98 Telinha e seus gatinhos: 01/01/2002 - 02/01/2002

no dia que eu me zangar
mato voce de carinho

Ze´ Limeira

31.1.02

a raiva que eu tenho é que, quando finalmente existe uma mulher com condições de ser uma candidata a presidente da república, tinha que ser justo esse tipo de gente...



me poupe!
vou lançar a campanha "mulher de verdade não vota na roseana".

veio moça aqui medir as janelas para colocar rede de proteção. por causa da desajuizada muriel, todas as janelas estão fechadas, e os ventiladores não tão dando conta.
foi bem mais barato do q eu pensei que ia ser. 3 janelas, 150 reau.

a pergunta que não quer calar é: rede branca ou preta?

rio de janeiro, inferno na terra.

dez minutos na rua, vinte embaixo do chuveiro.

ai, minha mãe, minha mãe
aaai, minha mãe, minha mãaae
ai, minha mãe, minha mã-ãe
é a mulher do meu pai

cante isso em ritmo de valsinha e irrite quem estiver perto.



seguindo os passos de Marina W

30.1.02

Fiz o teste e descobri que personagem eu sou em Alice no País das Maravilhas



The Cheshire Cat
You're a neutral, middle of the road kind of cat, but in the end you have a definite preference for good. You can be fickle and self-pleasing, but don't mind helping when it isn't too inconvenient. So polish those claws and make your mark in Wonderland.

gostei!

unanimidade aqui em casa: ela é muito lindinha!!!!!!

ih, olha só...

O melhor suspense de King

Stephen King vai aposentar a pena. O rei do terror anunciou que os cinco livros que está escrevendo atualmente serão os derradeiros de sua prolífica carreira. Segundo King, ele já percebe que a cada novo romance está pura e simplesmente reciclando temas de obras passadas, e não quer passar o resto da vida fazendo isso. O escritor disse também que teme acabar como Harold Robbins , que sofreu um derrame de tanto trabalhar e terminou seus dias no esquecimento. “Decidi deixar o jogo quando estou com a bola na mão, em vez de esperar que a bola me abandone”, disse.
O Globo

cacilda!!!!!!

Táxi é arremessado durante decolagem de avião

RIO - Um taxista desobedeceu à sinalização na Avenida Sílvio de Noronha e atravessou a pista durante a decolagem de uma aeronave do Aeroporto Santos Dumont. Com o deslocamento de ar, o carro foi lançado para Baía de Guanabara, e o motorista jogado contra as pedras. Segundo o aeroporto, o taxista desobedeceu a sinalização sonora, as placas e o vigilante da Infraero.
O motorista foi identificado como Antônio Almeida Macedo, de 60 anos. Ele foi socorrido por bombeiros e está recebendo os primeiros-socorros no Hospital Souza Aguiar. O estado de saúde dele é grave.

O Globo

eu também tenho teste!
clique aqui e vamos ver se você me conhece de verdade...

ai meu pai, ai meu pai, por favor,
perdoai o nosso amor de langor e luxúria...

putz. nunca pensei que um dia teria que ser vigia de donzelice de gata.

Muriel tá para entrar no cio, com isso o Atum surtou e hoje peguei os dois no flagra duas vezes! Tive que botar moral, tive que separar!

E o pior é que não dá para deixar os dois se divertirem por enquanto, pois Muriel ainda é muito pequena e se ficar prenha pode morrer no parto ou ter filhotes muito fraquinhos. Tá difícil administrar a situação, pq eles não querem ficar longe longe um do outro, e se estão juntos tome hormônio a funcionar... Então eu preciso estar sempre com ela debaixo das minhas vistas e fico me sentindo o próprio tio Abdul...

ando querendo uma declaração de amor com mil margaridas, que nem naquele comercial da série gilmore girls.

leu direitinho, fred? hmmmmm??



gente, parece o atum!
a pintora é a Leila Zotz

duas palavras lindas: frente fria

no calor homérico deste rio de janeiro, ontem eu e fred discutimos a possibilidade de uma mudança para petrópolis.

definitivamente, eu sou uma pessoa randômica.

Olha o que eu peguei lá no Joanar

Todo mundo sabe da minha aversão absoluta à novela O Clone. Acho tudo muito ruim, das paisagens do Marrocos, que são as mesmas desde o primeiro capítulo, às caras do Murilo Benício, que também são as mesmas desde o primeiro capítulo. Também detesto aquele negócio de tudo ser haram (pecado) para os muçulmanos. E a saudação deles? Quando recebem visita sempre dizem "você enche minha casa de luz e alegria", pode ser o maior vilão da novela.
Mas atualmente eu estou direcionando a minha raiva para um só personagem: Said. Todas as vezes que vi esta novela (o suficiente para odiá-la, repito), ele estava sempre correndo atrás da Jade (Giovanna Antonelli), que não quer saber do casamento e corre atrás do Lucas. Então, ele teve uma idéia genial para conquistar a mulher: dar em cima da esposa do amante dela, a Maysa, uma vagaba das piores. Obviamente não deu certo e ele resolveu arranjar uma segunda mulher (errar é humano, mas insistir no erro...), outra mala, a Nívea Stelmann. E a Jade continua andando pro muçulmano...
Todas essas bolas fora me fizeram tomar raiva do personagem. Para externar esse sentimento, fiz o "Funk do Said". Já combinei com um amigo funkeiro que vai gravar a música, uma amiga minha vai acompanhá-lo fazendo demonstrações de dança do ventre durante as apresentações e eu vou capitalizar em cima disso. Claro que, para se tornar um autêntico funk, tive que colocar alguns erros de português e uns palavrões, mas nada que comprometa a fama de "blog de família" do Joanar. Quem não gostar do gênero funk, não tem problema, pode colocar qualquer ritmo na letra que está valendo.

FUNK DO SAID
(By Joana Ribeiro)

É haram, É haram (refrão)

Você enche minha casa
de luz e alegria
Vou mostrar para você
como se monta uma família!!!!

É haram, É haram (refrão)

Primeiro come a Antonelli
que também dá pro Benício
Daí tú pega a Nivea Stellmann
Isso é um baixo meretrício!!!!!

É haram, É haram (refrão)

Sua pele vai arder
no mármore do inferno
e Alah vai te fuder
pra tu deixar de ser palermo!!!!

É haram, É haram (refrão)

Pra piorar seu sofrimento
tua filha é uma mala
está atrás de casamento
vai ser puta, manda bala!!!!

É haram, É haram (refrão)

Só um corno como tú
pra se envolver com a Maysa
então vai tomar no cú
que é disso que tú precisa!!!!

É haram, É haram (refrão)

estou acordando no meio da noite com sede e sentindo as mãos ásperas.
isso já tem um bom tempo... durmo com uma garrafa d´água perto da cama, acho que vou colocar um hidratante junto dela...

e, claro, beber mais líquidos durante o dia.

meus sonhos, de novo. sonhei que eu estava passando uns dias na casa da cássia eller, pq ela tinha sido seqüestrada e eu tava lá para dar um apoio à família (não sei onde estava a maria eugênia) e todo mundo tava preocupado com o chicão.
só que no sonho, como na vida real, a cássia morria... e aí eu dizia para alguém "agora ela tá livre..."

só que eu sonhei que ela morria assassinada pelo seqüestrador... e a gente ouvia o tiro...

preciso parar de ir dormir com a tv ligada... olha o que isso tá fazendo com meus sonhos!

29.1.02

Martha Medeiros, touchè

QUEM VOCÊ PENSA QUE NÃO É?

Alguns pensam que são melhores que os outros, mais importantes e merecedores de certas vantagens. Alguns pensam que estão um degrau acima da humanidade, que por serem filhos de sicrano ou beltrano o mundo lhes deve mais respeito. Quem eles pensam que são, a gente sabe. A questão agora é saber quem eles pensam que não são.

Você, que costuma debochar das fraquezas dos outros, quem pensa que não é? Você pensa que jamais se sentirá diminuído, que nunca lhe alcançarão o ponto fraco, que seus méritos são infinitamente maiores que seus defeitos, que está a salvo de uma decepção? Voce pensa que não é vulnerável, mas tambem é.

Você, que se faz de morto quando lhe pedem atenção, quem pensa que não é? Você pensa que passará pela vida sem jamais precisar de alguém, que não terá um momento sequer de desespero e aflição? Você pensa que não é carente, mas também é.

Você, que elege suas companhias pela aparência e saldo bancário, quem pensa que não é? Você pensa que sempre será o escolhido, que jamais lhe deixarão de fora, que o mundo sempre o selecionará? Você pensa que não é descartável, mas tambem é.

Você, que acha todo mundo careta, quem pensa que não é? Você pensa que o que veste lhe destaca, que seus gostos são de melhor procedência, que ser sentimental é coisa de babaca, que sendo rude impõe algum respeito? Você pensa que não é atrasado, mas tambem é.

Quem você pensa que não é? Pense nisso na hora do carteiraço, na hora do nariz empinado, na hora do discurso. Você pensa que é o tal, mas é apenas tal qual os outros.

lembram do monitor? ainda não voltou do conserto.

é, hoje estou no clima de "recife mandou me chamar..."

Fer Guimarães Rosa você não faz noção de quanto essas fotos me deixaram com inveja!

eu não resisto a uma bobagem... fiz o teste do clone e olha o que deu!



Você é o "O Clone" de quem?


Você é inteligente, generoso e respeita muito as tradições. Dá muita importância aos amigos e familiares e sempre tenta proteger aqueles que estão perto de você. No fundo, no fundo, você sabe que merecia estar em uma novela melhor, mas como emprego hoje em dia não se recusa...


Mas o tio Ali é homem... então, eu devo ser a Nazira, a Latiffa, a Zoraide... A Jade eu sei que não sou... mas topava até ser a Khadija!

expressão pernambucana: quem sabe dizer o que é um amor roxo?????

:)

alguns blocos, troças e agremiações de recife e olinda


O Galo da Madrugada, que sai todo sábado de carnaval, é o maior bloco de carnaval do mundo, com mais de um milão de foliões...

Vassourinhas de Olinda
Elefante de Olinda
Pitombeira dos Quatro Cantos
Bacalhau do Batata
(só sai na quarta feira de cinzas - foi criado por um garçon, o Batata, já falecido, que queria brincar carnaval mas não podia, pq nos dias de folia tinha que trabalhar)
Balança a Rolha
Eu Acho é Pouco
(com a versão infantil Eu Acho é Pouquinho)
Bloco da Saudade
As Virgens do Bairro Novo
(só de homens fantasiados de mulher)

Bloco Arnáquico Armorial Siri na Lata
Bloco Caranguejo no Caçuá
dissidência do Siri na Lata
Bloco Segura a Coisa
Bloco A Turma da Jaqueira Segurando o Talo
Bloco das Ilusões
Flor da Lira
Nem Sempre Lili Toca Flauta
Madeiras do Rosarinho
Enquanto Isso na Sala de Justiça
Troça Leve Minha Cunhada
Troça O Homem da Meia Noite
Tarados da Sé
Troça O Meu Inciso no Teu Artigo
Troça A Turma do Tezão
(de publicitários e jornalistas - o tezão no caso é a régua T, usada nos layouts num tempo antes do computador)

e tem muito mais... isso é só o começo... pq eu tenho pelo carnaval da minha terra uma paixão platônica... suspiro, olho com uma vontade danada de participar, coração aos pulos, mas chegar perto que é bom, naaaaaada!

penitência

paguei meus pecados com juros e correção monetária por umas 3 encarnações: fui nos correios e fiz feira, debaixo desse sol, morrendo de suar...

