue. fui vingada.

a criatura se arrependeu do que fez, sente minha falta, viu o tamanho da besteira e pediu arrego sozinha. Eu não precisei levantar um dedo.

mas e aí, me cobraram uma resposta.

aí que não mudou nada. eu que não vou abrir minha vida para entrar esse desvario de novo. tou muito bem no meu canto. que essa pessoa seja muito feliz, realizada, ganhe muito dinheiro, seja feliz no amor, tenha saúde e coisa e tal, mas longe de mim. é meu direito. ninguém pode questionar: eu tenho o direito de escolher quem mora no meu coração. e, como disse a formiga para a cigarra, "cantava no verão? agora, dance!"

ilunga, eu sei. a capacidade de perdoar uma vez, deixar passar uma segunda mas numa terceira...

amado marido costuma ver programas de tv bem bizarros quando eu estou dormindo. e ele me contou o que viu, outro dia, no boa noite, brasil, da band.
pois nesse programa tava o kleber b@mb@m visivelmente aditivado. o cara não parava quieto. tanto que atrapalhou o apresentador, infernizou e aprontou que levou uma queda e quebrou o pé.
quebrou o pé ao vivo, na frente de todo mundo.
e o câmera não sacou que ele estava realmente machucado e foi filmando. e o kleber b@mb@m chorando de dor. até que tiraram o homem de cena, levaram pro atendimento médico e ele voltou murcho e de pé engessado pro programa. o apresentador p da vida com ele, nem avisou que o cara tava de volta. aí o programa acaba, as câmeras vão mostrando os participantes: tá lá o kleber b@mb@m voltando sozinho pros bastidores, quietinho na cadeira de rodas, sem ninguém ajudar.

Livro relembra trajetória de "atores de um filme só"
Ivan Padilla - Folha de São Paulo

Você sabia que Margot Kidder, a namorada do Super-Homem, foi encontrada perambulando pelas ruas de Los Angeles, com a roupa rasgada e o cabelo cortado a navalha, num ataque histérico? Que Mark Hamill, o legendário Luke Skywalker, virou dublador de personagens de desenhos animados e de jogos de computador? E que Chuck Norris anuncia tábuas para fazer exercícios abdominais em anúncios na televisão?

Essas e outras trajetórias efêmeras são narradas no livro "Desaparecidos em Combate - Onde Estão as Estrelas do Novo Hollywood?", do jornalista espanhol Miguel Ángel Prieto, 33, lançado em maio. "A idéia surgiu em conversas de mesa de bar com amigos. De tanto falar sobre filmes e séries antigos, surgiu a curiosidade de saber o destino desses atores", contou à Folha, de Madri.

De acordo com Prieto, a obra foi concebida para os leitores que nasceram entre o maio francês de 68 e a primeira crise do petróleo, em 73. A atual geração de trintões vibrou com os primeiros grandes filmes de efeitos especiais, como "Guerra nas Estrelas" e "E.T.". Acompanhou séries clássicas, como "As Panteras", e se emocionou com comédias românticas, como "Clube dos Cinco" e "A Garota de Rosa-Choque".

De uma lista inicial de mais de 300 nomes, Prieto selecionou 118 atores. Uma vez definidos os personagens, o autor iniciou uma minuciosa pesquisa na internet e em enciclopédias de cinema. O resultado é um apanhado de histórias de fracassos. Algumas, como a da eterna Lois Lane do homem de aço, são trágicas. A maioria, no entanto, retrata apenas a decadência de quem não soube aproveitar os momentos de glória.

Mickey Rourke, o tipo durão de "O Selvagem da Motocicleta", caiu no ostracismo depois de cirurgias malfeitas, declarações contra o mercantilismo de Hollywood e elogios públicos ao grupo terrorista IRA. Entre 1991 e 1995, tentou a carreira de boxeador. Em 1999, abandonou a gravação do filme "Luck of the Draw" porque os produtores não quiseram incluir seu cachorro chihuahua nas cenas. Nos últimos tempos, participou de clipe de Enrique Iglesias.

Kelly LeBrock arrebatou corações na comédia "A Dama de Vermelho" (84). Na seqüência, participou de filmes menores e teve três filhos com Steven Seagal. Após uma separação tumultuada, virou freqüentadora de "talk shows", nos quais fala sobre a nova mania, a medicina alternativa.

