98 Telinha e seus gatinhos: 10/01/2001 - 11/01/2001

no dia que eu me zangar
mato voce de carinho

Ze´ Limeira

31.10.01

Parabéns atrasados, mas cheios de carinho (estilo coluna social, hehehe)

Sandra, Béco Doidinha, mulher/mãe/amiga cheia de criatividade, carinho e cachorrinhos correndo. Essa criatura florida, colorida e musical teve festa dia 28, cercada por dois Daniel (marido e filho) e uma Bebelzinha gostosa e sapeca (filha), além dos corações dos amigos de sempre do seu Jornalzinho.

E ontem o menino Danilo, filho de Socorro e Beto, fez um aninho. Ele adora a música do "vai, pamonha, vai curau" e assiste Os Piores Clipes, da MTV. Esse aí promete!

Em tempo: Hoje é Halloween, solte as bruxas!

Virei gente

Sabe quando a gente viaja e não liga para a mãe para avisar que tá tudo bem pq tudo tá bom demais? Pois é. Nem senti falta do micro - só um tiquinho ;) quando estava na megastore da FNAC, aquele templo de perdição - mas senti falta de Atum (sentimos... Fred exige o plural).

Adorei São Paulo, apesar de um erro crasso de vestuário: só levei 3 camisetas, o resto era casaco de frio e fez um calor senegalesco na terra da garoa. A minha gripe piorou, sumindo com a minha voz, e teve um dia de molho no hotel, e olha que até o ruim foi bom: café no quarto, tv e longos cochilos juntinhos.

Ficamos na Liberdade, e adorei o bairro. Senhoras japonesas desse tamainho, empertigadinhas, andando por todos os cantos com suas sacolinhas de compras. E fui na feirinha típica (marromeno, já que tinha até acarajé) e tirei a sorte no realejo. Comprei umas besteirinhas para mim e para as sobrinhas (ca-la-ro!): uns origamis maravilhosos (pena que não comprei o cisne para a minha mãe, fica para a próxima), duas bonequinhas, canetas - óbvio - um calendarinho de geladeira com uma jovenzinha feita de colagem e meu xodó: um casalzinho de quimono, minúsculo, mais ou menos 5 cm e feito à mão, de pano!

Na Liberdade, as ruas são enfeitadas com lanternas nos postes vermelhos, lojinhas com coisas que até Deus duvida: se eu tivesse 150 reais vadios, que pudesse gastar em besteira, teria comprado uma torradeira cor de rosa da Hello Kitty, que faz torradas com a carinha da gata assadinha no pão. É o supérfulo mais fofo que eu já vi na vida! E, como expliquei a Fred, não é de todo inútil, pq faz a torrada. E para meninos, havia a opção da torradeira com dinossauro.

Que mais? Exposições, restaurantes (menino, que pizza maravilhosa!), até num templo budista a gente foi. É um lugar grande, com espaços abertos, silêncio de tranqüilidade. E no hotel tinha a Doutrina de Buda para a gente ler. Minha ignorância achou o livro diferente do Pequeno Buda, com o Keanu Reeves :) É que a história do verdadeiro Sidarta Gautama é diferente da que o cinema contou. Prá começo de conversa, ele tinha outro nome, que esqueci agora, pq não roubei o livro do hotel, claro. Seria uma péssima maneira de iniciar meus estudos na área.

Não, não senti falta do micro, senti mais falta da Sony, do GNT e do Multishow no hotel, que tinha a Warner e E! como opções. Mas o bizzarro era um canal que exibia pela manhã o Cartoon Network, à tarde o EuroChannel,e de noite o SexyHot. E, claro, num canal passava o NHK, canal japonês.

Não, não senti falta do micro, mas fiquei fazendo anotações mentais para contar para vcs como foi a viagem. E, com Tico gripado e Teco com febre, muita coisa vai deixar de ser dita... paciência.

E hoje de manhã - como pode isso, de manhã num canto, de noite tão longe? Não acostumo... Hoje de manhã era quarto de hotel, cortina grossa, fechada, cama que fazia ponhóin pq o colchão era muito mole... Bem, hoje de manhã foi a vez de Fred ir à feira. Comprou presentes para o pai, a tia, a irmã e uns colegas do trabalho. Naquelas lojinhas que dá vontade de comprar tudo. Tipo: "eu quero isso, isso, isso, isso e dois daquilo". E comprou um casal de gatinhos de cerâmica, de quimoninho, num pedestal de madeira. Lindo, lindo, tá aqui do meu lado, no micro dele. No meu casal de gente, o moço usa quimono verde musgo e a donzela m quimono vermelho e longos cabelos negros, soltos, de lã superfininha. E nos gatinhos, ele tá de preto e ela de rosa, sorridentes com suas orelhinhas vermelhas.

Você sabe o que é um manekineko? É um gato (neko, em japonês) que fica com a patinha levantada, e ele segura uma plaquinha dourada com ideogramas. Serve para dar sorte no comércio, depois eu conto a lenda dele. Pois Fred me deu uma caneca com textura de areia, muito diferente mesmo, com um manekineko nela. E ainda comprou um, pequenino, gorducho e branquinho, que vai dar para uma amiga que tem seis gatos em casa. Vai dar, se eu não roubar para mim ;)

E as exposições? Isso eu deixo para contar amanhã.

Mas eu preciso contar como foi a volta. Eu achei q a passagem era para 2 e 40 da tarde, Fred achou que era para 1 e 20. E isso era meio dia e a gente nem tinha fechado a conta do hotel ainda. Chegamos esbaforidos no aeroporto, eu me sentindo horrível pq tinha dito de manhã que o vôo era mais tarde, e toca a fazer o check-in nas carreiras, para descobrir que era às 2 e 40 mesmo. Quase matei Fred, claro, mas como ele ainda não assinou o seguro de vida em meu nome, deixei para depois.

VORTEI, POVO!

Bão, tou em casa, pé descalço e enjoada até a medula. Não posso comer nada antes de viajar, seja de avião, de ônibus ou mesmo uma viagem de carro. Fico verde. Mas vim dizer que cheguei e que amei São Paulo e já quero voltar lá. Atum está se fazendo de durão, não quer brincar nem comigo nem com Fred, mas é só uma fase de "Vcs saíram e me deixaram sozinho". Já já passa.
E eu vou me deitar um pouco. Quando virar gente de novo, volto e conto (quase) tudo ;)

26.10.01

Tou indo, té mais tarde, tchau e bença

Malas arrumadas, só estou esperando dar a hora de sair. Atum está estressadíssimo, desconfiando desse movimento todo... Mas enfim, passar uns dias sozinho não é nenhuma novidade para ele.

Amanheci melhor da gripe e da cólica. Fred tá preocupadinho comigo, que lindu! Mas vai dar tudo certo, e prometo contar as novidades assim que botar o pé em casa, semana que vem. Inté!

25.10.01

Gatos!!!!!!

Vejam flagrantes de uma vida com felinos! Este é um mangá maravilhoso! What´s Michael? Mangá é a história em quadrinhos japonesa, geralmente em preto e branco. Os mais famosos, como Lobo Solitário, têm mais de 50 volumes...
Minha madrinha de blog, a Cora Rónai que recomendou no InternETC! (peguei a pobre para madrinha sem consultar, mas até agora ela não reclamou... é que foi por causa do que ela escreve no Globo que eu resolvi virar bloguêra!)

hello, boys and girls

Só pode ser olho grande. Além de cólica, gripei. Mas vou para São Paulo amanhã nem que seja de uti aérea.
Antes de sair, deixo um beijo para vocês. E, sim, tou descansando e bebendo muito líquido. Mas amanhã não vou nem dar bola, eu quero é passear!

Não dá, hoje não tou com inspiração.

Sabor de infância: banana cortada em rodinha com um pedaço de goiabada de lata.

Feelings - Luís Fernando Veríssimo

“AI” do Spielberg não é bom, aqueles extraterrestre no final são de matar (o Spielberg) e acho que o filme — como boa parte de toda a obra do diretor — se deve a uma fixação mal resolvida na mãe (dele). Mas talvez isso possa ser dito da obra de todo o mundo.

Vale a pena pensar numa questão que o filme sugere, nem sei se conscientemente, no entanto. O menino robô da história é um protótipo de crianças feitas para suprir o mercado de pais carentes, gente que quer substituir um filho perdido ou apenas ter alguém pequeno e amável em casa, mesmo que seja artificial. Para ser um bom filho, o robô precisa amar a sua mãe. O robô do Spielberg já vem com pilhas e com édipo instalado. Adora a sua mãe, que aprende a adorá-lo também, mas acaba tendo que largá-lo no mato (detalhes no próprio filme, acho que ainda está passando em algum lugar) como um gato que não se quer mais. Todo o resto do filme é sobre a sua volta para casa, como muitas vezes também fazem os gatos enjeitados. Os bichos voltam para onde são alimentados e cuidados. O que o pequeno robô pede a todos que parecem gostar dele é “Me proteja”. Ele ganhou a capacidade de amar para ser amado, e o que o amor da mãe e dos outros lhe assegura é a sobrevivência. A questão do filme, intencional ou não, é a da utilidade da emoção nas nossas vidas. Ou, sem sentimentalismo, para que serve sentimento?

Um robô perfeito seria o que tivesse tudo do ser humano menos a emoção debilitadora, o que o pouparia da dor, da desilusão e dos chamados instintos baixos, ou a emoção faria parte do kit de sobrevivência que asseguraria a sua perfeição? Todos nós (bem, quase todos) nos enternecemos com bebês porque os seres humanos nascem incompletos, com cérebros ainda em formação, e precisam ser protegidos. Eles serem adoráveis e nós os adorarmos é um estratagema da Natureza para defender a caixa craniana dos bebês até que ela acabe de fechar. Amor é o nome de fantasia do impulso sexual, sem o qual nenhum de nós estaria aqui. A alma — essa coisa indefinível que nos distinguiria dos bichos e das máquinas — é um acessório não-orgânico que garante a continuidade do organismo. Acrescentá-la a gente artificial seria uma precaução científica, para protegê-la, não uma recaída antropofílica.

Mas sempre haveria o risco de uma disfunção, como pode acontecer tanto com os sentimentos como com os circuitos. O filme termina com o pequeno robô, no fim da sua volta obsessiva para casa, na cama com a mãe. Com o Spielberg, implicitamente, no meio.

não há joy de vivre (é assim que se escreve, Anna Barbara?) que se sustente qdo a gente tá com cólica. Nem ia escrever isso aqui, mas é a pura verdade.

24.10.01

Quarto da Telinha: um blog lúdico

Uêba! Cotidianidades voltou!

Deve ter sido um problema temporário. O blog Cotidianidades tá no ar de novo. Ufa.

Troopers

Fiz a minha trooper com gato e tudo, mas ainda não sei como colocá-la aqui. Passe no Stor Troopers e faça o seu! É tãaaaaaaaaao bunitinho!

Guga

Tão dizendo por aí que o menino tá jogando mal pq tá muito feliz namorando a Maryeva - a garota da gotinha de cerveja.
É, fio, tem mais coisas na vida do q o tênis. Sei bem o que é ficar abobada, sem render nadinha no trabalho.