Anjo da guarda, fiscaliza aí... tá na hora de eu ganhar uma bela recompensa!

peguei no blog do Expe

Balão Mágico

Gente! Gente! Vai sair, pela primeira vez este ano, um bloco em Olinda chamado No Mundo do Balão Mágico. A intenção é resgatar a infância da década de 80, com trajes e músicas da época. Os integrantes desfilarão fantasiados de xuxas, paquitas, desenhos animados e cantarão Trem da Alegria, Balão, Arca de Noé... A saída é no sábado de carnaval, às 11 horas, da rua Henrique Dias, 182, Cidade Alta, Olinda.


Pronto. Mais um bloco que eu gostaria de ir (nunca pulei carnaval em bloco pq sou co-var-de), junto com O Bloco da Saudade (frevos de bloco e frevos canção, com pierrôs, arlequins e colombinas), o do Antonio Nóbrega (armorial, caboclinho e maracatus) e o Enquanto Isso na Sala de Justiça (com todo mundo de super herói)...


e os sagüis da árvore crescem e se multiplicam. deu para ver, de pertinho, uma mamãe com o filhote agarrado nas costas, pegando frutinha na ponta do galho.

muriel gosta muito de observá-los: eles gritam muito e chamam a atenção.

nesse calor infernal a saudade que eu tenho do meu cabelo na cintura (fase red sonja, como diria o julim) é risível.

sonho de consumo: acordar 11 da manhã num dia friinho, sem ter que soltar muriel às 7 da matina e pagar em presunto para ela ficar quietinha.

nem fiquei 10 minutos na festa das gêmeas. calor absurdo, mesmo depois de ficar noitinha, só conhecia a lethycia e o marido dela, o resto do povo do prédio era só oi-oi e não tinha assunto para conversar... parece que para entrar nesse clube eu tenho que dar um bebê de cacife... voltei para casa e esperei fred chegar para a gente fazer uma social, só que, quando ele chegou a festa já tinha acabado. um saco!

mas as meninas adoraram o presente que eu dei.

eu reclamo, mas tenho motivo: ontem o termômetro passou dos 39 graus.

Calor de 39,2 graus iguala recorde do ano

Muito antes de o sol estar a pino, o carioca começou a suar a camisa logo nas primeiras horas da manhã de ontem. Às 7h, alguns termômetros no Centro da cidade já registravam inacreditáveis 40 graus e, na Zona Sul, 30 graus. Ao longo do dia, segundo o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), a máxima oficial foi de 39,2 graus, em Bangu — a mesma de 22 de janeiro, que permanece como recorde do ano e deste verão.
A previsão para hoje é de que as temperaturas continuem altas, com possibilidade de novas pancadas de chuva à tarde. A mínima ontem foi de 23,8 graus, no Alto da Boa Vista.

o globo

A primeira Copa do Mundo sem cerveja


Está decidido.
As cidades japonesas e coreanas onde serão disputados os 64 jogos da copa do mundo 2002 não venderão bebidas alcólicas em restaurantes, bares e lojas.
A polêmica decisão é resultado de uma discussão que vinha ocorrendo desde o ano passado entre as prefeituras dessas cidades e o comércio local. Devido à transmissão para a Ásia dos campeonatos de futebol da Europa, a maioria das lojas preferiu fechar suas portas durante o torneio, abrindo mão dos lucros que teriam no período dos jogos. Tudo isso porque japoneses e coreanos (com ligas nacionais de futebol recém criadas) não estão acostumados com a violência e a indisciplina das torcidas estrangeiras, principalmente dos "hooligans" ingleses.
O órgao oficial de venda de ingressos para o Reino Unido foi acusado por entidades japonesas de descaso na segurança do evento, vendendo ingressos inclusive para torcedores já condenados por atos de violência. Os ingleses reagiram respondendo que, para eles, os japoneses dão importância exagerada aos "hooligans", enquanto na Inglaterra os "holigans" são considerados como torcedores comuns.
A polícia dos dois paises sedes da Copa promete ser rigorosa com estes torcedores, utilizando-se de sofisticadas cameras de video que acompanharão os seus movimentos desde a chegada na cidade onde serão disputadas as partidas (principalmente em Osaka, onde ficarão os ingleses), no caminho para os estádios, durante as partidas e após os jogos. A intenção é evitar o ocorrido na Copa da Franca, quando 50 pessoas saíram feridas devido a confrontos entre policiais e torcedores.
As torcidas asiáticas se assemelham muito às torcidas americanas, onde o esporte é um grande espetáculo e não existe confronto físico entre torcidas: em seis anos de Liga Japonesa Oficial, nunca houve um caso de violência registrado em partidas. O máximo que já aconteceu foi uma meia dúzia de mendigos foram "retirados" das proximidades por bebedeira. e dezoito pessoas foram presas roubando rádios de carro nos estacionamentos dos estádios.
A Copa da Paz, como vem sendo anunciada na mídia, exibirá pela primeira vez o confronto do entusiasmo ruidoso e pacífico dos asiáticos versus a fúria organizada e destrutiva de alguns estrangeiros.

Washington Post 27-01-2002

28.1.02

dá para ligar o ar condicionado central, são pedro?

ih, olha só o que eu achei:


Stella
Machado de Assis

Já raro e mais escasso
A noite arrasta o manto,
E verte o último pranto
Por todo o vasto espaço.

Tíbio clarão já cora
A tela do horizonte,
E já de sobre o monte
Vem debruçar-se a aurora

À muda e torva irmã,
Dormida de cansaço,
Lá vem tomar o espaço
A virgem da manhã.

Uma por uma, vão
As pálidas estrelas,
E vão, e vão com elas
Teus sonhos, coração.

Mas tu, que o devaneio
Inspiras do poeta,
Não vês que a vaga inquieta
Abre-te o úmido seio?

Vai. Radioso e ardente,
Em breve o astro do dia,
Rompendo a névoa fria,
Virá do roxo oriente.

Dos íntimos sonhares
Que a noite protegera,
De tanto que eu vertera.
Em lágrimas a pares.

Do amor silencioso.
Místico, doce, puro,
Dos sonhos do futuro,
Da paz, do etéreo gozo,

De tudo nos desperta
Luz de importuno dia;
Do amor que tanto a enchia
Minha alma está deserta.

A virgem da manhã
Já todo o céu domina . . .
Espero-te, divina,
Espero-te, amanhã.

lembrei que lá em recife tá o revólver .38 do meu pai, guardado dentro de uma caixa de madeira com cadeado.
ele era promotor, tinha porte de arma.
depois que ele adoeceu, eu escondi o trezoitão. pensei até em entregar numa dessas campanhas doe-arma-ganhe-brinquedo mas eu não confio que esse revólver vá ser destruído, e arriscar que ele vá parar na mão de um bandido é demais para a minha cabeça. modos que ele tá escondido desde 88 no meu maleiro e duvideodó que funcione.

lendo sobre o karma aprendi que o mal que é feito volta três vezes para a pessoa que o praticou.

tem alguém fiscalizando isso aí no céu? pq o que tem de gente ruim que - aparentemente - só se dá bem chega a ser revoltante... vamo agilizar o serviço aí em cima e dar uma lição a quem merece?????

allah, meu bom allah...

amiga minha chama casinho sem importância de mc lanche feliz.

td bem que é um fusca, mas ontem fiquei sabendo que fred não troca os amortecedores do carro há 10 anos...


tsc tsc tsc


agora que comprou, falta instalar e ele anda adiando por causa do calor.


isso eu compreendo, baby






Which David Lynch character are you most like?



sem comentários...

pela mãe do guarda, cadê a ana maria do udigrudi?

gi-il... adivinha o que eu comi ontem de sobremesa?


ela mesma, a torta de coco do restaurante la mole...


e não é brinquedo não o sol que tá fazendo lá fora! e hoje ainda tem a festinha das gêmeas de lethycia no playground-estacionamento de velocípede aqui do prédio. só vou depois que o sol baixar, que eu não sou doida!

estou no segundo volume de musashi, que conta a história do samurai miyamoto musashi no japão muito antigo :)
é um catatau de quase mil páginas por volume, mas a leitura vai fluindo sem maiores problemas e há sempre uma nota de pé de página explicando coisas obscuras como daimiyo...

é bom mergulhar no mar azul que a rossana criou...

Cora, boa sorte e muita saúde! Volte logo!

ontem foi dia de ver curtas na cobal.

Pois é: do outro lado da rua, uma mostra de curta-metragens apoiadas pela locadora Cavideo, e nessa mostra tava passando o curta Cavé, Um Passado Brilhante, Um Futuro Radiante, de Lúcia Arruda, amiga minha, sobre a Casa Cavé, a confeitaria mais antiga do Rio - mais até que a Confeitaria Colombo - fundada em 1890 pelo monsieur Charles Auguste Cavé. Era pequena e linda, com mármores, lustres e vitrais franceses, pinturas nas paredes e mosaicos em art déco... e fechou em 8 de dezembro de 2000, e eu não conheci.

Casa Cavé




Assim que soube que a Cavé ia fechar, Lúcia, que além de terapeuta é roterista e produtora do filme, escritora, poeta e o diabo a quatro, mais o marido dela, Miguel, fizeram um vídeo sobre ela. Um trabalho na base do amor à confeitaria, que ambos freqüentavam desde a juventude, boa vontade dos entrevistados (gente famosa tipo Chico Anysio e Arnaldo Niskier), pouca grana - a Cavideo bancou muita coisa dos três vídeos apresentados - e corrida contra o tempo, pq queriam filmar a Cavé ainda funcionando.

Infelizmente muitas histórias tiveram que ficar de fora da meia hora de duração, mas foi lindinho ver uma senhora de cabelos brancos, a filha mais nova do monsieur Cavé, contando que quando ela tinha cinco dias de nascida o estabelecimento pegou fogo e a mãe dela fugiu com ela pelo telhado, o que, depois, fez que a menininha ganhasse o apelido de "gata dos telhados". Mostraram cenas da cozinha, bolos, doces - e eu, que não gosto disso, senti falta de ver uma coisa que foi elogiada por quase todos que deram depoimentos: os sorvetes servidos em fôrmas - e formas - diferentes, que hoje não existem mais. E nos áureos tempos da Cavé, havia em torno de 1.800 doces e salgados expostos nas vitrines!

O fechamento da Cavé foi resultado de um jogo de empurra: devido ao Projeto Corredor Cultural, criado em 1981 e que tem como principal característica preservar os ambientes urbanos e paisagísticos que representam a memória do Rio Antigo (desde os Arcos da Lapa ao Campo de Santana), tombaram o prédio mas não deram condições para que fossem feitas adaptações necessárias ao funcionamento da doceria, que acabou morrendo pela exaustão do seu proprietário, o português Samuel Cartaxo Felipe, que não suportava mais lidar com advogados e as peripécias do INEPAC (Instituto Estadual do Patrimônio Cultural), que ao invés de ajudar, atrapalhou muito.