A série "Magnum" durou oito anos e transformou Tom Selleck numa celebridade. A decadência teve início quando a rede CBS o impediu de interpretar Indiana Jones. Em meio a projetos fracassados, obteve algum êxito com "Três Solteirões e um Bebê". Tornou-se porta-voz oficial do conservadorismo americano em Hollywood e é apontado como o sucessor de Charlton Heston na Associação Nacional do Rifle.

Cybill Shepherd nunca mais saboreou a fama alcançada no seriado "A Gata e o Rato". Depois de atuar em seguidos fracassos de bilheteria, protagonizou "Cybill", seriado em que se autoparodiava no papel de uma atriz quarentona. Em 2000, começou a apresentar um "talk show", mas foi substituída. E tem carreira de cantora.

Por que esses atores nunca mais alcançaram o sucesso de outrora? "A explicação está na velha máxima de Hollywood, que diz que um ator vale pelo seu último filme. Alguns atores não souberam escolher bem o próximo papel, não conseguiram absorver o fracasso e continuaram vivendo no castelo mágico da ilusão", afirma Prieto.

"Apesar dos fracassos narrados, o livro é uma homenagem aos atores, que, ainda que não viraram mitos do cinema, marcaram uma geração", afirma Prieto

Leia abaixo alguns dos personagens que fazem parte do livro "Desaparecidos em Combate - Onde Estão as Estrelas do Novo Hollywood?".

  • Bo Derek - Depois de "Mulher Nota Dez", montou uma produtora com o marido, John Derek, que a dirigiu em filmes pouco rentáveis. E lançou uma linha de produtos para higiene de animais.

  • Ralph Macchio - Atualmente com 42 anos de idade, o Karatê Kid nunca mais conseguiu se livrar da imagem de adolescente. Depois do relativo êxito de "Meu Primo Vinny" (92), passou a dirigir curtas-metragens e a atuar no teatro.

  • Molly Ringwald - O êxito de "A Garota de Rosa-Choque" e "Clube dos Cinco" originou um movimento de jovens chamadas "As Ringlets" e levou Molly à capa da revista "Time". Após decisões equivocadas, como recusar o papel de Julia Roberts em "Uma Linda Mulher", foi à Broadway.

  • Patrick Swayze - O canastrão de "Dirty Dancing" e "Ghost" colecionou uma série de fracassos até quebrar as duas pernas ao cair do cavalo, literalmente, na rodagem de "Cartas de um Assassino" (97).

  • 29.6.04

    ouvindo mais simples, de zizi possi.
    o cd que eu levaria para uma ilha deserta, com certeza.
    ele é a trilha sonora de uma época muito feliz da minha vida. uma época de desafios, de amizade, de conversas noite a dentro, de planos para o futuro e de um luminoso philips iluminando a sala.

    e um dos versos mais felizes da música em qualquer língua: "se meu mundo cair, eu que aprenda a levitar..."

    Se Meu Mundo cair

    - José Miguel Wisnick

    Se meu mundo cair, então
    Caia devagar
    Não que eu queira assistir sem saber evitar
    Cai por cima de mim
    Quem vai se machucar
    Ou surfar sobre a dor até o fim
    Cola em mim até ouvir
    Coração no coração
    O umbigo tem frio e arrepio de sentir
    O que fica pra trás
    Até perder o chão
    Ter o mundo na mão
    Sem ter mais onde se segurar
    Se meu mundo cair
    Eu que aprenda a levitar


    Mais Simples

    - José Miguel Wisnik

    É sobre-humano amar
    'cê sabe muito bem
    É sobre-humano amar, sentir,
    Doer, gozar
    Ser feliz
    Vê quem sou eu quem te diz
    Não fique triste assim
    É soberano e está em ti querer até
    Muito mais
    A vida leva e traz
    A vida faz e refaz
    Será que quer achar
    Sua expressão mais simples?
    Mas deixa tudo e me chama
    Eu gosto de te ter
    Como se já não fosse a coisa mais humana
    Esquecer
    É sobre-humano viver
    E como não seria
    Sinto que fiz esta canção em parceria
    Com você
    A vida leva e traz
    A vida faz e refaz
    Será que quer achar
    Sua expressão mais simples?