Nikkei Palace, Liberdade

Meu deus, quarto com ofurô para casal. Hmmmmmmmmmmmmmmmm!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

Leis da física

Tenho prá mim que a gente é regido pela lei da inércia. Um corpo parado tende a ficar parado, um corpo em movimento tende a ficar em movimento. Até que ambos encontrem uma força que interaja com eles e mude a história toda.

Essa merece estar aqui

Onde nasceu Jesus?

Vários chefes de vários países se encontraram. Todos diziam que Jesus tinha nascido em seus respectivos países e indicavam as seguintes provas:


A) 3 provas de que Jesus era judeu:
Assumiu os negócios do pai dele;
Viveu em casa ate os 33 anos;
Tinha certeza de que a mãe era virgem e a mãe tinha certeza de que ele era Deus

B) 3 provas de que Jesus era irlandês:
Nunca foi casado;
Nunca teve emprego fixo;
O ultimo pedido dele foi uma bebida.

C) 3 provas de que Jesus era porto-riquenho:
O primeiro nome dele era Jesus;
Sempre teve problemas com a lei;
A mãe dele não sabia quem era o pai dele.

D) 3 provas de que Jesus era italiano:
Falava com as mãos;
Tomava vinho em todas as refeições;
Trabalhou no comercio.

E) 3 provas de que Jesus era californiano:
Nunca cortou o cabelo;
Andava descalço;
Inventou uma nova religião.

F) 3 provas de que Jesus era francês:
Nunca trocava de roupa;
Não lavava os pés;
Não falava inglês.

G) 3 provas de que Jesus era brasileiro
Nunca tinha dinheiro;
Vivia fazendo milagres;
Se ferrou na mão do governo.


Não sabemos qual a nacionalidade de Jesus, mas Judas, com certeza, era argentino.

Li no blog Telescópica.

Clooney

Não gostava dele. Achava sem sal. Tinha certeza de que era um absurdo o fuzuê sobre tal criatura.
Bastou vê-lo no Blowg, numa foto em sépia, todo anos 30, cabelinho com gomalina e cigarro na mão, num terno risca-de-giz, para meu coração depor as armas e se render, com as mãos para o céu e agradecendo a Allah.

Cultura blockbuster

Perguntei na locadora se tinha Rashomon. A atendente ficou me olhando, me olhando... Deve ter feito uma pesquisa mental entre pokemon e digimon, não achou nada. Aí anotei num papel, ela procurou e disse que ter, tinha, mas não naquela filial.

Oxe

Vendo uma reportagem no Hoje sobre expressões regionais, lembro de quando eu e Fred começamos a namorar e ele fez um pequeno dicionário de pernambuquês, para entender o que eu falava. Trancelim, arrodear, abuso... é engraçado lembrar desse tempo! "Eu, você, nós dois já temos um passado, meu amor..."

Quadros de mainha

Bem, a exposição da turma de pintura de Dona Helena vai ter vernissage nesta sexta, 26, às 8 da noite, na Galeria Atelier Gilson Brava, na Rua Capitão Sampaio Xavier, por trás do Bompreço dos Aflitos. Quem é de Recife pode aparecer, vai ficar aberta uns 15 dias. Dou as informações inexatas pq eu não recebi o convite (ô mãe!) e minha irmã passou os dados de cabeça (oca).

Para quem não é de Recife, Aflitos é um bairro. Tem esse nome por causa da capelinha de Nossa Senhora dos Aflitos. E Bompreço, claro, é um supermercado.

Sigla Cyborg

Caso o mundo seja dominado pela Inteligência Artificial, veja aqui como ficará o seu nome.

Olha só no que deu o meu: S.T.E.L.L.A: Synthetic Transforming Exploration and Logical Learning Android, com a variável T.E.L.I.N.H.A: Transforming Electronic Lifeform Intended for Nullification and Hazardous Assassination

Uia, que meda! Foi o menino do Alfarrábio, Paulo Bicarato, que me disse.

Cadê?

Sumiu o blog Cotidianidades! Que horror...

Tourist Guy

Eu vi a cara dele, sem o óculos escuros e a touca, na Folha de São Paulo! Ele é brasileiro, mesmo, e se chama Roberto... Que coisa mais bizarra... ele existe! ;)
Diz que na Suíça também é o maior auê sobre ele, além do Brasil, é claro. Engraçado, né? Já vi o cara numa pintura rupestre, como o quinto beatle no submarino amarelo, na Challenger...

Sampa

Brigada, NEO, pelas dicas de passeio. Onde ir à noite, onde comer junk food... brigada!

Lendo a Folha, ontem, descobri: tem a exposição do Egito para ver! Hm... me chama de Nefertiti, baby! heheheheh!

Não sei se peço a Deus para abrir o sol quando eu estiver por lá. Andar com sol na moleira não é para Fred, um ser cabeça-tronco-rodas. Mas não gosto de frio. Dúvidas, dúvidas, dúvidas...

23.10.01

Passagem na mão

Sexta feira vou para sumpaulo com Fred. Vamos ficar em plena Liberdade, voltamos dia primeiro de novembro. Rezem pela alma dos meu Credicard. Se bem me conheço, vou ficar devendo até as fraldas dos bisnetos.

Programação: exposição da Porta do Inferno de Rodin no MASP, lojinhas, Devir, passeios pela Liberdade (bairro japonês) y otras cositas más. Aceito indicações!

Leitura obrigatória

Obrigatória soa pesado, mas é que é absolutamente necessário ler "Ele me trocou por uma porca chauvinista" de Stella Florence. Minha xará traça os comportamentos de mulheres machistas e dos homens inseguros diante de mulheres independentes. Dá um nó no estômago pq há um certo reconhecimento ao ler o livro. Também dá vontade de que seja lido em sala de aula, do pré primário até a faculdade. Apesar dos temas serem meio indigestos (ela fala sobre aborto, traição e estupro, entre outras coisas) a leitura é lúcida, leve e saborosa. O texto sobre o Duran Duran me lembrou muito meus tempos de menudete. Stella Florence tb escreveu " Porque os homens não cortam as unhas dos pés", minha próxima aquisição.

Tá com toda a cara de resenha literária e até podem me perguntar se tou ganhando por fora pela divulgação. Mas não. Acredito que ler este livro é serviço de utilidade pública. Brigada, Guga, que me emprestou o livro quando estive em Recife.

História de amor

Essa é das mais inusitadas. Tava vendo uma entrevista com o Amyr Klink e ele contou como conheceu a esposa.

Um dia, uma moça foi tirar fotos do barco do Amyr, o Paratii. E ele ficou meio de longe, para não atrapalhar o trabalho dela e também pq achou que ela era uma fotógrafa meio obsessiva. De repente, ele olha para o barco e cadê a moça? Ela caiu na água! E pior: a hélice de um barco próximo a prendeu debaixo da água e começou a feri-la. Quando o Amyr nadou até ela, a pobre tinha perdido muito sangue por causa de um corte feio na barriga. Ele salvou a vida dela, que passou um tempo se recuperando do acidente. Yadda, yadda, yadda, casaram.

Ele voltou... Sergio Dávila voltou novamente...

Depois de um longo e tenebroso inverno a coluna Pop, Pop, Pop foi atualizada.

Atchim!

Soube que na Grécia antiga um espirro era considerado uma bênção dos deuses. Menino, devo estar abençoada até a próxima geração, pq tenho dado cada atchim que vou te contar...

Plantão Médico

Expe, convalescendo em casa, já voltou ao Make it Happen. Bem vindo, migo!

22.10.01

Querido diário

Escrevo diário, entre poucas pausas, desde os 10 anos de idade. Quando me mudei para o Rio, guardei todos numa caixa muito grande, que está no maleiro do meu antigo guarda-roupa na casa da minha mãe. Contei mais de 50 cadernos e muitas agendas. Vi minha letrinha escrita a lápis, as páginas de descobertas, alegrias, revoltas e medos. Lembrava de quase tudo. As capas feitas com carinho e falta de jeito. As pessoas que já foram embora, o nascimento das sobrinhas, algumas viagens, o primeiro beijo no primeiro namorado (ele era meu primeiro namorado, eu era a primeira namorada dele. E a gente namorou uma semana até ter coragem de beijar). Faculdade, emprego, aborrecimentos, shows, amizades, amores, Fred. Poesias minhas e alheias. Figurinha, recorte de revista, ingresso de cinema, flores. Fotos, escritos de gente querida. Coisas que deram certo, coisas que deram errado, planos de cortar o cabelo e listas e mais listas de músicas para gravar. Festas de 15 anos, festas de formatura. Amigas que dividiam a falta de sentido do mundo e os sonhos de conquistar isso tudo que está aí fora. As decepções e alumbramentos enchendo páginas, letras de músicas, colagens, um nome amado escrito mil vezes. Tudo isso guardado numa caixa de papelão branco com meu nome, muito bem lacrada. Um peso danado para carregar. Mas trago tudo isso dentro de mim.

E, sim, ainda escrevo. Um caderno de capa escura, guardado na minha gaveta. Além deste blog, é claro.

Um mês e palavras prá dedéu

Tava copiando os posts antigos e salvando no word quando percebi que estou aqui desde o dia 20 de setembro. Bem, eu passei quase um mês no falecido desembucha, mas parece que escrevo desde que o mundo é mundo. Escrevo pq gosto de escrever, e escrevo num blog pq gosto de ser lida.

Tem certos homens que eu nem sei...

Vi no Mãe & Cia um galalau desse tamanho, que mora com os pais, dizer, em rede nacional e sem a menor vergonha: "No meu quarto eu tenho um cesto mágico. Eu coloco a roupa suja nele e depois ela aparece limpinha e passada no meu guarda roupa."

Ai, mas que filhinho da mãe! Pior que isso só a reportagem no jornal com as mães de pitboys fichados dizendo que os filhos são inocentes e uns anjos em casa. Uma declarou, textualmente, que o filho está no oitavo período da faculdade, fala várias línguas e sempre teve tudo em casa, do leite ninho ao talquinho no bumbum.

Então é assim que se criam os homens nesse século? Bem que me disseram, se as mães se unissem, mudavam o mundo em duas gerações.

Submarino

Fred disse que gosta de filme de submarino pq é a coisa mais próxima que existe de viagem no espaço. Você está no fundo do mar, um ambiente no qual não pode interferir, preso dentro de uma "nave" da qual não pode sair. E, de qualquer maneira, pode estar audaciosamente indo aonde nenhum homem jamais esteve ;)

Antes de casar eu confundia star trek com star wars. Agora já sei meu lugar na federação e tudo.

Andar com fé eu vou, que a fé não costuma falhar...