Também passaram dois outros vídeos, Ausência (fraco, fraco... tanto de qualidade de som/imagem à interpretação cigano igor dos atores) e o maravilhoso Carolina - Maçãs Crocantes , inteligente, engraçado e cheio de encontros e desencontros e coincidências... pessoal afinado, diálogos bem dirigidos, imagem/som muito bons, apesar do caos que foi a filmagem (nas palavras do diretor do vídeo, Fontenelle, ele teve a idéia da história depois que a Carolina "da vida real" terminou o namoro com ele. Então do ano passado para cá, ele foi espancado durante o carnaval , foi assaltado e perdeu os documentos, roubaram o carro e no momento da apresentação tava com dengue e o pé torcido, mas disse isso com tanto bom humor que mais pareceu uma comédia de erros do que um drama da vida real :)

Recomendo o documentário da Cavé (lê-se Cavê) especialmente para vc, Gil, que ama tanto esta cidade de São Sebastião do Rio de Janeiro. O Carolina, maçãs crocantes, recomendo para todo mundo. Tem Beatles, amor eterno, desencontros, um pingüim voador e muito sushi :)


Ah, e tem mais uma coisa: depois do vídeo teve mesa de doces da Cavé (o proprietário chamou seus doceiros especialmente para o evento)... imaginem que delícia... eu experimentei o pastel de belém, que lembra um pouco o pastel de nata, mas com massa folhada. interessante... só não fiquei mais pq meu celular arriou a bateria e, pela hora, fred não foi e devia estar se preocupando... eu achei que só ia passar uns 40 minutos por lá, saí de casa pouco mais de 6 e meia e já eram quase 10 da noite.

27.1.02

Compulsões comportamentais
Drauzio Varella


Para o cérebro, toda recompensa é bem-vinda, venha ela de uma droga ilícita ou da experiência vivida. Com esta frase, começamos o último artigo publicado nesta coluna. Nele, dissemos que existem circuitos de neurônios que convergem para determinados centros cerebrais encarregados de reconhecer e integrar as sensações de prazer, localizados nas imediações dos centros que coordenam memórias e emoções.

Quando estimulados repetidamente, os neurônios envolvidos na recompensa que o prazer traz transmitem a informação para os neurônios situados no chamado centro da busca, com o objetivo de provocar alterações comportamentais para induzir o corpo a ir atrás da situação responsável por aquele prazer.

Na evolução dos seres mais complexos, esse mecanismo foi selecionado para obrigar os animais a buscarem o prazer. O centro da busca surgiu para forçar a repetição das recompensas ligadas à satisfação de sensações como a fome, o desejo sexual, a temperatura mais adequada ao funcionamento do organismo ou a tranquilidade de viver distante dos predadores, experiências do dia-a-dia diretamente associadas à sobrevivência da espécie.

O que milhões de anos de seleção natural não puderam prever é que, às custas de substâncias químicas ou alterações comportamentais repetitivas, a espécie humana subvertesse o mecanismo de busca e recompensa, a ponto de escravizar o indivíduo a viver compulsivamente atrás de um prazer que muitas vezes até deixou de existir.

No artigo anterior, mostramos como as drogas psicoativas são capazes de sequestrar os circuitos cerebrais de busca e recompensa, induzindo a comportamentos autodestrutivos ininteligíveis para os não-dependentes delas. Hoje, mostraremos a semelhança desse mecanismo farmacológico com aquele associado às alterações comportamentais.

Constance Holden, editora da revista "Science", diz que a desordem comportamental mais semelhante à da adição às drogas é o vício do jogo. Pode alguém que não goste de jogar entender o que leva uma pessoa a passar a noite inteira numa roda de baralho e nela perder o salário do mês, sempre na esperança de que a sorte virá na próxima rodada?

Estudos mostram que mais da metade dos jogadores apresentam sintomas de abstinência menos intensos, porém muito semelhantes aos dos usuários de drogas: distúrbios de sono, irritabilidade, sudorese e hiperexcitabilidade que se acalma diante da mesa de jogo. Além disso, estão sujeitos a recaídas mesmo depois de anos de abstinência.

Pesquisadores da Universidade de Yale fizeram um estudo com jogadores colocados diante de um vídeo com imagens de pessoas jogando e falando de jogo. Através de um exame chamado ressonância magnética funcional, capaz de mapear as áreas cerebrais que estão em atividade mais intensa naquele momento, os autores verificaram que, ao assistir ao vídeo, entram em atividade no cérebro do jogador áreas do lobo frontal e do sistema límbico idênticas às dos usuários de cocaína colocados diante da droga.

Medicamentos como a naltrexona, que bloqueiam o "barato" proporcionado por diversas drogas, são capazes de inibir a compulsão pelo jogo, como demonstrou um estudo conduzido na Universidade de Minnesota, sugerindo um mecanismo comum de neuroadaptação às drogas e à compulsão pelo jogo.

Há evidências claras de que mecanismos semelhantes estejam envolvidos em indivíduos que comem compulsivamente. Estudos mostram, por exemplo, que no cérebro de certas pessoas obesas existe deficiência de dopamina, um neurotransmissor essencial para a sensação de prazer. É possível que elas comam exageradamente para compensar a baixa atividade dos circuitos cerebrais responsáveis pelo prazer ligado à alimentação, consequente à falta de dopamina. Déficit de dopamina é uma anomalia encontrada com frequência em dependentes de cocaína.

Talvez a semelhança dos mecanismos patológicos, ligados à baixa produção de dopamina, explique os altos índices de recaídas entre os usuários crônicos de cocaína e entre os obesos que fazem regimes para perder peso.

Os compradores compulsivos capazes de adquirir tudo o que está nas vitrinas, mesmo sem ter como pagar, sofrem de distúrbio semelhante. Vão às compras com sofreguidão, geralmente induzidos por quadros de depressão e ansiedade. No momento em que estão comprando, experimentam sensações de excitação muito semelhantes às das provocadas pela cocaína ou pela maconha; depois, caem em depressão, fadiga e sentimento de culpa, exatamente como os usuários de droga.

Cleptomania, ingestão de grandes quantidades de chocolate, comportamento sexual compulsivo e mesmo a prática exagerada de esportes como correr, andar de bicicleta ou levantar peso são alterações comportamentais que acontecem graças à ativação repetitiva de circuitos cerebrais comuns àqueles estimulados quimicamente pelo uso de substâncias psicoativas. A diferença é apenas quantitativa: a concentração de dopamina associada ao uso de droga é pelo menos duas a cinco vezes mais elevada do que a quantidade desse mediador do prazer liberada através dos comportamentos compulsivos citados.

A semelhança fisiológica das modificações bioquímicas que ocorrem nos circuitos cerebrais dos portadores de distúrbios compulsivos e dos usuários de drogas psicoativas explica porque as compulsões comportamentais muitas vezes conduzem à dependência química. Explica, também, porque o uso abusivo de uma droga ou a repetição compulsiva de determinado comportamento abaixa o limiar para o desenvolvimento de outras dependências.

No próximo número desta coluna, vamos explicar como as drogas e os comportamentos compulsivos sequestram os circuitos de neurônios responsáveis pela memória e pelas motivações comportamentais.

folha de são paulo, 26 de janeiro de 2002

26.1.02

fred quer participar de um rally de jipeiros que vão fazer a rota dos faróis do rio grande do sul. só que ele não tem jipe e não conhece ninguém dessa turma, mas disse que tem inscrições abertas para quem quiser ir.

e eu?

gente, essa eu declino. rally não combina comigo.



mais tarde: ih, esquece. isso é só pro ano que vem, pq esse ano já teve.

com medo da dengue, fred disse para trocar a água dos gatos todos os dias, lavando bem o pratinho. isso procede?



paraíso terrestre de sabores pernambucanos. fica lá em recife, em casa forte (o que eu mais gosto) e em boa viagem (só fui uma vez)
ai que saudade de ocê, Parraxaxá!

quejo de coalho ou queijo manteiga aquecido na chapa com mel de engenho (aqui no rio dizem melado)




cartola (para quem não sabe, banana frita coberta por queijo, com açúcar e canela)




bolos e doces - aquele bolo mais escuro é um pé-de-moleque, que em pernambuco não é doce de amendoim não!




olha uma mesinha de café da manhã... e tem tanta coisa mais... ai, meu são severino dos ramos!




e quem ficar tentado com todas essas delícias e tiver dotes culinários, no site você ainda encontra as receitas...

Lu X, bem que eu tento escrever uns comentários no teu blog, mas teu comente não funciona comigo! Não sei o motivo da implicância, a mesma coisa acontece com a NaTynha...

ir dormir de madrugada e acordar - sempre - sete da manhã com muriel se esganando de miar tá me deixando com um sono permanente.

diria eterno, mas é meio fúnebre.

sonhei que tava no carro e era roubada. um bandido de máscara levava minha carteira e a carteira de fred. e eu preocupada em bloquear os cartões de crédito...

depois minha tia estava apaixonada e ia casar... até a casa dela ficava tão bonita! o noivo era o tio ali do clone...

25.1.02

e naquela musiquinha do mc donald´s, ao invés de "como eu gosto do verão, camiseta e chinelão", eu juro que eu ouço "como eu gosto do verão, carne seca e chimarrão"...

abuso de vida.

atum mia aborrecido exatas sete vezes.
muriel dorme e não tá nem aí pro calor.
eu penso em ligar o freezer e me trancar dentro.

tou com sono, muito sono.

ai, eu quero uma rede.
pior que tem rede em casa, mas não tem ângulo para armar a rede sem causar transtorno.

tsc tsc tsc

meu deus, que calor. chega dá desgosto.

bizarro. olha a manchete do uol:

"primeiro bebê johnson´s vai ser capa da g magazine"



Narizinho
(Ivan Lins/Vítor Martins)

Narizinho, Narizinho
Sonha, sonha com amigos
Uma fada brasileira
De agrados e castigos

Sonhando abrir a porta
Do Reino das Águas Claras
Um céu de estrelas marinhas
Um chão de conchas raras

Narizinho, Narizinho
Sonha, sonha com amigos
Uma fada brasileira
De agrados e castigos

Uma aranha sobe e desce
Vem e tece o seu vestido
Com as cores do pedido
Felicidade brilhante
A boneca, já falante
Lhe foge entre os dedos
Nastácia, o pesadelo
De acorda-la sempre antes
Os heróis de outras estórias
Tão cansados e inocentes
Vão deixar as suas glórias
Pra viver junto da gente

24.1.02

anos 80 tinha chico & caetano na tv.
ano 2002 tem casa dos artistas.

ôoooooooooooo decadência.

coisas que não deviam nunca perder o gás:

coca cola
champanhe
cerveja
namoro

não necessariamente nesta ordem

e o video show especial anos 80 que teve hoje? meu deeeeeeeeeus! o que era aquilo? eu usei aquelas roupas? aqueles cabelos? nunca! (pera aí que eu vou sumir com as fotos do meu aniversário de 14 anos, onde eu usava uma capa laranja-gari e uma calça preta... e da formatura da oitava série, com uma blusa verde que era imensa com um botão no meio, parecia a camisa do cebolinha... mas eu tenho um exemplo pior ainda: uma amiga tinha uma calça quadriculada amarelo-ovo e preta... e a gente achava o máximo passar o gel new wave no cabelo e ir para as festinhas comportadésimas, cinderelas que tinham de estar em casa às 10 da noite!

acabei ouvindo esta música e fiquei feliz na hora. vai dizer que você não cantou junto?



Mais Uma De Amor (Geme Geme)
(Ricardo Barreto/Antônio Pedro/Bernardo Vilhena)

Esta é mais uma das manjadas histórias de amor
Que já aconteceu comigo, com você, e com todo mundo
É a história do cara que perdeu a gata e da gata que perdeu o cara
Diz mais ou menos assim:

Perdi meu amor
No paraíso
Dou tudo que tenho
Por um aviso
Seja sob sol
Ou debaixo de chuva
Minha alma geme... por você
Geme geme, uh, uh, por você
Geme geme, ahh, por você
Geme geme, uh, uh, por você
Geme geme, ahh, por você

Não durmo de noite
Arrasto correntes
Sozinho na cama
Trincando os dentes
Seja sob sol
Ou debaixo de chuva
Minha alma geme... por você

Geme geme, uh, uh, por você
Geme geme, ahh, por você
Geme geme, uh, uh, por você
Geme geme, ahh

Vocês podem estar pensando
Ela foi embora
Mas está quase voltando,
Não demora
Ou ela foi pra muito longe
Felicidade
Onde estás que não respondes?