    Melodia Sentimental

    - Heitor Villa-Lobos/Dora Vasconcelos

    Acorda, vem ver a lua
    Que dorme na noite escura
    Que surge tão bela e branca
    Derramando doçura
    Clara chama silente
    Ardendo meu sonhar

    As asas da noite que surgem
    E correm o espaço profundo
    Oh, doce amada, desperta
    Vem dar teu calor ao luar

    Quisera saber-te minha
    Na hora serena e calma
    A sombra confia ao vento
    O limite da espera
    Quando dentro da noite
    Reclama o teu amor

    Acorda, vem olhar a lua
    Que dorme na noite escura
    Querida, és linda e meiga
    Sentir meu amor e sonhar

    O cartunista Ziraldo, 71 anos, foi submetido a um cateterismo para a desobstrução de uma artéria. A cirurgia foi domingo, no Hospital Santa Cruz, em Curitiba (PR). Seu estado de saúde é bom e ele foi transferido em uma UTI móvel para o Hospital Pró-Cardíaco, no Rio.


    um beijo, ziraldo menino, um dos amores da minha vida. fique bom logo!

    28.6.04

    pronto. o bicho começou a pegar de verdade em 24 horas e eu estou com agonia de ver a série. assisto, saio do quarto, assisto, vou na cozinha, assisto, venho pro micro...

    para vocês verem: morei alguns anos em surubim e ontem, vendo o fantástico, vi que a terra da vaquejada agora é a terra do heavy-metal.

    e o tuca, um dos meninos da hanagorik (meninos? uns barbados, isso sim) estudou no meu colégio e tocava numa banda chamada ice kiss. claro que isso é história praticamente medieval.

    ;)


    27.6.04

    gente nova chegando.

    duas sobrinhas-tortas (sobrinhas de amigas minhas, mas que eu vi pequenas) estão esperando neném. em outubro chega a júlia e em dezembro é vitória que vai nascer.
    morrendo de vontade de dar beijocas nelas. de mimar, fazer cuti-cuti e sentir as nenéns mexerem. saúde para as minhas quatro meninas: as duas mães e as duas bebezinhas.

    hoje é aniversário de uma paixão da adolescência. depois dele, nenhum 27 de junho vai passar em branco.
    parabéns, binho. a menina de 16 anos que ainda vive dentro de mim te manda todo amor desse mundo e aquele beijo que nunca aconteceu.

    26.6.04

    para quem também assiste gilmore girls, a minha opinião sobre o episódio desta semana:

    oh, rory! :/

    mas que finalzinho xoxo esse de celebridade. pfff.

    25.6.04

    depois que eu postei aquela foto de papai aqui no blog, fico olhando para ela e fico não olhando para ela.
    é estranho.
    eu sinto que páro um instante e racionalizo: é meu pai.
    a identificação é automática, mas tem um pequeníssimo delay.
    é meu pai, sim, a foto é na minha festa de 15 anos, há mais de 15 anos.
    só que cedo ele se dividiu em dois. e se eu postasse aqui uma foto dele doente, eu ainda demoraria esse microssegundo para reconhecer: é meu pai.

    de alguma maneira, ele deixou de ser aquele rosto. aquele homem que me olha todo derretido. mas a essência dele, uau. essa não vai se perder de mim nunca.

    seguindo o blog Ornitorrinco,


    you are lavender
    #E6E6FA

    Your dominant hue is blue, making you a good friend who people love and trust. You're good in social situations and want to fit in. Just be careful not to compromise who you are to make them happy.

    Your saturation level is very low - you have better things to do than jump headfirst into every little project. You make sure your actions are going to really accomplish something before you start because you hate wasting energy making everyone else think you're working.

    Your outlook on life is bright. You see good things in situations where others may not be able to, and it frustrates you to see them get down on everything.
    the spacefem.com html color quiz

    meu vizinho baterista arrumou uma banda e estão assassinando a pobre sweet child o´mine.

    23.6.04

    e hoje é dia de festa. são joão, que saudade. quem brincar, brinque por mim, aqui no ridijaneiro não tem disso.

    e hoje também é dia de festa pq é o aniversário da meg (escapou por pouco de se chamar joana, hein, moça?) e ontem foi o aniversário de serginho. junho é um mês feliz.

    roubando notícias do uol... ;)

    Saudade "é a 7ª palavra mais difícil de traduzir"
    da BBC, em Londres

    Uma lista compilada por uma empresa britânica com as opiniões de mil tradutores profissionais coloca a palavra "saudade", em português, como a sétima mais difícil do mundo para se traduzir.

    A relação da empresa Today Translations é encabeçada por uma palavra do idioma africano Tshiluba, falando no sudoeste da República Democrática do Congo: "ilunga".