Oração de Nossa Senhora da Esperança

Ó Maria, vós que sois coroada com o doce nome de Nossa Senhora da Esperança, vinde em nosso auxílio. Nós esperamos em vós. E levados por este sentimento, batemos às portas do voeeo coração, confando que nos alcanceis as graças de que precisamos para alcançar a eterna salvação. (Ave Maria)

Ó Maria, vós sois a dispensadora das graças celestiais e continuamente estais a espalhá-las a quem delas necessita. Nós, oprimidos pelos males que nos afligem, vimos bater às portas de vosso coração, esperando que nos obtenhais a graça de que neste momento tanto necessitamos. (Ave Maria)

Ó Maria, que para infundir mais confiança em nós, quisestes ser coroada com o belo título de Nossa Senhora da Esperança, obtende-nos a graça de sempre esperar em vós, para que não desanimemos ante os combates da vida. E, assim, possamos viver consolados com a doce esperança de vossa proteção no último momento da vida e sejamos levados ao céu, afim de gozar de Deus na vossa companhia por toda a eternidade, amém. (Ave Maria)

Ó Maria, nossa esperança, tende piedade de nós.
Ó Maria, nossa mãe e nossa esperança, nós confiamos em vós.

Poema em linha reta - Fernando Pessoa, como Álvaro de Campos

Nunca conheci quem tivesse levado porrada.
Todos os meus conhecidos têm sido campeões em tudo.

E eu, tantas vezes reles, tantas vezes porco, tantas vezes vil,
Eu, tantas vezes irrespondivelmente parasita,
Indesculpavelmente sujo,
Eu, que tantas vezes não tenho tido paciência para tomar banho,
Eu, que tantas vezes tenho sido ridículo, absurdo,
Que tenho enrolado os pés publicamente nos tapetes das etiquetas,
Que tenho sido grotesco, mesquinho, submisso e arrogante,
Que tenho sofrido enxovalhos e calado,
Que quando não tenho calado, tenho sido mais ridículo ainda;
Eu, que tenho sido cômico às criadas de hotel,
Eu, que tenho sentido o piscar de olhos dos moços de fretes,
Eu, que tenho feito vergonhas financeiras, pedido emprestado sem pagar,
Eu, que quando a hora do soco surgiu, me tenho agachado
Para fora da possibilidade do soco;
Eu, que tenho sofrido a angústia das pequenas coisas ridículas,
Eu verifico que não tenho par neste mundo.
Toda a gente que eu conheço e que fala comigo
Nunca teve um ato ridículo, nunca sofreu enxovalho,
Nunca foi senão príncipe - todos eles príncipes - na vida...

Quem me dera ouvir de alguém a voz humana
Que confessasse não um pecado, mas uma infâmia;
Que contasse, não uma violência, mas uma cobardia!
Não, são todos o Ideal, se os oiço e me falam.
Quem há neste largo mundo que me confesse uma vez que foi vil?
Ó principes, meus irmãos,

Arre, estou farto de semideuses!
Onde é que há gente neste mundo?

Então sou só eu que é vil e errôneo nesta terra?

Poderão as mulheres não os terem amado,
Podem ter sido traídos - mas ridículos nunca!
E eu, que tenho sido ridículo sem ter sido traído,
Como posso eu falar com meus superiores sem titubear?
Eu, que tenho sido vil, literalmente vil,
Vil no sentido mesquinho e infame da vileza.

Pessoa fugiu, Pessoa voltou

Há dois meses, no mínimo, sumiu meu Fernando Pessoa. Hoje, por acaso, encontrei, misturado com as fitas de vídeo. Como foi parar lá? Mistérios!

Poema em linha reta continua sendo o meu preferido.

Jingobéu em outubro?

Que é que tá acontecendo no Shoptime? Zapeei lá, árvore de natal no cenário. Outro programa, outra árvore. Alguém avise que ainda é 21 de outubro, faltam mais de dois meses para o Natal!

Adoooooooooooro Natal. Gosto mais de São João, mas adoooooooooooro Natal. Só lamento ter deixado em Recife a árvore de Natal que fui arrumando durante anos. Tem de um tudo, enfeites normais, lacinhos, gatinhos, anjos diversos, pequenos porta-retratos, falsas jujubas... Devia ter trazido comigo pro Rio, pq só eu que arrumava e comprava coisa para ela. Mas... vida nova, árvore nova! heheheheh!

Invasores de cérebro

Meu deus, de onde vem essa música brega que se repete em minha mente?

21.10.01

Ê, domingão!

Fomos na casa do sogro. Muita risada, muita brincadeira, muita cobrança de netos. Ganhei presentes de aniversário! Espuma de banho, um livrinho (Um Dia Daqueles, hilário) e de D. Heliete (tia) ganhei dois: um pelo aniversário - um jarro de flor, modernoso - e um pelo dia das crianças - um porta retrato. Pois é. As fotos com Fred são digitais! Vou ter q mandar imprimir ;)

E Fred finalmente entregou o presente de dia dos pais pro pai dele. Uma furadeira black&decker sem fio, com mil e trocentas brocas. Não dou um mês para ele pedir emprestado, esse presente tem toda cara de H.

E vcs não sabem o que eu comi. Ra-ba-da. Pois comi e gostei! Tem gosto de carne de cozido. Só não comi agrião pq não gosto. Mas arrisquei e acabei gostando daquele monte de ossinho. Comi pouco, mas tava bom.

De sobremesa, Seu Edilberto fez papaia com cassis. Delíiiiiiiiiiicia, nunca tinha provado: é mamão papaia batido com sorvete de creme, servido com licor de cassis, bem suave.

Fred não saiu de mãos abanando. A irmã dele, Cláudia, resolveu mudar o quarto dela e deu uma estante, algumas prateleiras, parafusos e coisa e tal. O pobre do fusquinha chega veio arriado.

Só sei que saímos de lá cinco da tarde, pq deu na fraqueza de todo mundo, e Fred ainda tinha que voltar dirigindo. Quando chegamos em casa, desligamos a chave geral: não foi um cochilo, foi um apagão.

Como diria o outro, ô vidinha mais ou menos! ;)

Em tempo

Não, eu não surtei. Continuo com vontade de pintar o cabelo de rosa-bebê e de fazer a tatuagem. Só me falta coragem. Não, eu não surtei, juro. This girl just wanna have a little fun. Nada vai ser para sempre, a não ser a tattoo, que vai ser discreta e em local discreto. Não é nada tanto assim, não...

Orgulho filial

Semana que vem começa a exposição da minha mãe. É uma coletiva de alunos de um curso de pintura, mas estou estourando de orgulho. Depois eu coloco onde e quando, e quem estiver em Recife pode ir prestigiar Dona Helena.

CURTO E GROSSO - José Teles
JC, hoje, só o fim da história

A ‘de menor’ me lembrou Carlitos

Távamos discutindo um assunto importantíssimo: em que local vamos armar uma barraca que tencionamos montar na praia de Boa Viagem, a fim de falar do próximo de segunda a domingo. Nisso a malta é interrompida por uma adolescente. Segurando um bebê nos braços, ela nos lança um olhar penoso, na esperança de um óbulo. Contristei-me e levei a mão ao bolso à cata de umas moedas. Foi aí que o pintor Félix Farfan estranhou: “Oi, e o nenê é galego?” Nem era galego, nem era nenê, era um cachorro. Quando Farfan falou, o cão botou a cabeça pra fora do pano que o cobria.

A senhora acha que a guria encabulou-se com a armação canina? Fez foi rir, botou o vira-latas no chão e foram-se. Não sei porque, mas aquela ‘de menor’ e seu cachorro, na Sete, no meio da plebe rude, fizeram-me lembrar o the end de um filme de Carlitos.

Tonhóoooin!!!!!

Derramei água no teclado e tive que usar o secador de cabelos para o pobre voltar a funcionar. Tem umas que só eu mesma!!

20.10.01

A pessoa certa para o trabalho

Michael Jackson vai fazer um ET em Homens de Preto 2. Ele nasceu para esse papel.

Meu outlook bateu o pino. Fica avisando que tem mensagem sem ter.

Eu voltei, agora prá ficar... purcaqui, caqui é meu lugar...

Trocamos de monitor e no meu micro ele funciona maravilhosamente.
Só preciso reacostumar com o meu teclado. E o bom é que segunda feira vamos sair e se o povo da Multifix vier, vai dar com a cara na porta, pq eu não vou cancelar o pedido. Agora é minha vez, vou me vingar, rá-rá-rá.

Nome hobbit

Sim, já comentei que dá preguiça ler O Senhor dos Anéis, mas eu sou curiosa que só a pexte e descobri num blog ae da vida o meu nome Hobbit. txa-rã!!! Ó só o que o povo disse:

Seu nome Hobbit, extraído dos registros do Condado, é Mimosa Nucaltiva

Mimosa eu até gostei, mas Nucaltiva parece nome de remédio.

Ninguém se entende mais: A CNN diz que a carta tem antrax, o UOL e o Globo dizem que não. Haja.

Michael Jackson é eleito o personagem mais aterrorizante do Halloween

O personagem mais aterrorizante deste Halloween nos Estados Unidos não é Osama Bin Laden, e sim o "rei do pop" Michael Jackson, segundo pesquisa realizada entre os visitantes do parque de atrações Great America da Paramount em Santa Clara (Califórnia), divulgada nesta quinta-feira.

Michael Jackson, 43, foi eleito o "personagem mais aterrorizante" por 37,3% dos 1.791 entrevistados no parque entre 1º de setembro e 7 de outubro, afirmou o comunicado da Great America. A amostra é representativa das 124.159 pessoas que visitaram o parque neste período.

Atrás de Michael Jackson ficaram o Conde Drácula, com 24% dos votos, Jason (do filme sexta-feira 13), com 23,4%, e o fundador da Microsoft, Bill Gates, com 15,3%.

Para as novas gerações, sucessos como "Thriller" ou "Billie Jean" são músicas ouvidas pelos pais. Mas, apesar de nunca terem visto Jackson atuar, os adolescentes já viram na imprensa sensacionalistas as fotos de suas inúmeras cirurgias plásticas.

Bem feito, bem feito!

Um pequeno delírio :)

Vou contar um segredo: há tempos estou querendo pintar o cabelo de rosa bem clarinho, como o da menina do No Doubt no clipe A Simply Kind of Life e tb quero fazer uma tatuagem, só não decidi onde. Tatuagem de q, criatura? Do S de Sandman. Um dia eu crio coragem.

Amanhã

Feira de livros no jóquei clube. Uêba. Vou virar criança em parque de diversão. Tomara que eu ache muitos Pitigrilli...
Ai, vcs num sabem quem é o Pitigrilli? É um escritor italiano do comecinho do século passado. Irônico, divertido, inovador. Tenho dele "Ultrage ao Pudor", primeira edição, 1930, com vários contos, e o romance "A Virgem de 18 Quilates" de 1945.
Outros livros que ele escreveu: Mamíferos de Luxo, A Loura Dolicocéfala, Vegetarianos do Amor, O Cinto de Castidade e O Colar de Afrodite.

Para deixar o povo que lê esse blog com água na boca, um trechinho de Ultrage ao Pudor, com a mesma grafia de época.

Mal uma mulher é convidada para ir á casa de um homem, faz instinctivamente um examen mental das suas roupas íntimas. Se não acceita, quer dizer que a camisa não está fresquíssima ou que as meias têm um remendozinho. A sra. Conchita, se bem que estivesse certa de não correr risco algum, fez comtudo um rápido examen, que deu optimos resultados.