Seja sob sol ou debaixo de chuva
Minha alma geme por você
Geme geme, uh, uh, por você
Geme geme, ahh, por você
Geme geme, uh, uh, por você
Geme geme, ahh

*eu sei que esta música não está nesse disco aí em cima. mas eu gosto dessa capa, caramba!

olha só que coisa.

hoje fui comprar o presente de aniversário de ângela e beatriz, filhas de uma amiga de fred que acabou minha amiga tb. as meninas estão fazendo cinco anos e eu fui comprar um livro para elas. e eu já não gosto de livraria, hein? que dirá escolher livro infantil. Pois me diverti um bocado fuçando e lendo trechos de ruth rocha, lygia bojunga nunes, ziraldo... acabei escolhendo um clássico: chapeuzinho vermelho, que vem numa cestinha e tem máscaras do lobo, da vovó e uma capinha de tecido vermelho. assim elas podem ouvir a história e também encenar. legal.

pois lá na livraria eu encontrei um livro que eu li na quinta série, "a árvore generosa"... e lembrei que tinha gostado tanto dele, que tia Irene surgiu na minha memória com a história do livro impressa num mimeógrafo, o papel com letras roxas e o desenho que eu colori depois... um reconhecimento e uma alegria, "oi, você por aqui!"
chegando em casa, busquei no google e encontrei uma versão on line que vc pode ler aqui. é curtinho, ecológico e singelo...

mas de repente eu me toquei que, logo no comecinho das cartas entre eu e fred, ele me falou que a lethycia, mãe das meninas, estava grávida e voltava ao brasil: ângela e beatriz são francesas "de barriga"! :)

cinco anos já se passaram e óia eu e fred aqui, juntos. passou muita água debaixo da ponte, minha gente. e espero que passe ainda mais.

ando querendo cortar o cabelo. até pq meus cachinhos, como ele vive preso, já se foram há tempos. estou em dúvida se corto como a julianne nicholson (ally mc beal e os sensitivos)... Gostei muito do cabelo de uma participante da série zoológico humano (passou no gnt) mas não acho fotos dela nem com reza braba.

mas demorou quase 3 anos para voltar a crescer... ai, que maldade...

e eu ainda volto a ser ruiva, o chato é a manutenção para a raiz escura não aparecer. pq não quero o cabelo vermelho, quero acobreado, cor de folha seca.

então tá aqui: julianne nicholson



coisa fofa que criança diz

uma menininha que eu conheci rezava assim na escolinha, antes do lanche:

"dedui, dedui, dedui, amém.
êeeeeee! vou merendaaaaar!"

Muriel está virada nos pés da besta. Agora só quer subir na estante. E no alto! vou transferir meus perfumes e meu bonequinho do groucho marx antes que aconteça algum acidente.
Sem contar que agora ela virou alpinista de cadeira. Fica lá no alto do encosto, se equilibrando - precariamente, mas se equilibrando, pulando da cadeira do fred prá minha, daí para a janela e começa tudo de novo.

como diria o macaco simão, a piada já veio pronta:
"Parafuso frouxo é a causa do apagão"

deu no Terra

23.1.02

fred me mandou. morra de rir... ou de medo!

My Cat Hates You

alguém tá tirando onda com a minha cara.

pois não é que o monitor TCE que foi para o conserto pq tinha virado mulher de malandro e só funcionava na base do tapa no alto da caixa craniana (ou livrada, para não doer a mão) simplesmente não deu defeito lá na assistência técnica?

Isso depois de estresses e mais estresses pq a multifix diz q vem buscar em casa o monitor (um trambolho de 17 polegadas pesado feito a muléstia) e não aparece. Isso é coisa de uma semana de aperreio a ligar para lá. E tem o adendo de ter que passar o dia sem poder sair de casa, pq, afinal, eles marcam de aparecer. Só não aparecem.

Olha o drama:
Dia 1
Blablablá, posso esperar então que amanhã vocês vêm buscar o monitor?
Vamos, pode anotar o número da ordem de serviço.

Dia 2, quatro da tarde:
Oi, marcaram de pegar meu monitor e já são quatro da tarde, o número da ordem de serviço é tal.
É, tá marcado, mas só vai dar para buscar amanhã, houve um problema, o motorista não apareceu.

Dia 3:
Vocês podem confirmar a ordem de serviço tal para pegar um monitor TCE aqui na minha casa?
Ah, não é comigo. Espere um instante que eu vou estar transferindo para o setor.
Alô, sim, é comigo. Olha, tem um problema, esta ordem de serviço não tá cadastrada aqui no computador, quer fazer uma nova ordem? Ah, não, hoje é impossível, mas amanhã com certeza o rapaz passa aí.

Dia 4:
Bom dia, eu quero confirmar um serviço que eu agendei para hoje, de um funcionário de vocês vir pegar um monitor aqui em casa.
Nós não oferecemos esse serviço, senhora.
Como assim? Eu já tenho o número da ordem de serviço comigo e sei que tem que pagar a taxa de vinte reais.
Ah, desculpe, vou passar para o responsável.

Aí não deu mais, despejei no responsável (o mesmo irresponsável que não tinha cadastrado meu pedido na sexta feira) o conceito básico de atendimento ao cliente - não anuncie um serviço que você não pode cumprir a contento - e ameacei falar com o gerente. No outro dia o moço tava aqui todo bonitinho. E isso que buscar o monitor na casa do cliente é um serviço pago na hora, vinte reauzin.

pois ligaram ontem e avisaram que o monitor não tem defeito. Depois disso tudo ele tem o desplante de funcionar! essa peste quer passear ou endoidar eu e fred.

ai que ódio. se eu tivesse dinheiro, jogava essa desgraça no lixo e comprava outro, de outra marca. a TCE deve ser uma subsidiária da CCE, famosa Comecei Comprando Errado.

ontem eu vi o behind the music de ricky martin.
lembrei do meu tempo de menudete. hein, gil? pois é.
mostraram o ricky no clip de hold me, ô deus, pq eu não tinha videocassete em 85?
fred se mandou ao ver meu estado psicológico. que falta me fez aquela turminha de amigas. Mesmo sem existir internet, sempre tinha uma novidade.
era muito divertido! eu corria atrás de microônibus, colecionava figurinha e deixava de lanchar na escola para comprar foto. tanto que trago isso comigo até hoje. poso de madura, de adulta, de refinada, mas basta as palavras mágicas "porto rico" aparecerem que eu vuelvo a los 17 na hora. e feliz da vida: ainda sei a coreografia de não se reprima.
Pois robby apareceu no especial, mas numa linha meu passado-me-condena. agora ele se chama draco cornelius rosa (hã?) e deu a entrevista de gorro preto e óculos de homem-mosca. cadê aquele meu moreno saleroso? deus sabe. pois não é que robby é o cara que produz os grandes sucessos do ricky martin? tá aí livin´ la vida loca para provar.

mas deu saudade.
ah, deu.

o engraçado é que, apesar de ver fotos de ricky desde bebê até agora, o que mais me deixou feliz foi ver robby. é, a única coisa que eu sentia por ricky no menudo era instinto maternal.

agora, os instintos são bem outros ;)

Mensagem de Marighella ao ministro ‘Mateus’
Elio Gaspari - O Globo, 23/01/02

Repassa-se aqui o teor de uma mensagem recebida de carlosmarighella@aln.org endereçada ao ministro Aloysio Nunes Ferreira.

“Camarada Mateus:

Vi ontem a tua entrevista com a Ana Paula Padrão. Você estava tratando do assassinato do prefeito Celso Daniel e disse o seguinte:

‘É preciso uma reação coordenada. Em outros momentos, eu me lembro, no tempo do regime militar, os serviços de repressão puderam desmantelar o PCB, o PC do B, a ALN, a VPR, o MR-8 (...) Será que não podem dar conta desses criminosos que hoje fazem seqüestros relâmpago e esse tipo de ação?’

Fiquei triste, Mateus. (Se você quiser, chamo de ministro Aloysio, mas como tenho doces lembranças do tempo em que você era o Mateus, prefiro assim.) Você sabe que os serviços de repressão da ditadura militar não desmantelaram coisa nenhuma porque reagiram coordenadamente. Desmantelaram a nossa Ação Libertadora Nacional e todas as siglas que você citou porque, coordenadamente, torturaram e assassinaram nossos companheiros. Mataram pessoas em sessões de tortura para obter confissões, e mataram também para intimidar os sobreviventes. Em novembro de 1969, não foi a coordenação do trabalho do delegado Sérgio Fleury com o Cenimar que lhes permitiu a emboscada da Alameda Casa Branca, na qual morri. Foram as torturas impostas aos nossos companheiros presos dias antes.

Mateus, como você me fala em ‘reação coordenada’? Eles sabiam que a VPR estava planejando um seqüestro de diplomata que morava em Santa Teresa e foram incapazes de raciocinar. Lá moravam três embaixadores, o argelino (que estava do nosso lado), o núncio (que ninguém é bobo de seqüestrar) e o alemão. Deixaram rolar e a VPR seqüestrou o embaixador alemão poucas semanas depois.

***Lembras do Virgílio Gomes da Silva? É o Jonas do assalto ao trem pagador da Santos-Jundiaí, em agosto de 1968. (Vocês expropriaram o equivalente a US$ 21 mil dólares.) Ele não foi preso porque a Operação Bandeirante tornou-se a semente da ‘reação coordenada’. Foi preso porque torturaram nossos companheiros e, preso, foi assassinado. Quando o Virgílio foi assassinado, você já estava em Paris.

***Lembras do Arno Preiss? Também expropriou o trem pagador. Foi para Cuba e voltou ao Brasil. Mataram-no numa emboscada em Goiás, em 1972. Ele estava naquela turma que voltou para o Brasil, inteiramente vendida. Terrível história essa. Aqui onde eu estou sabe-se de tudo, mas não se pode contar.

***Mateus, se eles te pegassem, te matavam. Não fariam isso porque estavam reagindo coordenadamente. Você morreria porque, a partir de 1971, um sujeito com a tua qualificação levava uma bala na cabeça. O PCB não foi desmantelado porque houve reação coordenada. Desmantelou-se porque era uma casa-da-mãe-joana (eu bem que avisei) mas sobretudo porque parte de seus líderes foi deliberadamente exterminada.

Existem épocas em que as pessoas estão pouco se lixando para a vida dos outros. Você sabia que um dos torturadores do Vladimir Herzog morreu exatamente como ele, ‘suicidado’ numa delegacia policial? Ninguém reclamou.

Outro dia um camarada nosso, que ajudou a expropriar o cofre do Adhemar de Barros (faturaram US$ 2,5 milhões) deu a seguinte resposta quando lhe contaram que o assassino de sua secretária morrera ‘enforcado’ numa cela: ‘Eu quero que eles se lixem’.

Lugar de bandido é na cadeia, e espero que todos os seqüestradores passem o resto de suas vidas trancados. Tive uma discussão terrível com o Che Guevara porque ele defendeu a ida do senador Eduardo Suplicy ao Carandiru para visitar aqueles seqüestradores canadenses que aprisionaram o Abílio Diniz.