    "Ilunga" significa "uma pessoa que está disposta a perdoar quaisquer maus-tratos pela primeira vez, a tolerar o mesmo pela segunda vez, mas nunca pela terceira vez".

    Em segundo lugar ficou a palavra "shlimazi", em ídiche (língua germânica falada por judeus, especialmente na Europa central e oriental), que significa "uma pessoa cronicamente azarada"; e em terceiro, "radioukacz", em polonês, que significa "uma pessoa que trabalhou como telegrafista para os movimentos de resistência ao domínio soviético nos países da antiga Cortina de Ferro".

    Contexto cultural

    Segundo a diretora da Today Translations, Jurga Ziliskiene, embora as definições acima sejam aparentemente precisas, o problema para o tradutor é refletir, com outras palavras, as referências à cultura local que os vocábulos originais carregam.

    "Provavelmente você pode olhar no dicionário e [...] encontrar o significado", disse. "Mas, mais importante que isso, são as experiências culturais [...] e a ênfase cultural das palavras."

    Veja a lista completa das dez palavras consideradas de mais difícil tradução:

    1. "Ilunga" (tshiluba) - uma pessoa que está disposta a perdoar quaisquer maus-tratos pela primeira vez, a tolerar o mesmo pela segunda vez, mas nunca pela terceira vez.*

    2. "Shlimazl" (ídiche) - uma pessoa cronicamente azarada.

    3. "Radioukacz" (polonês) - pessoa que trabalhou como telegrafista para os movimentos de resistência o domínio soviético nos países da antiga Cortina de Ferro.

    4. "Naa" (japonês) - palavra usada apenas em uma região do país para enfatizar declarações ou concordar com alguém.

    5. "Altahmam" (árabe) - um tipo de tristeza profunda.

    6. "Gezellig" (holandês) - aconchegante.

    7. Saudade (português)

    8. "Selathirupavar" (tâmil, língua falada no sul da Índia) - palavra usada para definir um certo tipo de ausência não-autorizada frente a deveres.

    9. "Pochemuchka" (russo) - uma pessoa que faz perguntas demais.

    10. "Klloshar" (albanês) - perdedor.


    * eu sou ilunga e não sabia.

    21.6.04



    para quem queria conhecê-lo, este é meu pai. Não é liiiiindo?

    hoje é o aniversário do meu pai.
    ele faria setenta e tantos. ora, não digo a idade certa pq ele era vaidoso. não ia querer que o povo soubesse :)
    parabéns, painho. um beijo bem grande e o meu amor a vida toda e mais cem anos.

    20.6.04

    cena carioca.

    amado marido me contou que pegou um táxi e tava tocando martinho da vida cantando "é devagar, devagarinho" em francês.
    em francês, ulalá.
    era um cd dos maiores sucessos do martinho - ele ainda ouviu o comecinho de "já tive mulheres"
    chose de loque.

    19.6.04

    dia de brincar de changing rooms. mudamos móveis de lugar e finalmente começamos a pendurar os quadros. a casa mudou de cara! o bom disso é trabalhar rindo da gente mesmo. o quadro do elvis quebrou, demos um jeito, trocamos com a moldura de outro quadro que eu não gosto, me dava pesadelos. mas a moldura é maior. o passe-partout não cabia. arruma-se no meio de piadas. afinal, é errando que se aprende.

    e começamos o dia ganhando um forno de microondas de presente! :) dona heliette, tia do amado marido, soube do estado terminado ;) do nosso forninho e adiantou o presente de aniversário dele (que é em agosto).

    comemoração? pipoca de microonda pro jantar!!!

    e, por nada não, viram o jogo da holanda e república tcheca? até perdoei a eurocopa por ter me roubado o marido. um dos melhores jogos de bola que eu já vi!

    chico buarque. o único que une três gerações da minha família - minha mãe, eu e minha sobrinha - num só suspiro de admiração e, por que não dizer, desejo.