E mais um, só o começo de O Máo Caminho, que está no mesmo livro:

- Pontual?
- Como um eclypse.
- E molhada como um doce em calda. Devia ter voltado á pensão para deixar o manteau e vestir a capa impermeável, mas quis ser exacta.
- Não era necessário, senhorita.
- Indispensável, acho eu, quando se vae procurar um emprego.
- Emprego? Sente-se aqui. Está com frio?
- Ao contrário, com estas pelles!
- Então depille-se e dê-mas aqui.
- Obrigada, excellencia. É a primeira vez que vejo um embaixador em seu gabinete: antes pensava que os diplomatas nem siquer tivessem gabinete e que seu trabalho consistisse em offerecer e acceitar banquetes para depois ir curar o estomago nas estações de águas.

19.10.01

Seinfeld

O Kramer já quebrou a cara com seu Michael Richard´s Show. O Jason Alexander, George agora ataca como Bob Patterson e enfrenta problemas. Como se não bastasse, acabei de ler que a Elaine (Julia Louis-Dreyfus) vai gravar a sua sitcom, sobre uma cantora, com o título provisório de "22 Minutes With Eleanor Riggs".
Sei não. O único da turma a segurar bem uma série foi o Newman, que fez o guarda namorado da Sally em Third Rock From The Sun. Que já acabou, aliás.

Jornal Sim

Quer fazer seu Sim ficar milionário sem trabalhar? Tá aqui a manha. Aperte control, alt, c e digite Rosebud. Dê enter. Isso garante mil dólares-sim (qual o nome da moeda deles?). Para ganhar mais que isso, volte a apertar control, alt, c e digite exclamação e ponto e vírgula, até o máximo de 8 vezes. Assim, cada vez que você der enter, cada exclamação vai valer mil dólares-sim. Já fiz reforma da casa, dei festa com direito a fantasia, garçon e garota saindo do bolo e agora tenho até um teletransporte. Demais!

Mas falando sério... depois de um tempo enjoa. Aquela história de que sem esforço não tem graça vale até num mundo simulado.

A pergunta que não quer calar

Noodle, do Gorillaz, é menino ou menina?

Blá, blá, blá

Voltando a ler e-mail pelo webmail do uol. Serginho me mandou um e-mail contando outro sonho estranho. Aí eu lembrei que ele fez uma tese sobre Manoel de Barros na qual tinha até ideograma japonês, falando de hai-cai. Fiquei de ler, não sei pq não li.

Ainda não me acostumei com o grilo. Tocou até ficar rouco e eu achando que não era comigo.

Brigada, Anna Barbara com dois n e sem acento. O agora já sei qual é o endereço da menina do poetinha. A propósito, Maria Clara já entrou em contato com vc?

A cirurgia do Expe foi 100% e o menino já teve alta. Melhor que eu, que fiquei dois dias no hospital. Acho que foram dois dias, definitivamente eu tava fora de alcance na época. Só lembro de usar uma camisolona que minha mãe comprou e andar devagarinho no corredor verde-eca do hospital.

Até agora, nenhuma novidade no Pop, Pop, Pop. Será que o UOL demitiu o cara?

Este humilde bloguinho agradece a referência da Lia. Só não sei o que quer dizer o asterisco junto do nome...

Fred disse que eu falo muito na minha família. Naísa disse que eu falo muito em Fred. Guga disse que eu estou extravasando minha literatura por aqui (ou algo parecido. O e-mail tá no meu micro, eu tou no micro de Fred). E eu acho que estou falando demais e fazendo pouco, mas esse blog já é um começo.

Eu tenho um cartão com a frase "Não sei nada, só sinto tudo". E tou querendo comprar uma plaquinha da Ana Lua que diz "Aqui quem manda é o gato". Ando com saudade do meu dazibao. Parecia ser só um quadro de cortiça no meu quarto na casa da minha mãe, mas era um mundo inteiro. Algo assim como este blog.

Fred vê Dançando no Escuro na sala. Eu não vou ver. Mas tou ouvindo tudinho. Pq q eu não quero ver? Todo mundo me disse que é lindo mas é de cortar os pulsos de tão triste. E eu não tou afim de ficar triste. (comentário frediano: "Vc é muito engraçada." Ou esquisita, tto faz. Tou numa fase "Nova Onda do Imperador").

Sonhei que Fred beijava outra mulher na minha frente. E eu ficava assim, espantada, com cara de ué. Na mesma hora, eu acordei.

DVD de Labirinto nas bancas. Vou comprar, acho o filme lindo. Não temos DVD, mas quando tivermos, já dá para assistir. Vc não viu Labirinto? É um filme pseudo infantil, muito fofo, com o Bowie de Rei dos Duendes. Muito lindo. Quem é fã do Bowie desde o começo dos tempos, como Fred e minha amiga Rosário, vai surtar. Não sei se no bom sentido.

Eu tenho certeza: crescer sem bicho de estimação deixa um vazio. Ainda bem que eu sempre tive meus cachorros e meus passarinhos, e, agora, meu gato. Deu saudade da minha graúna, velhinha, que ficava bem quieta para eu fazer carinho na cabecinha dela. Quando a pobrezinha morreu, minha mãe chorou feito criança.

Jacaré pegou o monitor? Nem a Multifix.

Infância

Quero comer bolo de laranja. Que a minha mãe faz. Amanhã ligo para ela e peço a receita.

Presentes

Meus amigos sabem que eu sou cíclica em presentes. Já tive fase de dar caleidoscópios. Um presente clássico: canecas. Já dei uma caneca do Taz para Fred e uma do Pateta para Socorro. Aquelas que têm o formato das carinhas. Dei também canecas pintadas pela minha mãe, que pintava porcelana e agora pinta óleo sobre tela. Gosto tb de dar velas. E besteirinhas, só para dizer que eu pensei na pessoa.

Eu não tenho certeza de nada. Só vontade que dê certo.

A saga do monitor malditooooooo

Deixa eu contar a história para vcs: o monitor do micro de fred vive quebrando. Tem um chip "Mulher de Malandro" instalado nele, que faz o bicho apagar e só acender com um tapa, um murro, um teibêi, que nem televisâo velha.
Já foi pro conserto um sem número de vezes. E quando está lá, se comporta de tal jeito que funciona o tempo todo e nós ficamos com cara de tacho. Mas quando volta para casa, começa tudo de novo.
Já ouvimos falar sobre uma placa que precisa soldar. Então, por Júpiter Capitolino, pq não soldam essa miserável?
E tem mais. A empresa que deveria ter pego o monitor anteontem, deixou para ontem e de ontem deixou para hoje. De castigo em casa sem poder sair. Multifix miserável, pára de dar desculpa de amarelo e vem pegar esta pleura que eu quero passear!!!!!!
Eu quero meu micro de volta! :( Os blogs que eu mais gosto estão nos favoritos de lá, e eu não sei decorado o endereço! Como que eu vou poder ver a menina do poetinha e tomar um sorvete de casquinho com ela? Num botei link aqui, tou perdidinha...

18.10.01

Trecho de um pôster que dei de presente

Ninguém decide os passos que evitamos.
Certezas de que não somos pássaros e que voamos.
Tristezas de que não vamos por medo dos caminhos.


Não lembro o autor, mas sei que é um poeta baiano.

Indispensável

Blowg

Vik Muniz

Eu vou contar... morro de vergonha, mas vou contar.

Teve exposição dele aqui, em maio, mas eu não soube. Sei lá, a divulgação não foi boa ou eu tava muito aluada. Aí a exposição foi para São Paulo. Quando eu soube, botei a maior pilha e convenci Fred a viajar para a gente ver (e nem foi tão difícíl assim). Tudo certo, fui conferir onde e quando. Surtei: sabe qual era o úlimo dia da exposição? Adivinhoooou... exatamente aquele dia. E foi assim que eu não vi Vik Muniz.

Quem tá em Recife, não perca, pelamordedeus. E tem toda a minha autorização para me matar de inveja.

Winnie, Winnie, Winnie...

Imagina a minha cara ao ler seu blog, menina. Aprende a lição, nunca mais se envolva com imbecis. Principalmente imbecis do trabalho. Putz, vc não merece passar por isso.

Tilt

Não sei o que dizer. Já escrevi e apaguei este post várias vezes. Ia comentar que prefiro Turma da Monica a Meninas Superpoderosas, que amanhã vou na tok & stok, que finalmente botei meu currículo na mão de quem pode me arranjar emprego, que me queimei com água quente ao tirar o pudim do forno, que meu celular ganhou o apelido de grilo (falante?), que o blog tolos devaneios tolos é muito, muito bom, que finalmente decorei como que faz link e não preciso mais ver no bloquinho como que escreve, que espero que a cirurgia do Expe tenha sido boa, mas minha cabeça não pára, e, definitivamente, não sei o que dizer.

Mauricio de Souza

Eu tenho guardada, em algum canto, uma tirinha do Cebolinha, na qual, no primeiro quadrinho, aparece o Stallone, caracterizado como o Cobra (lembra do filme?) dizendo "O crime é a doença, eu sou a cura". No segundo, ele está distribuindo comida para umas crianças e no terceiro, está dando aula numa escolinha.

Acho que essa tirinha deveria estar estampada em cadernos, outdoors e na cabeça de muita gente. Mensagem social é isso.

Pérola

Quando tudo melhorar, tudo melhora.

Pois é, fui eu mesma que cometi essa pérola da língua portuguesa e da filosofia ocidental. Já faz uns 5 anos que digo isso.

My Funny Valentine

Fred quer ser o maior colecionador do mundo de versões de My Funny Valentine (já tem mais de 50). As próximas atrações, segundo ele, são Bye Bye Blackbird e I Put A Spell On You.

é...

Li/ouvi uma coisa muito séria. No momento não vou falar sobre o que é, mas quem escreveu/disse vai se reconhecer neste post. Preciso parar para pensar. Se fosse outra pessoa a me dizer, mandava para aquele canto. Mas quem é o alvo desse post sabe que é especial e que eu vou olhar bem no meu coração para poder responder sem fugir, nem mentir, nem fazer que não é comigo.

Cristo

Uma nuvem rouba o Redentor da paisagem.

Gatos

Volta e meia e meia volta eu falo de gatos. Fazer o q?

Cida Miau gostava de comer pipoca e tomar sorvete. Atum come uma lasquinha de presunto todo dia de manhã, senão abre o miador em protesto.

Cida Miau... o nome dela era Maria Aparecida da Silva Miau. Maria Aparecida pq apareceu lá no prédio e se prendeu no pé da minha irmã, da Silva pq é brasileira e Miau pq é gata. Minha mãe achava um desrespeito esse nome, mas ficou assim mesmo. Só que minha mãe é diabética e Cida é diabólica: de tanto arranhar o pé dela, Cida foi mandada embora. Mora no interior de Pernambuco e deve ter seguido carreira de matadora. O instinto assassino ela tem desde novinha...

Palavra do dia

Delida

Li no livro O Pardal é Um Pássaro Azul, de Heloneida Studart. O livro é lindo, recomendo. Mas não achei a palavra no dicionário aqui de casa e nem nos dois dicionários que o UOL tem (Michaelis e Aurélio). Pela frase, acho que quer dizer fraca, debilitada. Mas quando li da primeira vez, achei que era o nome da personagem. Parece nome de gente, não parece? "Delida, quero te apresentar a Stella." "Oi, Delida, tudo bem?"
Agora não estou achando a frase onde aparece esta palavra. Quando achar, eu posto aqui.
Achei. "Na hora de parir a menina, ela penou dois dias e duas noites; dona Flor se deu por incompetente e a parturiente teve de passar pela vergonha de chamar doutor formado. Delida, passou mais de um mês em resguardo severo, chumaço de algodão nos ouvidos, meias brancas nos pés, tão fraca que nem conseguia engolir a canja de galinha."