Não deixe que a repulsa pela morte do Celso Daniel se transforme num processo histérico. Baixe o chanfalho no crime. Lembre-se sempre de que ‘a ação faz a vanguarda’. Se hoje a polícia brasileira é o que é, isso se deve em parte à deterioração de seus processos investigativos. Eles foram substituídos pela rotina do Esquadrão da Morte e pelos métodos do delegado Sérgio Fleury. Vá à ação, Mateus. Seja a vanguarda das pessoas que pensam como você, mas não diga aos telespectadores da Ana Paula que ‘os serviços de repressão puderam desmantelar’ nossa organização por conta de uma ‘reação coordenada’. Você sabe que isso não é verdade.”



Eu não sei se vocês conhecem, mas é tão lindo...

Existe uma história de simplicidade linda, que gostaria de contar... Uma lenda, um acalanto dito antes do sonho tocar os olhos de qualquer pessoa. Não sei se é verdade... e não me importo com isso. Não precisa ser.

Há muito tempo atrás, depois do mundo ser criado e da vida completá-lo, houve num dia, numa tarde de céu azul e calor ameno, um encontro entre Deus e um de seus incontáveis anjos.

Acredita?

Deus estava sentado, calado sob a sombra de um pé de jabuticaba. Lentamente e sem pecado, Deus erguia suas mãos e então colhia uma ou outra fruta. Saboreava sua criação negra e adocicada. Fechava os olhos e pensava. Permitia-se um sorriso piedoso.

Foi então que das nuvens um de seus muitos arcanjos desceu e veio em sua direção. Ele tinha asas lindas, brancas, imaculadas... Ajoelhou-se aos pés de Deus e falou:

"Senhor, visitei sua criação como pediste. Fui a todos os cantos, estive no sul, no norte, no leste e oeste, vi e fiz parte de todas as coisas. Observei cada uma de suas crianças humanas, e por ter visto vim até o senhor para tentar entender: Porque cada uma das pessoas sobre a terra tem apenas uma asa? Nós, anjos, temos duas...podemos ir até o amor que o Senhor representa sempre que desejarmos... Podemos voar para a liberdade sempre que quisermos. Mas os humanos com sua única asa não podem voar..."

Deus, com brandura dos gestos, respondeu pacientemente ao seu anjo. "Sim, eu sei disso. Sei que fiz os humanos com apenas uma asa..."

Intrigado com a consciência absoluta de seu Senhor, o anjo queria entender e perguntou: "Mas por que o Senhor deu aos homens apenas uma asa quando são necessárias duas asas para poder-se voar....para poder ser livre?"

Conhecedor que era de todas as respostas, Deus não teve pressa para falar. Comeu outra jabuticaba, obscura e suave. Então respondeu...

"Eles podem voar sim, meu anjo.
Dei aos humanos apenas uma asa para que eles pudessem voar mais e melhor que os arcanjos.... Para voar, meu pequeno amigo, você precisa de suas duas asas...Embora livre, sempre estará sozinho.
Mas os humanos....os humanos com sua única asa precisarão sempre dar as mãos para alguém a fim de terem suas duas asas. Cada um deles tem na verdade um par de asas....uma outra asa em algum lugar do mundo que completa o par. Assim eles aprenderão a se respeitar, pois ao quebrar a única asa de outra pessoa podem estar acabando com as suas próprias chances de voar. Assim, meu anjo, eles aprenderão a amar verdadeiramente outra pessoa... Aprenderão que somente permitindo-se amar eles poderão voar. Tocando a mão de outra pessoa em um abraço correto e afetuoso eles poderão encontrar a asa que lhes falta e poderão finalmente voar.
Somente através do amor irão chegar até onde estou...assim como você meu anjo. E eles nunca, nunca estarão sozinhos quando forem voar."

Então, Deus silenciou em seu sorriso. O anjo compreendeu o que não precisava ser dito. E assim sendo, no fim desse conto, que um dia você encontre a sua outra asa. Para finalmente poder voar.


não sei o autor. é impossível ler esta história e não ficar arrepiada... uma amiga minha a imprimiu e distribuiu entre os convidados do seu casamento. preciso dizer todo mundo se comoveu?

nunca experimentei... é bom?

Drink me!

Which drink are you?

22.1.02

O novo hino de Pernambuco :)

Leão do Norte
(Lenine e Paulo César Pinheiro)

No coração do folclore nordestino
Eu sou Mateus e Bastião do Boi Bumbá
Sou um boneco do Mestre Vitalino
Dançando uma ciranda em Itamaracá
Eu sou um verso de Carlos Pena Filho
Num frevo de Capiba
Ao som da Orquestra Armorial
Sou Capibaribe
Num livro de João Cabral

Sou mamulengo de São Bento do Una
Vindo no baque solto de Maracatu
Eu sou um auto de Ariano Suassuna
No meio da Feira de Caruaru
Sou Frei Caneca do Pastoril do Faceta
Levando a Flor da Lira prá Nova Jerusalém
Sou Luiz Gonzaga
E sou do mangue também

Eu sou mameluco, sou de Casa Forte
Sou de Pernambuco, eu sou o Leão do Norte

Sou Macambira de Joaquim Cardoso
Banda de Pife no meio do canavial
Na Noite dos Tambores Silenciosos
Sou a calunga revelando o carnaval
Sou a folia que desce lá de Olinda
O Homem da Meia-Noite eu sou puxando esse cordão
Sou jangadeiro na festa de Jaboatão*

* A festa de Jaboatão é a Festa da Pitomba, parte do calendário cultural pernambucando, que recorda a vitória das tropas brasileiras sobre os soldados holandeses em duas grandes batalhas ocorridas no Monte dos Guararapes. Durante a Festa o Morro dos Guararapes se transforma, com parque de diversões, barracas com bebidas e comidas típicas, apresentações folclóricas, shows com artistas regionais e, claro, a venda de pitombas. Como também tem um lado religioso, acontecem missas, novenas e uma tradicional procissão em homenagem à Nossa Senhora dos Prazeres.

Oficialmente, este ainda não é o hino de Pernambuco, mas já ganhou o coração do povo.

E Fred diz q pernambucano é metido a besta, pois eu sou é orgulhosa da minha terra, catendense de nascimento, surubinense de criação e recifense de coração...

19.1.02

é, mudei de idéia e vou copiar a letra de fascinação. é a música preferida da minha mãe e assim, o carinho fica em dobro.
Mas pq todo mundo sempre corta a sua última estrofe? Pois é. Eu lembrei de uma terceira estrofe, o final da música. E revirei a internet de cabeça para baixo, mas não achei a letra. Então, liguei para a minha mãe e ela lembrou!
Mamãe gosta de Fascinação desde que Carlos Galhardo a cantou, muito antes de Elis. Inclusive, ela me disse que achava que ninguém mais poderia cantar esta música, mas ao ouvir Fascinação com Elis, mamãe teve que admitir que a música foi feita para aquela voz...

Fascinação
(Marchetti/Feraudy/Armando Louzada)

Os sonhos mais lindos sonhei
De quimeras mil um castelo ergui
E no teu olhar, tonto de emoção
Com sofreguidão mil venturas previ

O teu corpo é luz, sedução
Poema divino, cheio de esplendor
Teu sorriso prende, inebria entontece
És fascinação, amor.

Nada mais existe desde que partiste
E em meu coração só saudade ficou...

Vivo com o passado a sonhar
Tendo-te ainda em meu coração
Mas tudo são promessas, quimeras perdidas
Na tua fascinação...


E, especialmente para uma menina despropositada, apaixonada e que fala francês, a letra original...


Fascination

Je t'ai rencontrée simplement,
Et tu n'as rien fait pour chercher à me plaire,
Je t'aime pourtant
D'un amour ardent,
Dont rien, je le sens, ne pourra me défaire.
Tu seras toujours mon amante
Et je crois à toi comme au bonheur suprême.
Je te fuis parfois, mais je reviens quand même.
C'est plus fort que moi: Je t'aime!

Lorsque je souffre il me faut tes yeux profonds et joyeux
Afin que j'y meure
Et j'ai besoin pour revivre, amour,
De t'avoir un jour,
Moins qu'un jour, une heure!
De me bercer un peu dans tes bras
Quand mon coeur est las,
Quand parfois je pleure.
Ah! crois-le bien, ma chérie, mon aimée, ma reine,
Vivrons toujours sans soucis, sans peines.

Je t'ai rencontrées simplement,
Et tu n'as rien fait pour chercher à me plaire,
Je t'aime pourtant
D'un amour ardent,
Dont rien, je le sens, ne pourra me défaire.
Tu seras toujours mon amante
Et je crois à toi comme au bonheur suprême.
Je te fuis parfois, mais je reviens quand même.
C'est plus fort que moi: Je t'aime!

C'est toi l'amie quand est mort l'espoir,
Dont on rêve un soir,
Et que l'âme implore
L'amie fidèle, et jamais constante,
Et la seule pourtant qu'un homme adore!
Sous tes baisers les chagrins passés
Sont vite effacés
Et l'on s'aime encore!
Ah! crois-le bien, ma chérie, mon aimée, ma reine,
Vivrons toujours sans soucis, sans peines.

Reviens moi
Reprends moi
Je t'ai rencontrée simplement,
Et tu n'as rien fait pour chercher à me plaire,
Je t'aime pourtant
D'un amour ardent,
Dont rien, je le sens, ne pourra me défaire.
Tu seras toujours mon amante
Et je crois à toi comme au bonheur suprême.
Je te fuis parfois, mais je reviens quand même.
C'est plus fort que moi: Je t'aime!

ctrl c, ctrl v

Sardinha da Barbara - 18/01/2002

Veja só: em inglês, a gíria "pot" quer dizer maconha. E o apelido do príncipe Henry, o filho de Charles, que admitiu ter puxado fumo recentemente, é Harry. Una uma coisa à outra e o que dá? Ora, dá o Harry Potter!

Barbara Gancia

eu queria gostar de beber chá, mas pelo visto é amor platônico.

começo de gripe.

inferno.

o murilo benício, não importa em que papel, tem uma boca que parece anestesiada pelo dentista.

Elis

Ah, eu poderia colocar a letra de fascinação, mas não. nem fotos. Isso outras pessoas farão e com maior competência que eu.
Eu vou falar que ouvia Elis e gostava, aos 11 anos. Tinha uma fita chamada "A Arte de Elis Regina", coletânea de capa marrom.
Naquele dia, eu estava em casa, com a minha mãe, de manhã, acho que antes de ir para a escola. Ela perguntou se eu gostaria de cortar o meu cabelo igual ao da Elis, eu disse nem morta!
Algum tempo depois a gente soube da morte dela. Meu pai, grave, olhando para a tv, disse "foi droga" e minha mãe, na mesma hora "não fale isso na frente da menina!"

Deu saudade de Elis, mas deu mais saudade de quando pai e mãe tinham cuidado com o que diziam na frente dos filhos.

Eu sou egoísta, por isso?

18.1.02

Fogo!