    18.6.04

    amado sogro me deu quilos de maçã. eu fico olhando para elas, elas ficam olhando para mim.

    alguém me dá receitas fáceis com maçãs, please?

    fiquei pas-sa-da assistindo o sp fashion week no gnt. tava zapeando, uma roupa me chamou a atenção, fiquei lá.
    o que era o desfile do jum nakao com as roupas de papel? deus do céu! coisa mais linda! tudo rendadinho, recortado, suave, impossível de tão leve. e as modelos com aquele cabelinho-playmobil. e no final rasgaram tudo. e eu babando.

    olha os vestidos. fico imaginando no trabalho que deu para fazer. em como foi difícil evitar que se rasgassem quando as modelos vestiram. na estrutura que permitiu que ficassem armados e não aquela coisa folclórica de "desfile de fantasias de papel crepom".

    ousado, criativo, suave, poético, lindo. jum nakao, tou apaixonada.













    17.6.04

    minha vida é um conto de fadas.

    a lilith me lê há tempos, tanto aqui quanto no blog do meu pai. e olha o presente que ela escreveu para mim.
    eu tou de perna bamba até agora. parece que ela me conhece desde sempre.
    obrigada, amiga. com o coração na mão, como uma margarida, obrigada.

    Era uma vez...
    Num reino muito distante e há muitos, muitos séculos atrás, uma princesa casou com seu príncipe encantado e virou rainha. Teve duas filhas e, depois de um longo e nebuloso inverno nasceu uma princesinha. E Ela era muito, muito diferente das duas filhas da rainha. Era branquinha como a neve, era rechonchuda e gostosinha de se cheirar e afagar; seus olhos brilhavam como duas estrelinhas. Por isso, chamaram aquela filhinha de estrela...
    Ela iluminava a vida no castelo...
    Mas veio uma bruxa ruim,(nem todas as bruxas se comprazem em ver a dor dos outros) e rogou pragas horríveis contra o belo rei, à meiga rainha, e às suas três filhas.
    Ninguém daquele reino se entenderia mais... Quando um falasse cachorro, o outro entenderia gato... Assim, o reino foi dividido, ninguém mais se comunicava, aquilo que se falava era de mil formas interpretado, todas equivocadas...
    E o reino virou um caos...
    Até que um dia, o feitiço foi quebrado. Chegou um mago (que na veradde era um puto psicanalista), que abriu um dicionário mágico, e as palavras começaram a ganhar vida, traduzindo os verdadeiros desejos, intenções e sentimentos de quem as pronunciavam. Todos começaram de repente, a se entender, se comunicar. e puderam perceber, que se amavam demais, que todas as confusões armadas era
    porque não se faziam entender, porque nem sempre a palavra traduz o que vai dentro do coração, às vezes, ela quer dizer o contrário. A partir daquele dia, os magos ou psicanalistas foram dispensados, e todos se olharam com mais compreensão, porque com amor, eles já se viam há tempos.
    Claro que a malvada bruxa ficou emputecida! mas, diga: Quem aguenta quando as verdadeiras intençoes são reveladas? A gente fala "vai plantar batatas!" E o outro saca logo: "Tá com ciúmes..." E dá boas gargalhadas...
    Assim, naquele reino, depois de muito tempo, o rei, a rainha e as princesinhas, especialmente a estrelinha caçula, passaram a viver felizes e a entender que as palavras, embora poderosas, às vezes mentem...


    só eu para ver e não comprar. vi num camelô um lp de johnny losada. o menudo que saiu para robby entrar no grupo. eu olhei aquele cabelón com a faixa típica de 1984, o nome escrito em vermelho. aquele close que mostra todos os cravos do nariz. e dei uma risada.

    não comprei. e não me arrependo. mas me valeu uma viagem-relâmpago no túnel do tempo.

    mudei meu título de eleitor para a tijuca, vocês sabem. pois o tre do humaitá me achou. e mandou um aerograma mal-educadíssimo pro largo dos leões me ameaçando se eu não for lá com título e cpf dizer sim-sinhô pro juiz.

    eu já fui mesária e nem reclamei tanto. mas eu mudei meu título, povo. amanhã vou lá ver se desenrolo. pelo menos a pessoa que me atendeu foi um doce e disse que eles não querem complicar nada para o eleitor.

    tão tá.

    ouvindo e dando vexame

    Leonard Cohen, Hallelujah

    Now I've heard there was a secret chord
    That David played, and it pleased the Lord
    But you don't really care for music, do you?
    It goes like this
    The fourth, the fifth
    The minor fall, the major lift
    The baffled king composing Hallelujah

    Hallelujah, Hallelujah
    Hallelujah, Hallelujah

    Your faith was strong but you needed proof
    You saw her bathing on the roof
    Her beauty and the moonlight overthrew you
    She tied you to a kitchen chair
    She broke your throne, she cut your hair
    And from your lips she drew the Hallelujah

    Hallelujah, Hallelujah
    Hallelujah, Hallelujah

    Baby, I've been here before.
    I know this room, I've walked this floor.
    I used to live alone before I knew you.
    I've seen your flag on the marble arch
    Love is not a victory march,
    It's a cold and it's a broken Hallelujah.