Infância

Outro dia passou Os Saltimbancos Trapalhões na Globo. Adoro esse filme e sua trilha sonora. Só que agora vejo nuances que não via antes: como que esse filme passou nos tempos da ditadura? A mensagem de liberdade é tão forte e tão linda! Gente unida para fazer um circo melhor (um Brasil?). Quando é que a gente - que já cresceu e já vota - vai botar o dono mau do circo para correr e fazer uma vida digna para todos? Por enquanto nosso papel é de bicho amestrado... vai para lá, compra isso, consome aquilo, bota peito que tá na moda, tira peito que agora é brega...

Chico Buarque é Deus, como diz Maria Clara, e é meu parente, como diz a árvore genealógica do meu avô, um Buarque primo do pai do Chico. Minha avó disse que Aurélio, o do dicionário, já corrigia, de pequeno, as notas de compras dos fregueses da venda do pai dele.

Preguiça...

Tenho O Senhor dos Anéis aqui, ao meu alcance. Já tentei ler. Não me encantou. A leitura não fluiu, deu uma preguiiiiça... Parecia aqueles livros de ler-por-obrigação, da faculdade. Raro acontecer isso, mas até que acontece: quando falam muito de uma coisa (geralmente é filme) pego abuso. Aí num tem mai jeito, nêgo. Volte na próxima encarnação.

Concordo em gênero, número e grau, Violinha

Abre aspas

Ativistas contra-aborto têm se aproveitado do pânico causado envio de antraz pelo correio e estão enviando cartas, contendo pó branco, para clínicas de aborto do EUA. Quem faz isto, na pretensa defesa da vida e em nome de Deus, faz como o fez, Osama Bin Laden. Ele também usa o o nome de Deus para justificar seus ataques. Ambos - Bin Laden e os ativistas anti-aborto - adoram o mesmo deus. Um deus que suas mentes doentias criaram tal qual sua imagem e semelhança.

Fecha Aspas

Nó na garganta

Declaração do piloto italiano Alessandro Zanardi, que perdeu as duas pernas num acidente, em sua primeira entrevista, ainda no hospital: "Não estou preocupado com o que perdi, mas com o que ainda tenho."

putz.

17.10.01

Cirurgia

Expe, que tudo corra bem na sua cirurgia de vesícula. E não esqueça: capitalize o pós operatório. É um excelente momento para ganhar presentes :) Exija paparicação classe A! E faça cara de dodói. ;)

Notícias do monitor: o moço não veio, fred botou o meu monitor no micro dele (minha sugestão, mas como eu ia saber que ele ia aceitar?) e eu sem poder abrir os blogs que tão nos favoritos do meu micro. Sem contar que estou me atrapalhando com o teclado diferente.

A saudade mata a gente, morena

Ando vendo As Filhas da Mãe só para ver a Regina Casé falar pernambuquês. Tá forçado, tá caricato, mas nessa terra de xxx e rrr, minha nêga, é luxo.

Oui, ula-lá, merci

Louca que entre em cartaz Amèlie .
Dizem que é uma declaração de amor a Paris. Ai meu croissant, quer dizer, meu coração. ;)

Não leia o post abaixo se não quiser saber quem é o pai do baby da Rachel!

Ah, sim, pois é

Sabe esse povo que fica se gabando que já sabe quem é o pai do bebê da Rachel só pq pegou os episódios pela internet ou viu lá fora? Eu tb sei e nem precisei fazer isso: deu no jornal :) na revista da tv da folha. E vou dizer aqui quem é! Não é o namoradinho-gatinho dela, não é o Chandler, claro, pq ele casou com a Monica, não é o Joey, não é o Gunther, não é o Ugly Naked Guy, não é Raph Lauren, não é o dentista que quase casou com ela, não é...

Já deu para perceber quem é, né?

Monitor do Fred pifou. Enquanto o moço não chegar para levar para o conserto, nós num sai pro almoço. tou com fooooome! que buso, como diria Maria Clara...

Tiete

A Cora Rónai me escreve-eu! É que eu deixei um comentário no blog dela e ela foi gentilíssima, me escreveu um imeiu lindo!

Tou toda toda!

defasagem

fui dormir 3 da manhã, fui acordada pouco depois das 8. daqui a pouco, desmaio neste teclado. Crueldade, atum!

Desisto. Acabei de enviar um e-mail para a Anna Barbara, e só depois notei que cometi um erro crasso de português. Tentei corrigir, mandando outro e-mail comentando o fato, mandei o e-mail para mim mesma. Vou dormir, meu mal é sono.

Tentei inserir uma foto do Atum aqui mas o blogger só aceita .jpg e elas são .bmp

A porta do quarto abre de repente e uma figura sorrateira se esgueira na noite!

É o DarkWing Duck? O Batman? Um vampiro?

Que nada, é Atum, o destemido, que veio miar no meu pé do ouvido!

rimou, ó!

Ritalí

Putz, o que foi aquele clipe cometido pela tia Rita? Cabelo laranja-igual-ao-da-menina-da-novela-da-sandi, Gianequini (iuk, detesto esse rapaz), fotografia em preto-e-branco para ficar cool e uma versão xexelenta dos bítous... de "If I Fell" virou "Pra você eu digo sim".

Rita, vc não devia ter largado as drogas para fazer esse tipo de droga!

eu sei q o trocadilho tá infame, mas quer o q, às duas e meia de la mañana?

tou sem sono tou sem sono tou sem sono tou sem sono tou sem sono tou sem sono tou sem sono tou sem sono tou sem sono tou sem sono tou sem sono tou sem sono tou sem sono tou sem sono tou sem sono tou sem sono tou sem sono tou sem sono tou sem sono tou sem sono tou sem sono tou sem sono tou sem sono tou sem sono... etc

Da minha lavra :)

Hamlet era um edipiano furioso. Literalmente.

Rilke

Mesmo se me deitares fogo ao cérebro
Continuarei a trazer-te no sangue

Exploração: O Mundo Interior - André Breton

Não dou nenhuma importância à vida
Não pinço a mínima borboleta de vida à importância
Não importo com a vida
Mas os ramos do sal os ramos brancos
Todas as bolhas de sombra
E as anêmonas-do-mar
Descem e respiram no interior do meu pensamento
Elas vêm dos choros que não verto
Dos passos que não dou que são duas vezes passos
E cuja areia se lembra de uma maré alta
As grades estão dentrod da gaiola
E os pássaros vêm de bem alto cantar diante dessas grades
Uma passagem subterrânea une todos os perfumes
Um dia uma mulher entrou ali
Essa mulher se tornou tão brilhante que não pude vê-la
Com estes olhos que me viram queimar a mim mesmo
Já tinha esta idade que tenho
E eu espreitava a mim e meu pensamento como um vigia noturno em uma imensa fábrica
Único vigia

respeitada a ausência de pontuação do original em francês

16.10.01

Alguma coisa está acontecendo neste blogger! Vou corrigir o post abaixo!

Miau!!!!!

Quem gosta de gato precisa conhecer a Família Gato, da Cora Rónai, madrinha e guru deste blog. A família é composta por muitos gatos e um ferret (ou furão). As fotos são, realmente, MUITO fofas!

Miau!!!!!

Quem gosta de gato tem que conhecer a Família Gato Família Gato, da

Break on Through


Jim Morrisson deve estar se revirando no túmulo. A música-tema do novo filme da Disney, Monstros S/A, é Break on Through (to the other side). Tá bom, eu vi o trailer e a música tava só instrumental. Mas é ela, pleura!!!!!!
Isso só pode ser coisa da quenga véia do Ray Manzarek. Quem viu o filme The Doors viu como Jim ficou possesso por Ray Manzarek, com sua cara de nerd (nerd antes do computador, mas nerd assim mesmo) ter vendido Light my Fire prum comercial de carro...

Fred acha que tem a ver, afinal os monstros saem de outro mundo para assombrar neste, mas eu não acho que Door e criancinhas combinem... Antes, Break on Through era um hino de rebeldia, apologia às drogas, anos 60, essas coisas... agora é trilha da Disney? O mundo tá acabando MESMO!

Oooops - Arrumando o post abaixo, que não quer editar nem a pau:

Mais uma coisa chata dessa guerra. A coluna do Sergio Davila, Pop, Pop, Pop, não tem mais hora para ser atualizada. Era para entrar texto novo ontem, ao meio dia, e até agora nada.

mais uma coisa chata dessa guerra: a coluna do sergio davila

lindo de se ver: atum cuidando do sono de fred

... eu detesto as palavras "remotely queued" e "more sources needed"... em compensação, amo a palavra "downloading"

...dio mio! de algum canto do inconsciente me vem roberto carlos cantando em italiano no festival de san reno... e eu não sei qual é a música, silvio! só fica a melodia em loop... que coisa, eu nem gosto do cara...

Terceiro ano

Falei com Aninha ontem e a pobre tava chegando de uma aula de química! Nem no dia dos professores dão folga a essa criatura?

... meus vizinhos resolveram, literalmente, botar a casa abaixo. Td bem que são dez da manhã. Mas eu odeio baticum de reforma!

Sem palavras

Ganhei um celulaaaaaar! Fred me deu, de surpresa, pq "Eu não sou feito seu Geraldo, acho que você merece dois presentes : de aniversário e dia das crianças"...
Esse homem me desconjunta! E o danado do celular é muito bonitinho! Pequenino... Vou tirar uma foto do Atum falando nele, vocês vão ver...

A minha cara tava impagável: Hã? hahahahhaha

E o pai de Fred, para quem eu fiz a minha primeira ligação, achou que eu ia avisar que tava grávida! Por enquanto não, seu Edilberto, agüente mais uns 3,4 anos...

Sobre cachorros, sobre pessoas

Quando o Zion veio para casa, com 40 dias de idade, obviamente errou o lugar de fazer xixi várias vezes. Toda vez que ele fazia no lugar errado, ouvia um não [mas não precisa gritar!] e era conduzido ao lugar correto e *informado* que aquele era o lugar adequado [é isso mesmo... eu converso com os cachorros!]. Quando a gente estava brincando na sala ou no quarto e eu percebia que ele queria fazer xixi [ele começa a cheirar o chão procurando o lugar certo], já o pegava e o levava para o jornal e, assim que ele fazia as necessidades no lugar certo, eu fazia uma festa e ele até ganhava biscoito. Em uma semana ele já conhecia o lugar, mas ainda errava de vez em quando, isso é normal. Em um mês, ele ouviu muito mais elogios do que "nãos" e nunca mais errou o lugar.

E foi assim que eu ensinei tudo mais que ele sabe fazer: elogiando a atitude correta, ao invés de esperar o erro para punir.