Putz, que dia. Teve um princípio de incêndio aqui em casa.
Começando do começo: o aquecedor deu defeito, ele é a gás e tem uma chama-piloto que fica sempre acesa. Quarta feira o moço veio consertar. Hoje, lá pelas 6 e meia da manhã, acordei e fui tomar banho. Senti um cheiro de gás vazando do aquecedor, mas tava com sono, deixei para lá e tomei meu banho morninho. Daí fui acordar amado marido. Então a campainha toca, mas eu fico com preguiça de atender. E tocam de novo, e eu vou ver o que é e páro no meio do caminho: a chama do aquecedor saiu do controle, tava queimando por baixo, em uma placa de acrílico que eu coloquei para proteger a máquina de lavar da chuva (na área de serviço não tem janela, é só o vão livre e a chuva molhava a máquina de lavar).
Dou um grito por ele e tiro a placa de acrílico, que já estava derretida e pegando fogo na parte próxima ao aquecedor. Jogo dentro do tanque de lavar roupa e abro a torneira. Aí, sem pensar, fechei o registro do aquecedor e queimei o polegar e o indicador da mão direita. Amado Marido aparece quando tudo já foi controlado, isso durou uns segundos, apenas. Passei remédio na queimadura e tá dando para digitar sem problemas.
Aí é a vez do segundo susto. Por ter levantado de um pulo da nossa cama baixinha (é só o estrado e o colchão, sem pés) e ainda mais o susto do meu grito, ele passa mal. Fica suando frio, meio tonto, enjoado. Achei que era queda de pressão e dei um pouco de sal, e ele ficou descansando.
Fiquei tomando conta dele até agora, qdo ele foi pro trabalho jurando que vai passar no posto médico de lá.
E, claro, já agradeci à vizinha que me avisou.

17.1.02

esta foi a melhor foto que consegui do vestido da isabel. tá bunitinha, mas não dá para ver como o vestido é completamente lindo.



sim, eu sou ridiculamente romântica.

A Raquel achava que Muriel era minha filha-gente. Acho que mais pessoas devem pensar isso... É não, gente, muriel é uma gatinha branca, eu sou só mamãe-miau...

ANINHA PASSOU NA PRIMEIRA FASEEEEEEEE!!!!!!!!!!!!!

Parabéns verdeamarelaazulebranca da minha vida! Agora só falta mais uma e vc tá livre! Pode ir fazendo a mala para passar 15 dias de paparico aqui no Rio!!!!!!!!!!!!!

lá em recife, quando uma pessoa está inquieta, dizem que ela está adivinhando chuva.

este filme é abaixo de qualquer classificação de tão ruim, mas eu acho esse cartaz lindo. mostra tudo, não mostra nada. demais.



showgirls, dirigido por paul Verhoeven

às vezes eu tenho a impressão de que só falta uma palavra para que tudo mude.
não sei que palavra é essa;
não sei se quero saber

Aprendendo a fazer pão
Nina Horta

Mulheres e trabalho caseiro dão uma boa série para começo de ano. Quem é essa baixinha, vestida de branco? O que é, o que é, esse fiapo de gente de cabelo vermelho, arretada, difícil, fechada? O que é, o que é, reclusa, apaixonada, monja, pagã, noiva sem noivo, homem ou mulher, o que é?
Dizem que é a maior poeta americana, alguns a comparam a Shakespeare na consistência das palavras. O que tinha na cabeça para se esconder uma existência inteira na casa dos pais, esconder seus quase 2.000 poemas, nunca publicados em vida, guardados em saquinhos de pano?
Não aprendeu o recato do lar na escola. A diretora tinha fogo nas ventas e afirmava que um dos grandes perigos para o cérebro das mulheres era a cozinha. Concentravam toda a atenção nessa área do conhecimento e não lhes sobrava tempo para cultivar a mente. O que as donas-de-casa tinham que fazer era simplificar a lida e aproveitar a vida (com leituras edificantes). E que se danassem os maridos, esses tiranos, diante dos quais as mulheres se curvavam em servidão sem esperança. (Opa, isso em 1850!)
Mas a poeta só achava da vida o que queria achar, depois de muito pensar. Tratou de transformar a religião da família e do colégio numa coisa só sua, estudou bastante, apaixonou-se pelos livros e depois, já que podia escolher, escolheu voltar para casa, para a fortaleza paterna, de onde começaria uma imensa viagem para dentro de si mesma.
Lutou sempre para reconciliar seus dons de imaginação com o papel de mulher, com a realidade doméstica, sem deixar que o fogão, a agulha e a vassoura a fizessem menor. Completou a grandeza de seu projeto poético lavando louça na pia.
"Viver é um êxtase, o mero sentir a vida é alegria bastante."
É um lugar-comum comparar a casa a um cadinho de alquimia, mas os lugares-comuns existem para serem repetidos à exaustão. A transformação das matérias, a fibra se fazendo fio, o fio tecido, as aranhas trabalhando em círculos de luz, o fim e o começo, circunferências, tarefa interminável. O barro, bilha e vaso, o bulbo, flor.
Os detalhes mais comezinhos se transformavam em metáforas, palavras unidas ou separadas por traços inconfundíveis e escritas em papeluchos guardados no bolso, em meio à faina.
Não era preciso atravessar a rua, largar a horta, a estufa ou o jardim para saber o Vesúvio, Veneza, Vera Cruz, Vevay. "Fechar os olhos é viajar. Gosto de viajar, mas minha casa tem encantos só dela."
Andando de cá para lá, mãos ativas, cabeça no mundo da lua. As coisas do dia-a-dia tinham um halo sagrado. Rosa-abelha-borboleta, pássaros-morcegos, bolos-sopas, bordados-costuras, uma religião de domesticidade (feroz). Na verdade, não adorava o trabalho todo da casa e, imagino, muita empregada ao redor. Sanguessuga, tensa, erótica, gostava mesmo era de juntar palavras, retratar a vida e a morte, bordar em sangue, chorar por dentro, trepanar o mundo, destampar a cabeça para ver o cérebro. Mas, já que tinha que escolher um serviço mais afável, que fosse a cozinha ou o jardim.
Adorava escrever cartas, nos dias de hoje seria uma internauta viciada e empedernida. Aos 14 anos, conta a uma amiga: "...Hoje vou aprender a fazer pão".
Daí em diante, tornou-se a padeira da casa, o pai não comia outro pão que não o dela. Num lance incongruente de sua biografia de mito, ganhou um concurso de bolos na feira de gado de sua cidade. O prêmio era de 75 cents, mas ganhou e continuou a fazer o pão ou bolo vida afora. "As pessoas querem doces, então é preciso fazê-los." Quatro xícaras de farinha de centeio - 1/2 xícara de manteiga - 1/2 xícara de creme - uma colher de sopa de gengibre - uma colher de chá de soda - uma colher de chá de sal. Confeitar com melado.
E sempre batendo a massa, com a cabeça rodando, tentando transformar o indizível em articulado, rabiscando, rabiscando.
Flashes do dia-a-dia furando e machucando os olhos. A irmã com a vassoura na mão - o avental sujo - o vestido que havia que ser branco impoluto - o balde as flores no vaso - é hora de fazer o jantar - costuro o mais depressa que posso para ter tempo de te amar - está na hora do chá - viver é tão emocionante que não sobra tempo para mais nada - os pêsames a carta - os pequenos desejos de mamãe, ler para ela, abaná-la, prometer que sua saúde vai voltar amanhã.
Paisagem que a alma triturou, descascou, escalpelou, rachou, soldou em versos.
(Emily Dickinson. Amherst, Nova Inglaterra, 1830-1886)

Folha de São Paulo, caderno Ilustrada, hoje.

a cozinha maravilhosa de ofélia

pudim de leite moça é para ficar uma hora ou uma hora e meia no forno?

eu quero voltar para o meu micro! odeio ler e-mail no webmail !

tão bom quando a gente se reencontra com uma poesia lida há tanto tempo que se julgava perdida! a bênção, são google!

Num campo de Margaridas
Thiago de Mello

Sonhei que estavas dormindo
num campo de margaridas
sonhando que me chamavas,
que me chamavas baixinho
para me deitar contigo
num campo de margaridas.
No sonho ouvia o meu nome
nascendo como uma estrela
como um pássaro cantando.
Mas, eu não fui, meu amor,
que pena!, mas não podia,
porque eu estava dormindo
num campo de margaridas
sonhando que te chamava
que te chamava baixinho
e que em meu sonho chegavas
que te deitavas comigo
e me abraçavas macia
num campo de margaridas.

idéia de céu: eu queria reencarnar como a narizinho do sítio dos anos 70.
só isso.

que pessoa é essa que fazendo as contas
que contando os pontos faz um lindo bordado
que pessoa é essa que tem a liberdade
de abrir a janela esbarrando no verde
que magia é essa que milagre é esse, hm,hm...

acho que vou processar minha mãe por não ter me dado a coleção de monteiro lobato que me prometeu a infância inteira. todo aniversário ela dizia que eu ia ganhar no natal, e todo natal ficava pro ano que vem.

tou com fome. vou comer arroz e feijão como almoço e café da manhã
eu sei, eu sei, a gente não deve ficar em jejum e o café da manhã é a refeição mais importante do dia
ouço isso desde menina e nunca desmaiei nem passei mal nem abriu um buraco no meu estômago
é que eu não tenho fome de manhã, só isso

malcriada

Seu Altair, vai lamber sabão!

eles venceram...

Baixa audiência faz Fox decretar o fim de "Arquivo X''


LOS ANGELES (Reuters) - A série "Arquivo X" terá sua nona temporada encerrada na rede de TV a cabo Fox em maio, devido à baixa audiência, informou o jornal Daily Variety, na edição de quinta-feira.
O criador do programa, Chris Carter, decidiu acabar com a série, cujos índices de audiência caíram com a saída de David Duchovny e com a forte competição. O programa ocupava a 72a. posição entre as 162 possíveis.
"A série está na nona temporada. Queremos sair no topo", disse Carter ao jornal. "Queremos sair como um programa forte."
Carter espera que Duchovny volte no papel do agente especial Fox Mulder nos dois últimos capítulos, contra a vontade de Gillian Anderson, que interpreta a agente Dana Scully. Os dois atores não se dão muito bem longe das telas.
Duchovny interrompeu sua participação na série na última temporada e Robert Patrick, que trabalho em "O Exterminador do Futuro 2", passou a interpretar o agente John Doggett.
O "Arquivo X" estreou na Fox em setembro de 1993 e conseguiu 15 Emmy Awards, incluindo um para Gillian Anderson.


como é que eu vou dizer isso pro fred? arquivo x subiu no telhado?

16.1.02

perpétua comentando comigo o que aconteceu com cássia eller:

"ela não vivia com outra mulher?"
"vivia"
"e qual delas era o homem?"
"nenhuma, perpétua. elas eram duas mulheres. se a cássia fosse homem se chamaria cássio."
"mas isso é uma doença!"

doutor, é édipo?

é, mas passa logo.

acho que vou escrever um blog só contando histórias do meu pai.
assim ele fica mais perto.

já não sei quantos anos faz que ele morreu. lembro um pouco do cheiro dele, da barrigona fofa onde eu gostava de deitar a cabeça, dos dedos amarelos de nicotina, do café pequeno servido em xícara grande, das pequenas manias como calçar primeiro o pé direito do sapato, da voz...

a voz...

eu nem lembro mais da voz do meu pai, mas num segundo eu reconheceria se ele me chamasse. "Ô Teeela..."

como num sonho, anos atrás, em que eu o via numa multidão e saía gritando por ele, não pai, mas pelo nome, geraldo cavalcanti! geraldo cavalcanti!

minha mãe me disse uma vez que não há dois tons de verde iguais na natureza.
ás vezes me pego olhando, em dias muito claros, as árvores perto do corcovado. tem uma palmeira que se destaca num ponto, e eu gosto dela.
numa rua aqui perto, quase frente a frente, um flamboyant vermelho e um jasmineiro branco. lindos, lindos. toda vez que vejo, quero tirar uma foto.

mesmo que não tire, não se perderão.

baranga news

Segundo o Lúcio Ribeiro do UOL, esta é uma foto da britney com o nsync dela, em férias.

Eu deixei de gostar do Ross. Ô personagenzinho sem conteúdo.
O Joey pelo menos é divertido. O Ross é uma cilada ambulante, o cara que tinha tudo para ser legal mas é um tédio.
Nem chato ele é. Ross é a personificação humana do leite de magnésia.