    Hallelujah, Hallelujah
    Hallelujah, Hallelujah

    There was a time you let me know
    What's really going on below,
    But now you never show it to me, do you?
    And remember, when I moved in you,
    The holy dove was moving too,
    And every breath we drew was Hallelujah.

    Hallelujah, Hallelujah
    Hallelujah, Hallelujah

    Maybe there's a God above,
    And all I've ever learn from love
    Is how to shoot at someone who outdrew you.
    It's not a cry you can hear tonight,
    It's not somebody who´s seen the light
    It's a cold and it's a broken Hallelujah.

    Hallelujah, Hallelujah
    Hallelujah, Hallelujah

    16.6.04

    feliz aniversário, mestre ariano suassuna!

    como alguém se chama, a sério, de Sofia Laura?
    sou mais Princesa Consuela, o novo nome da Phoebe.

    e o sol aparece na cidade maravilhosa fazendo a minha alergia dar pulinhos de felicidade. terra de tempo mais instável que meu humor. e amado marido suspira pela neve no sul.

    e vai ter gp de motovelocidade no rio. piu-piu-piu-piu! sou fã de valentino rossi, o pintinho. o doutor. o anjo. o doidinho mais lindo da itália. piu-piu-piu-piu!

    muriel toma sol na janela. tá quarando para ficar mais branca! tentei tirar foto mas incandeou. :)

    15.6.04

    a passagem da tocha olímpica serviu para provar que xuxa não tá grávida.
    que médico deixaria uma mulher grávida subir correndo uma escadaria? tá, correndo devagar, mas ainda assim.

    hoje eu fui o assunto do curso. tudo pq passei mal. é, fiquei com falta de ar, fiz minha inalação do symbicort e pronto: saí do ar. tentar assistir uma aula de photoshop com symbicort nos brônquios é tortura digna de soldado americano.
    e na saída o povo me achando estranha. falta de ar, gente. alergia. e ainda tive que encarar o metrô e ir na casa do sogro pegar encomenda para amado marido (nem precisava ser naquele momento, mas eu queria descansar um pouquinho, até andar na rua tava me deixando sem forças) até poder me largar na cama e entrar em estado de animação suspensa até agora há pouco, quando fui colocar a roupa na máquina de lavar.
    perpétua não vem amanhã, tá em minas vendo a família.

    e enquanto o tempo não firmar eu não saro. acho que só quando entrar setembro eu vou poder fazer as minhas aulinhas de natação e mandar essa alergia pro ralo.

    eu amo meus gatos. isso todo mundo já sabe. mas tem uma época que me dá vontade de torcer seus pescocinhos: é quando a muriel entra no cio. é correria, unhéu e runhéu o dia todo, é atum mordendo ela, é muriel remexendo para lá e para cá, parecendo uma gata à milanesa, enfim, um pé no juízo.
    "castra ela", vocês vão dizer. mas queremos filhotes! e para ter filhotes em casa é preciso passar pela zoeira que é uma gata no cio e um gato marcando território com xixi.

    ai, até que enfim o raio da tocha olímpica foi embora, não suportava mais ser soterrada pelas reportagens sobre o assunto.

    desculpa, gil, mas foi MUITO chato.

    seguindo essa linha de raciocínio, se eu assistir mais uma entrevista com alguém do filme Cazuza, eu pego abuso e não vejo, não vejo e não vejo.

    há um limite entre informação e saturação.

    13.6.04

    DOLLS NO TELECINE EMOTION HOJE ÀS 10 DA NOITE!


    depois não venham fazer bico dizendo que eu não avisei.

    11.6.04

    alguém sabe o que é uma escola logosófica? tem uma perto do metrô de botafogo e eu tou com preguiça de procurar no dicionário.

    A MALDIÇÃO DA LETRA R!!!