Blog da Lia

15.10.01

Terence Trent D'Arby

Ouvindo Wishing Well. Lembrei daquele comercial de jeans. Aquela era a vida que eu queria: morar sozinha, meu namorado me trazer flores e eu esconder o ursinho no guarda-roupa...

Que fim levou o TTD?

Na veia

morphine: you look like rain

O entardecer no horário de verão é uma coisa que me deixa um pouco transtornada. Nunca é a hora que parece ser.

Arrepiada

Menina despropositada, vc vai acabar comigo se continuar escrevendo desse jeito.
Cajueiro pequenino, carregadinho de flor, eu também sou pequenino, carregadinho de amor
Será que esta trova foi inspirada no seu poema? Desde sempre eu conheço esse versinho...

Troféu cri-cri

O umbigo do Lenny Kravitz é feio!

Monster do B 52's é alto astral na certa!

Fred Schneider cantando "There's a monster in my pants- and he does a nasty dance - when he sees the light of day - i can hear the people say - oh no a monster - Oh no a monster! Get out of here monster!"
Não dá para ficar parada! E o clip com animação de massinha que passava na Globo, hein? Quem lembra?

Dia dos Professores

Os verdadeiros analfabetos são aqueles que aprenderam a ler e não lêem.
Mario Quintana

Mais Herbert

Claro que não sou ingênua a ponto de achar que o moço está sem seqüelas mais sérias, e pq eu o vi na tv tocando violão, ele não tenha momentos ruins. Claro que a reportagem está editada. Óbvio que ele deve ter errado algum acorde, se perdido num instante. Mas pelo amor de Deus, o homem caiu de um ultraleve, quase se afogou, quase morreu. Tão esperando o q, bando de chacais? Que ele vá dançar o Lago dos Cisnes? Dá um tempo!
Eu sou macaca véia de uti neurológica! Não importa que ele passe o dia babando, o que ele conseguiu é uma vitória de tirar o fôlego. E se editaram o showzinho dele, não fizeram mais que a obrigação, pq eu já fiquei muito puta quando ele saiu do hospital atarantado pelos flashes e câmeras. Ele tem que ser protegido disso sim senhor! Ratos e urubus, deixem o Herbert em paz!!!!!!!!!!!

Listen without prejudice

Disritmia - Martinho da Vila

Eu quero me esconder debaixo
Dessa sua saia prá fugir do mundo

Pretendo também me embrenhar
No emaranhado desses seus cabelos

Preciso transfundir teu sangue
Pro meu coração que é tão vagabundo

Me deixa te trazer um dengo
Prá num cafuné fazer os meus apelos

Eu quero ser exorcisado
Pela água benta desse olhar infindo

Que bom é ser fotografado
Mas pelas retinas desses olhos lindos

Me deixe hipnotizado
Prá acabar de vez com essa disritmia

Vem logo, vem curar seu nêgo
Que chegou de porre lá da boemia

Tenho uma certeza: Renato Russo ia gostar do Belle e Sebastian.

Foi mal

Às vezes eu não sei como dizer uma coisa e acabo sendo meio seca. Desculpe. É que eu meto os pés pelas mãos quando me sinto insegura.

Love Story

Nick Cave e PJ Harvey no Lado B, MTV. Eu e Fred atônitos na frente da tv. Podem achar estranho, mas Murder Ballads é uma de nossas trilhas. O disco todo. Especialmente a belíssima Where The Wild Roses Grow.

Casal Addams, nós? Quem dera, falta muito para eu ter a leveza de sílfide da Morticia. Já a cor, tá mais perto.

Falando sério: Vcs já viram, em alguma série, casal mais apaixonado e bem resolvido que eles? Sonho de consumo total. Uma bela mansão, a Coisa para dar uma mãozinha (infame), tangos, babuskas, palavras de amor em francês e italiano...

Crise

Se eu ouvir Lady Marmalade mais uma vez eu surto!

Alguém me ensine a colocar imagens neste blog! Tirei uma foto linda do Atum e estou empipocando de vontade de colocar a danada como papel de parede deste blog!

Blog acadêmico

E-diário

Uma tese de mestrado sobre blogs vai ser defendida na UFRJ em 2002. Questões como tensão entre o público e o indivíduo, memória e segredos vão ser abordados pela professora Denise Schittine, que espera contar com a ajuda de blogueiros de todo o Brasil. Quer traçar o perfil dos internautas da (última) moda. Mensagens para o seguinte e-mail: < dschittine@yahoo.com.br >.

Fonte: Coluna Gravatá, O Globo

Herbert Vianna

Vi o menino no fantástico, tocando um violãozinho desse tamainho. Vivo, desafinado como sempre, olho brilhando. Foi estranho e foi bom. Quando aconteceu o acidente, só esperava a notícia da morte dele. No máximo, uma vida como a do meu pai, sobre uma cama, num mundo à parte, se desvanecendo.
Pois o menino tem tanta força e tantas condições que o ajudaram que agora lembra das músicas e toca violão e fala de esperança e pede "Deus me abençõe". Pois o menino tem três filhos que precisam dele, e ele tem mais é que viver. E viver bonito, cheio de energia. Cheio de realizações.
Não é mais o mesmo, nem pode ser. Ele viu a cara da morte, tem cicatrizes na careca, até aquela baixa no crânio que é característica de cirurgia cerebral. Mas ele tá aí, tão lindo, mais do que nunca. E eu fico emocionada com a capacidade humana de se refazer. De um neurônio se ligar a outro e criar novas conexões, desmentindo as antigas certezas de que não haveria recuperação para essas lesões.
Meu olho se enche d'água, me pergunto se fosse hoje. Se fosse hoje, meu pai poderia pedir água?

14.10.01

meu pai, quando gostava de uma música, mandava eu aprender para cantar para ele.

Quantos filmes de submarino a TNT passa por mês?

a) 10
b) 30 ou 31, depende do mês
c) um milhão

Cartão de Neto e Cláudia. Para mim, Dé e Cacau. Brigada, gente.

É por isso q deus não dá asa à cobra. Pq se desse, tinha um bocado de cobra voando.

Tenho a mais absoluta convicção: no dia que eu ganhar na sena ou no show do milhão, vou torrar tudo em besteira.

Mantra: Senhor, pq tudo que eu gosto precisa ser tão caro?

O Inferno de Dante

Lembrei desta frase que ouvi no filme-catástrofe 'O Inferno de Dante" (Dante's Peak):
"Se você jogar um sapo numa panela de água fervendo, ele vai pular fora. Mas se você colocar o sapo na panela e ir aumentando a temperatura da água gradativamente, o sapo vai ficando, vai ficando, até cozinhar."
O cara que disse essa frase falava do vulcão que ia entrar em erupção, mas as pessoas não acreditaram nele. Tenho um certo medo dessa guerra: pode ser a água começando a ferver...

Bênção, madrinha

Cora Rónai

A única maneira de me manter atualizada com meus blogs favoritos é por ordem alfabética. Senão, já viu.

Para Winnie

ô mulézinha, bom saber disso tudo. Quando as coisas deixam de incomodar a gente é, definitivamente, a glória. Pq vc tá tirando da alma o peso do olhar do outro. Ser feliz, baby, é a melhor vingança.

Ela sabe das coisas

CASAMENTO
Adélia Prado

Há mulheres que dizem:
Meu marido, se quiser pescar, pesque,
mas que limpe os peixes.
Eu não. A qualquer hora da noite me levanto,
ajudo a escamar, abrir, retalhar e salgar.
É tão bom, só a gente sozinhos na cozinha,
de vez em quando os cotovelos se esbarram,
ele fala coisas como "este foi difícil"
"prateou no ar dando rabanadas"
e faz o gesto com a mão.

O silêncio de quando nos vimos a primeira vez
atravessa a cozinha como um rio profundo.
Por fim, os peixes na travessa,
vamos dormir.
Coisas prateadas espocam:
somos noivo e noiva.


Em homenagem ao peixe de coco do almoço de hoje: quatro mãos, dois corações, temperinho bom ;)

F1

Expe e Gil vão ter vontade de me atirar pedra, mas eu acho que a classificação final do campeonato foi justa. Rubinho não correu isso tudo este ano para merecer um vice-campeonato. Como já disse, Rubinho é o Alesi que deu certo. É bom corredor, mas não tem o estofo que faz os campeões. O grande erro dele foi acreditar na mídia que urrava por um sucessor para o Ayrton. E não é para diminuí-lo: ele é muito bom, só que Senna era fora dos parâmetros.

Tenho minhas teorias a respeito do Schumacher. A superioridade dele é óbvia, e vem muito fácil diante de corredores q são bons mas não são excelentes. Ou vai dizer que esse povo que corre hoje, juntando tudinho, dá um Senna? Um Prost? Um Mansel? Tá bom,eu admito a contragosto, dá um Piquet?

É fácil se destacar diante da mediocridade (foi pesada essa frase, eu sei.) Eu queria saber se o Michael ia ser esse bambambam quebrando record atrás de record se tivesse que ralar volta a volta com gente grande. Quando Senna morreu, naquele campeonato cheio de problemas, o placar era 20 a zero pro alemão. E Senna morreu querendo vencê-lo. E iria vencer, se não naquela corrida, em outra, e ia mostrar quem cantava de galo na F 1. Mas todo mundo tem seu dia, aquele era o dele.

Não nego: Schumacher tem qualidades invejáveis e entende do riscado. Mas sem adversários à altura, até eu.

13.10.01

Suíte

Cês não sabem o que eu lembrei (é, meu humor é assim mesmo. Randômico.)
O Quarto da Telinha tb tem Banheiro! :) É que eu sou usuária do Banheiro Feminino!
Nossa, faz tempo isso. Faz o seguinte: vai lá, entra na seção "Eu, Usuária", vai até no finzinho da lista: eu devo ser a terceira menina a confessar os podres. O título é "Ela testou a fita de limpeza para o nariz", ou coisa parecida. O texto também tá aqui no Quarto, nos arquivos.

Procura-se Gardênia desesperadamente

Gardênia é a filha do meu amigo Soler. Depois que ele foi para o andar de cima, eu perdi o contato com a família dele: o telefone que eu tenho agora atende em um consultório médico. Cadê tu, Gardênia, que conheci pequena? Eu não sei seu sobrenome, até pq na missa de sétimo dia do teu pai descobri que Thomas Edison era o nome dele, mas que Soler era apelido. Eu não sei seu sobrenome, Gardênia que ia estudar na Escola Técnica lá da Federal, em Recife. E Stefânia, sua prima, a única pessoa que poderia me dar notícias suas, sumiu do convívio dos amigos.

Se vc conhece uma menina Gardênia, adolescente, me diga. Esse nome não é comum, e é o nome da avó dela. Sei que ela tem dois nomes, em homenagem às avós. Sei que ela tinha um pai que foi um pai para mim também, e que ela não teve ciúme por causa disso. Sei que a mãe dela ficou de me ligar depois, mas as coisas não aconteceram. Simplesmente não aconteceram.

E tem um homem que apresenta um programa de culinária italina no People&Arts que parece com vc, Soler, meu amigo, meu pai postiço que me abraçava e me chamava de filha mais velha. Toda vez que eu vejo esse programa lembro de vc. Toda vez q ouço jazz lembro de vc. Pq vc era raro, era sábio, era amigo. E eu tive o privilégio de estar - por pouco tempo, que pena - ao seu lado.