O Chandler tá estranho pq o Matthew Perry é estranho.
O Ross nem isso. Chiclete velho pregado embaixo da mesa, isso sim.

uma vez a minha tia mais velha pediu para ir no meu quarto ver como era um computador.

A Meg Sub Rosa tá fazendo uma pesquisa sobre o que faz a gente escrever os nossos posts.

quando você vai escrever um post...como é que é?

Meg, na maioria das vezes o que me move é randômico. É o que pensei no momento, ou as pequenas coisas que me chamam a atenção, como o moço me chamando de madame. Tá certo que às vezes eu venho pronta para falar de uma coisa, e então corrijo o post algumas vezes. Ou copio coisas que me agradam. Mas a realidade dos meus posts é caótica. Meu quarto não aceita arrumações.

o moço que tá consertando o aquecedor me chamou de madame!
me senti veeeeeeeeeeeeeelha!

15.1.02

ameaça

Rubem, ex enfermeiro do meu pai, me contou faz tempo o que a mãe dele dizia quando queria que a filharada ficasse quieta.
abraspas
Eu vou te dar uma surra que você nem morre e nem fica bom, e cada vez que se lembrar, vai cair duro coberto de mosca!

fechaspas

você arriscava? nem eu.

lembrei que tinha uma história tristíssima no sítio do picapau, era de uma abelha chamada efigênia e era uma adaptação de uma história grega, não sei qual... mas era tão triste que de noite eu chorava de pena dela, as abelhas estavam em guerra contra as vespas e de alguma maneira a efigênia ia morrer... era efigênia ou ifigênia? acho que era ifigênia... o cenário era a colméia, tão grande... e o povo do sítio dentro... quem lembra? quem me abre os olhos do coração?

sonhei que dava para ver a china da janela. e que meus queridos ex chefes tinham um bebê e eu ia visitar. mas na china que eu via da janela tinha um mar com uma salina imensa. e na hora de eu sair da china acontecia que achavam que eu era espiã.

ai, agora tenho que ir no supermercado. esse blog tá ficando um tédio. " ai, vou no banco. ai, vou no supermercado. ai, tem que chamar gente para consertar não-sei-o-que que quebrou."

preciso entrar numa fase " ai, vou viajar. ai, vou para o mestrado. ai, vou pintar o cabelo. ai, vou trabalhar. ai, ai, ai, ai, tá chegando a hora..."

estou com let´s dance do bowie, rodando na minha cabeça.
li que ele foi parar no hospital por conta de uma gripe forte, mas já foi liberado.

não fui no banco. o moço não veio pegar o monitor e me deixou mofando. vou falar mal pq não é a primeira e nem a segunda vez q isso acontece: a empresa é uma autorizada tce chamada multifix. marcam e não vão pegar, e por isso eu vou pagar multa na conta que vou pagar amanhã cedinho no banco.

o moço encanador já foi. e limpou a sujeira que fez! lá em recife nunca vi ninguém fazer isso, chega deu gosto. volta amanhã para fechar tudo e azulejar.

A terapia do doutor Cinema
Contardo Calligaris

É raro, mas acontece: um psicoterapeuta pode sugerir que seu paciente assista a um filme específico. Quem sabe a experiência facilite a reflexão do paciente sobre suas dificuldades ou o ajude a inventar uma solução.

Ora, Gary Solomon -psicólogo americano, conhecido como "doutor Cinema" proclama que as sugestões cinematográficas constituem propriamente um método terapêutico. Solomon publicou, em 1995, "The Motion Picture Prescription" (receitando filmes) e, recentemente, "Reel Therapy" (a terapia da bobina).

Ambos os livros são catálogos de filmes que podem ser receitados. Cada título é acompanhado por uma lista intitulada "temas curativos" (são os problemas para o tratamento dos quais o filme é indicado) e pela seção "Cinematerapia", na qual Solomon encaminha o olhar dos pacientes-espectadores na direção dos "temas curativos".

Tomemos "Cidadão Kane". Eis os "temas curativos": "ser obcecado pelo dinheiro, ser obcecado pelo poder, quando ter um affaire torna a gente infeliz, aprender que há mais na vida do que os objetos materiais, desejo de voltar a uma infância inocente". Na "Cinematerapia", Solomon confessa que ele mesmo nasceu na parte pobre de Inglewood, Califórnia, e que, a cada vez que atravessava os bairros ricos, ele pensava que seus habitantes deveriam ser muito felizes. Mais tarde, ele acrescenta, "aprendi o que filmes como "Cidadão Kane" podem ensinar: o dinheiro não preenche o vazio que vem do fato de não gostar de si mesmo e da vida que nos foi dada". Ele chama a atenção para o fim do filme, quando Charles murmura suas últimas palavras: "Rosebud" é o nome de seu trenó quando ele era criança. Solomon comenta que muitos trocariam sua fortuna pelos prazeres simples da infância. Muitos, ele continua, sentem essa nostalgia, mas não conseguem falar disso. Portanto não fazem nada de construtivo para mudar sua vida. "Está cansado de viver sempre sob a pressão financeira que o prende a seu trabalho? Poderia podar um pouco seu padrão de vida e começar uma nova carreira? Talvez você seja um advogado que sempre quis ser um jardineiro." Em suma, assistindo ao filme, o paciente reconhecerá uma infelicidade com a qual ele sofria, mas que mal conseguia definir. Graças ao filme, ele saberá tomar providências.

Solomon não propõe teorias. Ele constata apenas que os pacientes, assistindo aos filmes receitados, descobrem que seus problemas são compartilhados por outros e, com isso, param de negá-los. Um filme fornece palavras e imagens para descrever e abordar questões que, sem isso, permaneceriam perigosamente silenciosas. Outro filme permite a volta de lembranças perdidas ou a experiência de emoções reprimidas.

Para ilustrar o valor formador do cinema, Solomon evoca sua infância difícil: "A maioria das pessoas, sobretudo as crianças, diverte-se assistindo aos filmes. Mas eu devo algo mais ao cinema: aprendi com ele a sentir coisas que minha família nunca me ensinou a sentir. O medo, sim, eu tinha bem claro. Estava com medo o tempo inteiro. O meu pai passava seu tempo espantando quase mortalmente a minha mãe, a minha irmã e a mim. Mas o restante do leque emocional dos sentimentos, como o amor, a confiança e a empatia, eu aprendi no cinema".

Por que no cinema e não na literatura? Solomon foi disléxico desde a infância. Mas não precisa de tanto. Eu, por exemplo, fui um leitor precoce e continuo lendo romances e contos com paixão. Mas lembro que, nos 12 meses dos meus 15 anos, li quatro Dostoiévskis e vi, no mínimo, 140 filmes. três a cada sábado, no cineclube da escola. Além dessa superioridade quantitativa, a imagem cinematográfica oferece um suporte fácil e imediato para nossas identificações. Conclusão: como todo o mundo, aprendi a viver, no mínimo, tanto pelo cinema quanto pela literatura.

De qualquer forma, se o cinema é para nós uma experiência formadora, por que não usar filmes escolhidos como um supletivo para momentos difíceis? Os pais de adolescentes usuários de drogas deveriam assistir a "Bicho de Sete Cabeças". Qualquer casal atormentado pelo ciúme masculino encontraria sua cura numa boa dose de "Eu Tu Eles". E por aí vai.

A ordem moderna do mundo é bastante incerta. Para orientar nossas condutas, só dispomos dos cenários que nós mesmos inventamos. Desses cenários, o cinema é o repertório maior e de acesso mais fácil.

Entendo, portanto, o entusiasmo de Solomon. Mas, antes de transferir meu consultório para a cinemateca, uma hesitação. Certo, podemos sofrer de uma falta de histórias que dêem sentido a nossas vidas, histórias que o cinema nos ajuda a encontrar e a inventar. Mas sofremos também de um excesso de histórias. Para evitar o pouco sentido da vida e do mundo, nós nos enredamos, às vezes, em cenários sofridos ou francamente catastróficos, mas aos quais não sabemos como renunciar. Em suma, pode ser útil que um psicoterapeuta seja lanterninha, mas qualquer lanterninha deve, de vez em quando, saber anunciar que o filme acabou e que já está na hora de voltar para a rua.

folha de são paulo, 10/01/02

o banco fecha às 3 e fica a meia hora de distância - a pé - daqui.
eu pre-ci-so ir ao banco.
será que o moço se manda antes das duas e meia da tarde?
o barulho tá grande, a destruição tb.

hmmmmmm... essa eu não sabia...




Take the What Should Your New Year's Resolution Be? Quiz

vem cá: alguém acreditou na história do desmaio do w bush?
ah, tem dó.

praga de talibã tem poder, hein?

moço aqui derrubando parede por causa de um vazamento no ap de baixo. a cozinha tá o caos. tive que tirar rudo de dentro do armário da pia e simplesmente não há onde guardar. quando eu pensar que preciso comprar mais prato, travessa, copo, caneca ou talher eu vou lembrar de hoje e mudar de idéia.

e muriel, claro, tá brincando de fiscal de obra. morre de medo das marteladas mas não sai de perto.

momento mulherzinha

aaaaaaaaaaaaah.... que lindo o vestido de casamento de Isabel, na Padroeira... tão vaporoso, rosinha, romântico... o véu, com florzinhas bordadas... lindo lindo lindo... chega deu vontade de casar na igreja...

Ontem, Ally McBeal foi sobre o atentado.
Quer dizer, veladamente sobre o atentado. Mas foi bonito.
É por essas que Ally é minha série preferida. Desbanca até Friends.
Só faz falta ter uns hominhos bunitinhos... só o Jackson - que anda sumido - não dá...

é, eu sou sensível, inteligente e coisa e tal, mas sou gente, caramba! :)

Gil, tu sabe quem eu vi ontem em Felicity? A senhorita Topisto, de A Gata e o Rato. claro que não estava fazendo esse papel, mas era a atriz. De cabelinho bem curto e um pouco mais velha, mas era ela. Lembrei de vc na hora.

E não, a songamonga da Felicity não tá grávida. Só vi o episódio para ter certeza disso...

Mas qual é a mulher que não passa pelo susto de achar que tá grávida na hora mais inconveniente para uma gravidez? Eu passei, e não quero passar de novo por aquele medo de jeito nenhum!!!!!!!!!

marrapai!!!!!!!!!!!!!

Fred quer pq quer baixar harry potter no kazaa. Só que tem gente disponibilizando outros filmes com o nome do bruxinho. Então já temos clube da luta, billy maddison e umas porcarias que demoraram horas para baixar e quando abrimos para ver... pois é. harry potter deve estar rindo da nossa cara, trouxas. acho que vamos ter mesmo que encarar o cinema.

Sonhar mais um sonho impossível

um dia ainda entro numa loja e digo
"quero isso, isso, isso, dois daquilo, aquele outro eu quero um de cada cor, agora aquele, este, isso, isso, isso, hmm... dois desse aqui, tem um menor? ótimo. é, é só isso, obrigada."

deve ser dimaisssss! Tenho certeza que o sucesso de Uma Linda Mulher deve muito à cena das compras ... incluindo, é claro, o fora naquela vendedora!

descobri como fazer para fazer muriel ficar quietinha de manhã!
é só dar comida para ela logo depois de soltá-la!
Ela come, fica se lambendo e vai brincar, bem caladinha, e eu posso voltar a dormir...