    Não sei se vocês notaram... mas os três últimos famosos mortos tinham o nome começando com R!
    Ray Charles
    Reagan
    Rosinha de Valença


    eu se fosse Roberto Carlos ou Ricky Martin botava minhas barbas de molho!

    no fotolog, telinha em versão são joão. a matutinha mais linda do mundo. modéstia à parte.

    desde cedo ouvindo meu cd de mp3 juninas.

    luiz gonzaga, que delícia. alceu, cordel do fogo encantado e chico science, mestre ambrósio(tá, não é junino, mas é regional), dominguinhos, banda de pau e corda, quinteto armorial, quinteto violado e, admito, mastruz com leite que apesar de ser forró de terceira, fez um cd de são joão muito goxtosinho, e também tem uma música que eu aaaamo, que é a flor de mamulengo.

    daqui a pouco vou dançar forró com a vassoura. amado marido, nem pensar. ele não suporta forró.

    10.6.04

    o filho da lucinha


    eu sei que não devia falar de Cazuza, o tempo não pára, sem ver o filme. mas há um ar chapa-branca que tá me irritando.

    olha o anúncio que saiu hoje na folha de são paulo. marieta severo, daniel nãoseioquê, reginaldo faria. lucinha, cazuza, o pai de cazuza.

    conheço pouco o cazuza. devo ser a antítese dele. mas até pelas diferenças, sempre ouvi suas músicas, sempre berrei o blues da piedade nas horas de tristeza.´sempre quis que alguém me chamasse de minha flor, meu bebê.

    vivi os anos 80. vi o barão nascer, vi cazuza decolar sozinho, fui no último show dele em Recife, magrinho, de branco.

    e por esse quase nada que eu sei dele, eu tenho uma certeza: um filme apresentando o cazuza como o filho da lucinha é muito, muito pouco diante do cara que o cazuza foi.

    tudo bem que a lucinha se imponha e se realize como a mãe dele. ela é uma mulher admirável. o trabalho na fundação viva cazuza tá aí para provar isso. mas para um homem polêmico e forte e múltiplo como foi o cazuza ser apresentado no filme sob a ótica materna é muito, muito pouco. mas agora ele voltou como que à infância. ele pertence aos pais. sua imagem, suas músicas, sua história. agora cazuza está domado por sua família. e isso dói em quem é fã.

    se eu chegar a ver cazuza, o tempo não pára, eu falo mais.

    Ê, feriado, feriadão, sol e coisa e tal.
    pros outros. amado marido foi prá senzala trabaiá.
    ô vida de isaura, meu pai.

    8.6.04

    Nas palavras do Smurf poeta, em sua ode ao sol

    "Sol, ó Sol, tão grande e tão quentinho..."

    abri a janela para fazer fotossíntese. tava frio para dedéu hoje cedo. saí pro curso e o termômetro marcava 17 graus.

    para uma pernambucana de catende isso é quase neve.


    "vou danado prá catende,
    vou danado prá catende
    com vontade de chegar!"


    (grandescoisa, telinha. tu só nasceu lá.)

    um dos meus vizinhos deve estar com dor-de-cotovelo, pois está ouvindo roberto carlos desde cedo.
    e, pela primeira vez na vida, prestei atenção na letra de detalhes.

    gente, roberto carlos tá rogando uma praga mesopotâmica na mulher! ela não vai mais poder nem andar na rua, pois se passar um carro com motor véio, vai lembrar dele. se aparecer um cabeludo, vai lembrar dele. se ouvir alguém falando português errado, vai lembrar dele. transar, então, nem pensar (desesperada, você tenta até o fim, e até nesse momento você vai lembrar de mim).

    roberto carlos consegue ser pior do que o sting-psicótico de everybreath you take! ele quer fazer uma lavagem cerebral na mulher para ela passar o resto da vida lembrando dele nas horas mais impróprias!

    tenha medo! tenha muito medo do viúvo da maria rita!

    6.6.04

    às vezes a gente toma uma decisão sabendo que é a mais certa. Mesmo assim é tão difícil ficar o tempo todo lembrando que não é para voltar atrás...

    e não, isso não tem nada a ver com o amado marido e eu nunca fumei na vida. e nem vou fumar. eu vi o que o cigarro fez com meu pai.

    então eu tinha uma palma de banana amadurecendo e nenhum macaco.
    liguei para minha mãe pedindo a receita do doce de banana de rodinha. e olha! fazer dona helena dar quantidades exatas é difícil. muito. porque ela é da escola de cozinheiras que diz "água o suficiente e açúcar, mas não muito. deixa dar o ponto que tá bom"
    mas quanta água, mãe? para doze bananas quanto açúcar? uma xícara? duas? fogo alto ou baixo?

    e o doce ficou hooooras cozinhando. a banana esbagaçou. a cor não está perfeita, mas o cheiro está bom.
    quando esfriar eu me arrisco.

    e tudo por um "doce besta", nas palavras dela. tá, mãe, "é fácil quando se sabe!"