Ouvindo...

TLC - UNPRETTY

I wish could tie you up in my shoes
Make you feel unpretty too
I was told I was beautiful
But what does that mean to you
Look into the mirror who's inside there
The one with the long hair
Same old me again today (yeah)

My outsides look cool
My insides are blue
Everytime I think I'm through
It's because of you
I've tried different ways
But it's all the same
At the end of the day
I have myself to blame
I'm just trippin

You can buy your hair if it won't grow
You can fix your nose if he says so
You can buy all the make up
That M.A.C. can make
But if you can't look inside you
Find out who am I too
Be in the position to make me feel
So damn unpretty
I'll make you feel unpretty too

Never insecure until I met you
Now I'm bein stupid
I used to be so cute to me
Just a little bit skinny
Why do I look to all these things
To keep you happy
Maybe get rid of you
And then I'll get back to me (hey)

You can buy your hair if it won't grow
You can fix your nose if he says so
You can buy all the make up
That M.A.C. can make
But if you can't look inside you
Find out who am I too
Be in the position to make me feel
So damn unpretty
I'll make you feel unpretty too

Judith Viorst escreve no livro "Perdas Necessárias"

Duas pessoas jamais serão completamente iguais. Os melhores amigos são amigos em certas ocasiões. Pois, entre os amigos mais íntimos, pode haver aqueles a quem jamais se pede dinheiro - são encantadores e brilhantes, mas irremediavelmente mesquinhos. Pode haver amigos com os quais não se pode discutir um livro, ou amigos cujo modo de educar os filhos nos dá vontade de chorar. Pode haver também amigos íntimos com uma consciência por demais indulgente, na nossa opinião; amigos cujos atrasos compulsivos nos irritam; amigos íntimos cujos gostos quanto a comida, roupas, cachorros e políticos são incompreensíveis para nós - a preferência na escolha do marido ou da mulher é pior ainda. Queremos que nossos amigos íntimos compartilhem nossas paixões e valores, nossos heróis e vilões, nossos amores e nosso ódios. Mas, na verdade, podemos ter amigos a quem temos de perdoar com complacência, por admirarem os filmes de Clint Eastwood e desprezar Yeats. E, às vezes, por falharem conosco.

Obrigada, Afrodite.

Tenho bons amigos e eles me têm, também.
Alguns chegaram há pouco, outros já são de casa.
Já perdi amigos e amigos me perderam, por diversos motivos.

Mas os amigos que ficaram e que vão chegando estão firmes, conversando sempre que dá tempo, às vezes só um "Oi, você já sorriu hoje?"

De uns, aponto os defeitos, a amizade continua apesar de.
Outros me sabem tão falha, e me aceitam do mesmo jeito.

Não saberia viver sem eles. Sem os amigos para falar besteira, as amigas para relembrar adolescência, as q já têm filhos e o assunto gira em torno deles, sem aquele que é sonymaníaco como eu, sem a amiga que cresceu junto de mim.

Não saberia viver sem Fred, amor-amigo, sem as amigas que me fazem acordar e pensar direito, ou o amigo com quem falo sobre tudo.

Não saberia viver sem os amigos e amigas que me dão conselho, e que ouvem os meus. Sem quem me dá colo, e para quem eu dou carinho. Sem aquela amiga que só quer me ver, me ligar, se estiver de bom humor, se o dia estiver bonito, nem quente e nem frio, e a conjunção astral ajudar e mais isso e mais aquilo...

É muito bom ter todos esses e mais alguns...

Não importa que a gente não se fale há muito tempo: saber que q Susana e eu vamos pensar uma na outra quando for São João serve para manter viva a amizade.

Tem gente que não deixou de ser amigo só pq não está mais aqui: é o caso de Soler, uma presença constante no meu coração, que hoje mora numa nuvem bem bonita lá no céu, ouvindo jazz.

Para todos meus amigos (você, que me lê, inclusive), meu carinho. Sei que há amigos que não vão ler este escrito, mas eu vou ligar agorinha mesmo para eles e dizer "Oi, tou viva" e rir um pouco, faz tão bem.

Kazaa, kazaa, kazaa-kazaa-kazaa...

Eu sei, essa foi infame até para mim. Mas foi por uma boa causa: Manã-manã, txutxururu...
Quem viu os muppets quando criança não esquece esta música. Baixei agora!

Atum acordou e veio lamber a garrafa de água mineral que eu trouxe. É que tá geladinha, e ele adora água gelada. Espera aí que eu vou pegar um pratinho para ele.

Cacaso

Encontrei um blog com poemas do Cacaso . Putz, voltei no tempo, quando levava na carteira um poema dele, "Happy End".
Cacaso, como Leminski, nos deixou cedo demais.

Happy End

O meu amor e eu nascemos um para o outro.

Agora,
só falta quem nos apresente.

Macarrão Lavoisiser - a saga, ou melhor, a receita

Primeiro, vc cozinha o macarrão q vc gostar. Aliás, o macarrão é um detalhe.
Pro molho: tudo. Bota creme de leite na panela e vai jogando. Ah, tem mostarda? vai um pouco. Alcaparra? ótima idéia. Detesta alcaparra? deixa sem. Queijo e presunto picadinho? Maravilha. Se é comestível e não é doce, joga dentro. Depois mistura macarrão e molho e me diz se essa massa, onde nada se perde, nada se cria e tudo se transforma, não é um delicioso quebra-galho culinário.

Deu na Veja Rio, ó

Catálogo surreal

Marcel Duchamp aprovaria. O catálogo da exposição Surrealismo, que bateu o recorde de visitas no Rio com mais de 500 000 pessoas, é uma caixa de madeira. "Os surrealistas criaram muitas caixas. Minha inspiração veio deles", diz a historiadora Andrea Daher, que concebeu o produto em parceria com o marido, Zaven Paré. A peça tem cinco compartimentos, com cartões das obras, imagens de objetos do movimento, fotos de artistas e um cartaz da mostra de 1940, no México. Há ainda poesias, manifestos, roteiros e textos de autores brasileiros, como a escultora Maria Martins e o escritor Murilo Mendes. O mais inusitado é um seio inflável, inspirado em obra de Duchamp, cuja modelo foi a própria Andrea. "Que jeito? Afinal, sou a mulher do designer", brinca ela.

12.10.01

Eita!

Esqueci de ver o que é o dia de hoje no Video Show! Vc sabem, o Fallabela sempre diz no fim do programa... quem pode me dizer?

"Menina boba! Nasceu no dia das crianças, só vai ganhar um presente!"

Essa frase é do meu primo Paulo Afonso, que tinha 8 anos quando eu nasci.

Bão, hoje é meu dia, que dia mais feliz. Os povos ligaram, os povos imeiaram. E teve a saga do bolo. Por causa da Veja Guia dos Restaurantes do Rio, descobri que a melhor torta era a torta de damasco da Kurt. Só que eles estavam lotados de serviço e não entregaram nada hoje. Então pedi da Colher de Pau, tb muito bem cotada. Pois a torta chegou toda torta! De-sa-bou no caminho! Aí perguntei de outras, nenhuma deu cobiça, cancelei. Acabei seguindo a tradição de ligar para a Chaika e acabei no velho vício das tortas de chocolate mesmo. Aí o cara não tinha troco e eu tive q descer na padaria para comprar uma coca cola para trocar o dinheiro!

Presente... pois ganhei presentes lindos!

Primeiro os presentes-embratel ;)
Mainha me acordando e dizendo na secretária eletrônica "minha filha, é sua mãe falando" - oxe, num conheço a voz não?
Tia Deza mandando beijo lá de Maceió
Maria Clara ligando de Porto de Galinhas
João botando Dharma para cantar parabéns
a Abreulândia em peso pedindo para Papai do Céu cuidar de mim
Serginho dizendo que vai fazer os alunos dele analisarem Rashomon (boa sorte!)
Naísa fazendo macarrão lavoisier em minha homenagem
Zezé, que me conhece desde os dois anos, ligando para dizer "quá-quá"
Lu, que vai entregar o presente "em mãos"
Seu Edilberto, dona Heliette e Claudinha, família querida daqui
Nielzinha, confirmando "Teu aniversário é hoje, né?"

E os cartões eletrônicos e doces e-mails dos amigos
Expe e Gil
Aninha e Diê
Guga (ainda quero ouvir meu parabéns no sax, viu?),
Côca com direito a beijinho de Danilo,
meu povo blogueiro do meu coração Anna Barbara com dois n e sem acento e a menina Winnie

E o presente de Fred: um buquê de flor do campo e a maleta-catálogo da exposição do surrealismo! Eu já disse que eu amo esse homem?????

Agora dá licença que eu vou comer meu bolo, tá?

11.10.01

Meu passado me condena

Para Gil, Aninha e Jacque

Menudo, pois é. Eu tinha 14/15 anos. Quem não viveu não sabe e pena que vídeo cassete era coisa de rico naquele tempo. Menudo vendia de um tudo. De álbum de figurinha a iogurte. O Menudo foi o que alavancou a carreira de Gugu (Viva a Noite! Viva! Viva! Viva!), salvou a Contigo de fechar: com a grana das adolescentes desesperadas pelos meninos, até o papel da revista subiu de qualidade, deixou de ser papel-jornal.

Meu Deus, como eu me diverti naquele tempo, e as minhas limitações eram imensas, pq papai era muito rigoroso. Inclusive com dinheiro.

Quando eu me lembro que eu atravessei a rua do aeroporto sem ver se vinha carro, só para ir atrás do microônibus dos meninos, me dá a certeza de que tenho anjo da guarda, e dos bons.

Eu e duas amigas fundamos um fã clube, Juventud. E tinha gente até de São Paulo que participava. Isso num tempo sem internet, graças à velha divulgação boca-a-boca. Devo ter alguns fanzines que a gente fazia guardados em algum canto. Foi ali que eu realmente comecei a escrever pro povo ler. Que Napster que nada... no nosso meio, fitas piratas voavam de mão em mão. E o meu sonho de 15 anos era ir para a Menudities Studio, loja do grupo, que ficava em NY City.

Meu preferido? Que é isso... o grupo todo era o meu harém. Eu tinha um porta retrato q, dependendo do ânimo do dia, mudava de menudo. Mas os preferidos sempre foram Charlie e Robby, Ray vinha em terceiro e Ricky Martin era um bebê. Sentimentos por ele, só maternais.

Um dia eu conheci Robby, depois daquele zuê todo, quando ele renegou o passado e passou a ser vocal de uma banda "séria". Drogado, prostituído, acabado, a antítese daquele moreno saleroso, caliente e gostoso. Quase não falei com ele, de medo de não sair nada que prestasse. Meu inglês e meu espanhol foram pelo ralo na hora, mas eu fui lá e ele foi educado comigo (nossa, até hoje me emociono). A única coisa que passava na minha cabeça era "ele existe, ele existe, ele existe". Se demorei cinco minutos foi muito, mas até hoje parece um tempão. Não lembro muito do que eu disse, só escapou um god bless you no fim e o olhar dele meio rindo. Acho que fazia muito tempo q alguém dizia isso para ele.