14.1.02

meu vô Juca morreu quando eu tinha quatro anos, mas um presente dele me acompanhou até a adolescência: uma roseira.
ele plantou essa roseira num jarro. ela era pequena e tinha rosas minúsculas de um quase vermelho.
meu vô dizia que essa era a roseira Maria Stella. tenho umas de suas flores na minha bíblia.
a roseira já morreu, faz tempo.
até as roseiras morrem.

Esta música, este filme, este baile: eu quero viver.
Será que eu sou, até hoje, ridiculamente romântica?
Ah, o que o cinema fez comigo não tem volta.



As the World Falls Down

Bowie

There's such a sad love
Deep in your eyes, a kind of pale jewel
Open and closed within your eyes
I'll place the sky within your eyes

There's such a fooled heart
Beating so fast in search of new dreams
A love that will last within your heart
I'll place the moon within your heart

CHORUS
As the pain sweeps through
Makes no sense for you
Every thrill has gone
Wasn't too much fun at all
But I'll be there for you-oo-oo
As the world falls down

Falling
(As the world) Falling down
Falling in love

I'll paint you mornings of gold
I'll spin you Valentine evenings
Though we're strangers till now
We're choosing the path between the stars
I'll leave my love between the stars

CHORUS

Falling
(As the world) Falling down
Falling
As the world falls down
Falling
Falling
Falling
Falling in love
As the world falls down
(down) Falling
Falling
Falling
Falling in love
As the world falls down

Falling
Falling
Falling

Makes no sense at all
Makes no sense to fall
Falling
As the world falls down
Falling
Falling
Falling in love
As the world falls down
(down) Falling
Falling
Falling in love
Falling in love (love)
Falling in love
Falling in love
Falling in love



sem palavras...

ai, ai...


lovesong for a vampire
Annie Lennox

come into these arms again
and lay your body down
the rhythm of this trembling heart
is beating like a drum


it beats for you, it bleeds for you
it knows not how it sounds
for it is the drum of drums
it is the song of songs

once i had the rarest rose
that ever deigned to bloom.
cruel winter chilled the bud
and stole my flower too soon.

oh loneliness, oh hopelessness
to search the ends of time
for there is in all the world
no greater love than mine.

love, oh love, oh love
still falls the rain (still falls the rain)
love, oh love, oh, love
still falls the night
love, oh love, oh love
be mine forever (be mine forever)
love, oh love, oh love

let me be the only one
to keep you from the cold
now the floor of heaven's lain
with stars of brightest gold

they shine for you, they shine for you
they burn for all to see
come into these arms again
and set this spirit free

trilha sonora de entrevista com o vampiro

:) alguns de vocês não sabiam que eu sou uma vampirinha... ;[

quem tem gatos ou bebês sabe que é impossível parar de tirar fotos.
147 a espera de download na máquina digital :)

Façam suas apostas!

Quem ganha o prêmio Cigano Igor na novela das 8?

Murilo Benício como Diogo, Murilo Benício como Lucas ou Murilo Benício como Leo, o clone?

bem, acreditem ou não, fiz tudo que tinha prá fazer. e amanhã ainda tem mais fila de banco, o pessoal que se deus quiser vem pegar o monitor para levar pro conserto, encanador quebrando parede pq o ap de baixo tá com vazamento e na quarta tem gasista prá consertar o aquecedor e as bocas do fogão.

gasista?

é, fred disse que se chama assim esse profissional.

não sei se mudo meu nome para isaura ou amélia.

não dá prá não ler

Prazer compulsivo
Drauzio Varella

Para o cérebro, toda recompensa é bem-vinda, venha ela de uma droga ilícita ou da experiência vivida. Sempre que os neurônios dos centros encarregados de reconhecer recompensas são estimulados repetidamente por substâncias químicas ou vivências que confiram sensação de prazer, existe risco de um cérebro vulnerável ficar dependente delas e desenvolver uma compulsão. Por isso tanta gente bebe, fuma, cheira cocaína, perde casa em jogo de baralho, come demais, faz sexo sem parar, compra o que não pode pagar e levanta peso compulsivamente nas academias.

A palavra dependência vem sempre associada às drogas químicas, ao desespero do dependente para consegui-las, ao aumento da tolerância às doses crescentes e à crise de abstinência provocada pela ausência delas na circulação. A tríade compulsão-tolerância-abstinência, no entanto, não é obrigatória mesmo no caso de substâncias dotadas de alto poder de adição.

A cocaína, por exemplo, droga de uso altamente compulsivo, causa síndromes de abstinência relativamente discretas, desde que o usuário não entre em contato com a droga ou com alguém sob o efeito dela. Apesar de causar dependência, a maconha muitas vezes é consumida esporadicamente, sem que o usuário apresente crises de abstinência dignas de nota. Doentes que tomam morfina para combater dores fortes, em menos de 3% dos casos, desenvolvem obsessão pelo medicamento quando as dores param.

Toda vez que o cérebro é submetido a estímulos repetitivos carregados de conteúdo emocional, os circuitos de neurônios envolvidos em sua condução se modificam para tentar perpetuar a sensação de prazer obtida.

Esse mecanismo, conhecido como neuroadaptação, é arcaico. Quando a abelha penetra uma flor e sente o prazer de encontrar o alimento desejado, é liberado, em seu cérebro, um neurotransmissor chamado octopamina. Quando um adolescente fuma maconha ou cheira cocaína, ocorre, nas terminações nervosas de certas áreas cerebrais, aumento na concentração de dopamina. A semelhança de nomes entre ambos os neurotransmissores traduz a proximidade da estrutura química existente entre as duas moléculas. Apesar de as abelhas terem divergido da linhagem que nos deu origem há mais de 300 milhões de anos, os mediadores da sensação de prazer são quase os mesmos nas duas espécies.

Na seleção natural das espécies, levaram vantagem reprodutiva aquelas que desenvolveram mecanismos de recompensa ao prazer com a finalidade de criar a necessidade de buscar sua repetição. Para o organismo, em princípio, tudo o que traz bem-estar é bom e deve ser repetido. Se não fosse assim, nós nos esqueceríamos de nos alimentar, de fazer sexo ou de procurar a temperatura mais agradável na hora de dormir.

Os estudos para entender o mecanismo de neuroadaptação em resposta aos estímulos repetitivos de prazer levam a crer que os neurônios se organizem em circuitos que convergem para estações cerebrais situadas nas proximidades dos centros que coordenam memórias e emoções. Neurônios situados nessas estações ligadas à recompensa estabelecem conexões com outros que convergem para o chamado centro da busca. Estes, quando ativados, interferem no comportamento, criando forte sensação de ansiedade para induzir o corpo a buscar a repetição do prazer. Por isso o fumante sai da cama atrás de um bar para comprar cigarro, o alcoólatra bebe no horário de trabalho e o craqueiro pede esmola para comprar a droga.

Por um capricho da natureza, entretanto, a estimulação repetida do centro do prazer pode provocar ativação irreversível do centro da busca, de modo que este permanece estimulado mesmo quando o uso da droga já não traz mais prazer nenhum. Em outras palavras, o prazer repetido à exaustão pode disparar o centro da busca irreversivelmente.

É frequente entre os usuários crônicos de drogas o aparecimento de quadros persecutórios em que o dependente imagina ser perseguido pela polícia ou por algum desafeto. No caso da cocaína, da heroína, do crack, da morfina ou do álcool, não é raro surgirem alucinações em que o usuário vê bichos na parede e inimigos embaixo da cama. Nessa fase da adição, nem o dependente é capaz de entender o que o leva a tomar outra dose e a repetir experiência tão dolorosa. O centro da busca assumiu o controle; obriga o dependente a ir atrás de um prazer que não existe mais.

Esse mecanismo neuroadaptativo, associado à tolerância que o organismo desenvolve a doses crescentes de qualquer droga administrada repetidas vezes, constrói a armadilha que aprisiona tantas pessoas no inferno da dependência química. A primeira cerveja deixa o adolescente bêbado; depois de alguns anos, é preciso tomar meia dúzia para obter efeito semelhante. A primeira cachimbada de crack tira de órbita e faz o ouvido zumbir durante meia hora, mas, após alguns dias de uso, o efeito dura menos de um minuto. Pela mesma razão, todo usuário crônico de maconha se queixa equivocadamente de que não existem mais baseados como aqueles de antigamente.

Em artigo publicado na revista "Science", um grupo seleto de neurocientistas mostra que, por trás do consumo de drogas, das compulsões alimentares, sexuais ou de fazer compras, da cleptomania e do vício do jogo ou de fazer exercícios exageradamente, existe um mecanismo comum de neuroadaptação.

folha de são paulo, sábado, 12/01/02

como assim, já é meio-dia? :O

acho que a gente é o único casal que não vê os normais na sexta à noite.

ando chamando atum de zé mayer e muriel de murielita.

tá fogo segurar esse gato pedófilo.

fred ontem se espantou ao descobrir que eu gosto de jóias, apesar de não ter nenhuma.
pois é. a cara dele quando eu disse que aquela caixinha azul celeste com fita branca de cetim era da tiffany´s e o anel que a mulher do filme colocou no dedo tinha lapidação marquesa, ah, a cara dele deveria ter sido fotografada.
culpa daqueles especiais da gnt sobre a rota dos diamantes.

se eu pudesse ia na tiffany´s e tomava um breakfast. e comprava coisas miúdas, delicadas, nada de paloma picasso. o fim da picada é jóia grande. perua, emergente, essas coisas.

também gosto do antonio bernardo e morro por ter um colar como o do bowie em labirinto, copiei mil vezes aquela jóia meio triangular, meio vampiro. lindo. lindo, lindo.

é, vc pensa que me conhece, baby.

tenho mais camadas que uma cebola. algumas fazem chorar, também.

socorro! alguém me tire da frente do micro, que já são 11 horas e eu tenho mais o que fazer!

um amigo do fred fez um projeto para um restaurante que a marlene mattos vai abrir. disse que ela é inteligente, alto astral e gente boa.
não tenho pq duvidar desse amigo, mas certas coisas eu só acredito vendo.

ps: inteligente todo mundo sabe que ela é. senão, não teria chegado onde chegou.

o que vc prefere: um episódio inédito de futurama ou um inédito dos simpsons?

...

pois é, eu também.

fred e eu discutindo ontem se é melhor ser criança

ele : criança não tem preocupação. os outros cuidam de tudo para ela.
eu: todo mundo manda em criança, até quem não conhece.
ele: mas não precisa obedecer.
eu: eu sempre obedeci. disseram que era para ser uma boa menina e eu fui.
ele: ...

tirei os livros de fred da última prateleira da estantezinha da sala.
minhas violetas agora moram lá.
e aí, muriel, como você vai alcançar agora? hahahaha.

e a violeta-arrancada-pela-raiz-duas-vezes está firme e forte. duro de matar é isso aí.

conversei ontem com minha mãe e ela estava toda animada, falando da visita que um primo meu fez a ela.
lembro vagamente desse primo na minha infância: ele andava de moto e eu morria de vontade de andar de moto.
mas ele era irresponsável ou então não sabia andar direito, pq vivia caindo, e meus pais nunca me deixaram andar com ele.

coisa que me deixa com raiva é ver escreverem leminski com y no final.

agenda do dia:
banco - pagar credicard que para variar está atrasado. eles nunca bloqueiam, me amam pq eu gasto feito uma alucinada (dentro dos meus parcos vinténs) e nunca pago a fatura inteira, sempre jurando me comportar no mês seguinte. o estranho é que os gastos nunca são comigo.

ligar para a autorizada para consertar o monitor

ligar para alguém consertar o aquecedor a gás e o fogão

e amanhã

ir de novo ao banco pq vence uma conta de fred e ele não deixou o cartão comigo.


ê vida de doméstica/office girl