    Oscar, o jogador de basquete, foi dar uma palestra motivacional lá no trabalho de Amado Marido. Amigos de amado marido foram assistir e voltaram espantados: como Oscar é boca suja! Palavrão para ele é vírgula!
    E o momento histórico da palestra foi quando ele, para elevar o moral da empresa, começou a xingar as concorrentes. "Todo mundo gritando: Concorrente, vá tomar no * !!!"
    E nisso tinha gerente, diretor, o escambau.

    Lugulina das Medalhas, querida, tento abrir seu blog mas não consigo. na janelinha dos comments não aparece o endereço dele, e pelo nome não consigo achar no google. please, no próximo comentário deixe a url, tá?

    dia de faxina no blog.
    tirei da parede do quarto gente que fechou o blog e foi-se embora.


    :/


    mas é preciso, né?

    5.6.04

    olha eu!

    hoje eu não durmo.

    só faltava essa. estou com febre.

    é irritante o comercial da embratel com ana paula arósio e a mini-me dela. irritante ao nível herodes da coisa. e a criança tá maquiada, oumaigód.

    me digam com sinceridade: quem estava com saudade de ver a giuliana chorando pelo matteo a novela inteira, ao som de agnaldo rayol gritando o tema de terra nostra?

    4.6.04

    um minuto de silêncio pelo microondas que acaba de bater as botas.



    lutou bravamente por mais de dez anos e agora descansa em paz. ou até a gente decidir se vale a pena consertar ou é mais negócio comprar um novo.

    bom dia, crianças!

    estou melhor!!!
    ainda há probleminhas, mas é mais chateação do que doença. a hipótese do médico de que era, realmente, uma reação virótica à mudança de tempo mais à reforma do apartamento em frente se confirmou. tratamos os sintomas e com uma semana a situação se resolveu.

    vou continuar o tratamento, claro, e em breve vou voltar à fisioterapia respiratória para melhorar minha capacidade pulmonar. mas já estou satisfeita da vida.

    3.6.04

    junho me deixa com banzo.



    Ladies and Gentlemen, Miss Cordelia Chase!!!
    Foto do centésimo episódio de Angel. Olha o cabelo dela, adorei.

    Marina W disse, eu repito.

    "Os pró Bush: Arnold S., Bruce Willis, Charlton Heston, Mel Gibson, Robert Duvall, Ricky Martin e Sylvester Stallone."

    Ela não esperava o Bruce Willis na lista e eu vou queimar meus discos do Menudo em protesto.

    Porra, Ricky, que bola fora!

    bom dia, crianças.
    estou no curso, vim me arrastando. tou um caco. fui ontem ao doutor, mudei a medicação e até sexta-feira vamos ver como é que as coisas evoluem.

    2.6.04

    só o vício absoluto explica o fato de ontem eu ter me segurado acordada para ver, além do casamento da phoebe, o episódio de angel.

    ei, se você gosta e não viu, pare por aqui que eu vou comentar tudin.

    a cordélia acorda! acorda mais bitchy do que nunca, em duas falas botou tudo em ordem com a eve (boa, tava demorando alguém botar a peste no lugar dela) e trouxe de volta o antigo espírito de angel investigations.

    e o cabelo dela tava lindo, quero o meu igual.

    e teve uma luta básica contra outro apocalipse básico e eu não agüento mais o mundo girando em torno do umbigo do angel-vampiro-com-alma e o retorno de um velho inimigo derrotado numa luta tigre-dragão-matrix-xexelenta.

    só que no fim ela morre. ela não tinha acordado, afinal. puf. quando o povo não renova o contrato, matam bem matado o personagem.

    e angel fez aquela cara de cachorrinho na chuva de novo.

    bom dia, crianças.

    estou melhor, mas ainda não estou inteira. tossindo muito, nariz entupido, sensação de "cadê o caminhão que me atropelou?"
    vou hoje de novo ao médico e, fazendo das tripas coração, preciso ir no banco. as contas não tão nem aí se eu estou doente e amado marido tá no trabalho.

    brigada pelo carinho. ai, tou um caco.