Até hoje eu brinco, dizendo que, por uma praga, Fred, um cara de cultura musical invejável, que conheceu meio mundo aqui no rio quando as bandas que hoje são sucesso tavam no comecinho, um cara que que foi gótico e foi dj do crepúsculo de cubatão (boate histórica dos anos 80), isso tudo e mais um pouco, por uma praga Fred casou com uma menudete. Inimaginável. Coisas que só dizendo mesmo que estava escrito.

Outro dia eu expliquei a Fred a importância do Menudo para a auto-estima dos portorriquenhos dos EUA. Que eles lotavam o Carnegie Hall assim, num estalar de dedos. Que eram a primeira banda latina a tocar em rádios "normais" de lá. Que eles tinham um programa coast-to-coast, numa rede latina, é verdade, mas ainda assim atingiam toda a América. Que eram os primeiros a mostrar que os latinos poderiam ser um sucesso e atingir a parte branca e consumista daquele país. Na rabeira veio o New Kids on The Block (New Shit on the Block para mim) e toda essa rafaméia de hoje, o que não é um elogio . Mas, que San Juan perdoe os erros, essa foi uma magnífica idéia de Edgardo Diaz, aquele maldito fdp.

Claro que a qualidade das músicas é pífia, mas ninguém pode negar os dias de menudomania que esse país viveu, lá no século passado. Foi o mais perto que chegamos dos Beatles, antes de Paulo Ricardo declarar na Veja que, para acabar com o Menudo, só tomando o lugar dele e vender o RPM para a mídia. E Renato Russo disse na Bizz: "Eu gosto de Menudo, pô" e mais de 10 anos depois gravou uma das mais fraquinhas do grupo, "Hoje a Noite Não Tem Luar", versão de "En San Juan Me Enamoré".

Eu tenho álbuns de fotos deles. Tenho discos em vinil e fitas cassete. Tenho pôsteres com pedaço de tinta da parede do meu quarto. E tenho uma história bonita para contar para vocês, de uns meninos que saíram duma ilha mágica do caribe e se tatuaram no meu coração.

Muito madura... ;)

Expedito Paz , balzaquiana é a sua avó!!!!!!!!!!!

Sábio conselho

Desencana e pensa nas suas qualidades, menina! - Lúcia (bem, não foram essas as palavras, mas é essa a idéia)

Modinha

Menina que mora no mato /não tem medo de assombração/ anda sozinha na estrada/ levando sombrinha na mão/deixa o cabelo no rosto/ brinca com quem quer brincar/ dá um sorriso prá gente e continua a caminhar...

Sobre as Torres de Luz

'Cês já devem ter lido de um artista que pretende, no lugar do wtc, colocar dois mega-holofotes e reconstruir as torres gêmeas em luz. Tá, é poético, mas eu sou prática: como que o povo que mora perto vai conseguir dormir de noite?

Katching!

A ficha caiu. Já comprei champanhe e encomendei torta de damasco. O cabelo vou arrumar sozinha... por contingência$ além do meu controle (bota além nisso), ficar ruiva ficou pro fim do mês.

Agora é só expectativa... sedex que minha mãe vai me mandar (espero que seja melhor que o do ano passado, que veio com um bolo de rolo (bom!) e toalhas de prato (pézimo!)... presente de Fred... presente de seu Edilberto (sogrão)... telefonemas e imeius dos amigos... cartões pelo correio tb me deixam feliz...

Dia de hoje

Cinco anos que Renato Russo não morreu.

Vai ser eclética assim lá longe

Cabei de ouvir, num playlist do meu kazaa:

Menudo, Please, be good to me - culpa sua, Gil ;)
Army of lovers - Obsession
Cake - Short Skirt Long Jacket
Turning Japanese - Oingo Boingo
Into Your Arms - Lemonhead (linda, linda)
Clint Eastwood - Gorillaz
Change The World - Eric Clapton
As The World Falls Down - Bowie
Simple Things - Belle and Sebastian

Dá para acreditar? Menudo é pura memória afetiva, mas o resto é assim mesmo. Nas palavras do Drummond, o segundo Carlos que mais amo na vida "Quando eu nasci um anjo torto me disse: Vai, Telinha, ser troncha na vida" O :)

Diurético

A Nova Onda do Imperador, desenho da Disney

Assisti ontem, dublado e MUITO bem dublado. O filme se passa no Peru pré-colombiano: o imperador mandão Cuzco é enfeitiçado e se transforma numa lhama falante. É de rolar de rir. Tem uma cena num abismo que é infame, hilária, acachapante.
Pegue para ver assistir feriado, mas não faça pipoca. Vc pode engasgar!

Papai do céu, deixa eu ser a Adélia Prado?

10.10.01

Pérola do jantar

Você quer ovinho?
Não, obrigada, vou beber suco de maracujá.
Mas você não quer ovinho?
Não quero vinho, anjo, já me servi de suco de maracujá.
Mas eu tou falando do ovinho...
Eu também, ué.
Tela, eu tou falando do ovo!
Ovo? Achei que vc estava perguntando se eu queria vinho!

Descontrol cof coff

tosse da muléstia dos cachorros, daqui a pouco vai fora o pulmão. De tto tossir, dá dor de cabeça. Senhor, que fiz para merecer este tormento?

Uma lagarta azul me contou e eu admito: tb é a minha cara.

abre aspas
Tinha uma tira do recruta Zero. Ele numa escada, pintando o teto da sala do sargento. Pintando despreocupado, sabe como é leso o Zero. O sargento lá embaixo, olhando, preocupado, temeroso. Porque coisa boa não podia acontecer ali. Quadrinho seguinte, o sargento olha pro teto. Nada ainda, o recruta Zero pinta o teto assobiando. Quadrinho seguinte, recruta Zero pintando o teto sem maiores intercorrências. O sargento olha de novo, tá lá o recruta Zero pintando o teto, assobiando. Até que o sargento pega a lata de tinta e joga em si mesmo, enterra a lata na cabeça e diz "o que acaba comigo é essa expectativa".


Eu sou o sargento. Borboletas no meu estômago. E nem vem me falar que isso passa com o tempo, porque num passa não. Tô começando a achar que sim, sim, devo assumir que sou falível. Que pode cair um tantinho de tinta na minha cabeça. Mas podia parar com essa história de estragar a coisa toda porque sou incapaz de lidar com expectativas, né?

Quem me ensina a jogar? Alguém? Um manual, coisa assim? Por que eu tô acordada ainda, santodeus?

*suspiro*

fecha aspas

Armas biológicas

Gripe Bin Laden: aparece inesperadamente e o aniquila sem chance de defesa.

Silêncio

A quem pertence a tua voz, a tua palavra,
Nestes últimos momento para falares?
Indeciso? Tu, que desafiavas os fortes e os piores
E lutavas contra quem feria os pequeninos?

Diz-me, de quem é a tua voz, a tua palavra?
Vem e fala. Não tombarás mais,
Ergue-te e caminha. Eu estou aqui!
Não serão os teus últimos passos.

Calado, estás vencido, humilhado, morto.
Levanta-te, a tribuna te espera:
Libela, acusa, debate, convence.
Seca teu prato e fala, fala!

A quem pertence a tua voz, a tua palavra?
À Justiça? De Deus ou dos homens?
Fala, dize pelo menos que amas.

Silencias, foges? Querem te ouvir.
Se não denunciares morte e horror,
Fala da vida e do amor. Fala outra vez.

Geraldo Cavalcanti
poeta, contista, jornalista, promotor público e, com todo o meu orgulho, meu pai.

Para Expe e Gil

ai daqueles
que se amaram sem nenhuma briga
aqueles que deixaram
que a mágoa nova
virasse a chaga antiga

ai daqueles que se amaram
sem saber que amar é pão feito em casa
e que a pedra só não voa
porque não quer
não porque não tem asa

leminski

No alvo

quando eu tiver setenta anos
então vai acabar esta minha adolescência

vou largar da vida louca
e terminar minha livre docência

vou fazer o que meu pai quer
começar a vida com passo perfeito

vou fazer o que minha mãe deseja
aproveitar as oportunidades
de virar um pilar da sociedade
e terminar meu curso de direito

então ver tudo em sã consciência
quando acabar esta adolescência


paulo leminski

Vícios

SIMS Fazendo a Festa (conselho: Não crie famílias grandes, vira um caos. Mas na hora da festa é uma beleza)
Blogs (é nada!)
Beijos (sempre)
Kazaa
TV: * A Guerra do Ferro Velho (Discovery, quintas à meia noite) * Planeta Solitário (People&Arts, todo dia, 6:30 da tarde e meia noite) * Programa Martha Stewart (GNT, 6:30 da tarde) * Who's Line is it, Anyway? (Sony, quartas às ... 8:30? 9 da noite?) * Absolutely Fabulous (Multishow, sábado, 10 da noite) * Survivor (Multishow, quinta, 10 da noite), Friends, Will & Grace, Angel, Buffy, Ally mcBeal, todas as reprises de Seinfeld... melhor conferir os horários, pq eu tou dizendo de memória e não me garanto muito...

Vontades leves

Quase fui ver "O Quarto do Filho", no Festival de Cinema. Mas não dá. Não tou afim de outras coisas que não sejam filmes leves, pipocas para rir.

Não vou dar asas à melancolia. No way. E tome "A Nova Onda do Imperador", que sabiamente não fui ver no cinema, e peguei ontem na Blockbuster. Minha temporada é de risos.

Três coisas que eu gosto

Oingo Boingo (juro! tou ouvindo turning japanese,que tem estranhamente uma introdução muito parecida com Televisão, dos Titãs. Confiram as primeiras notas da música e me digam depois se é plágio, inspiração ou coincidência)

Meu quarto com cheirinho de Ambiance, da Renaissence (loja de Recife com produtos de cama, mesa e banho, geralmente feitos à mão) - É para colocar no sachê, mas eu diluo em água e sprayo na cama quando troco os lençóis. Fica um perfume suave, tão gostoso...

Olhar os sagüis que ficam na árvore perto da minha janela (moro num segundo andar) - Outro dia chegaram bem pertinho... É que a árvore tá com frutinhos nas pontas dos galhos e eles ficam comendo e fazendo muganga, é uma graça!

Neologismos

Antanismo, da Gil
Dementeza, de uma enfermeira q trabalhou com meu pai
Joãozice, meu e de João

Os três significam mais ou menos a mesma coisa: um estado de alesamento mental propício a besteiras, trocas de nomes, brancos na mente e falta de ação

Serviço completo

Tou lavada, enxaguada, amaciada e passada. Principalmente passada.
Olha o que eu encontrei no Kazaa: Bin Laden's Boat Song ... com a música da banana que toca em Beetlejuice... "Here's come the taliban não sei o q Bin Laden... Daylight's coming, we gotta go now! 1 foot, 3 foot, 8 foot bomb! ..."

Ficha emperrada

Ainda não caiu a ficha. Sexta é meu aniversário, e ainda por cima é feriado. Vou ficar por aqui mesmo, a viagem foi adiada (os motivos tão lá embaixo). Perpétua me pergunta o que eu quero de presente e aí que eu lembro que tou fazendo 31. Eu me revolto! 31 é idade de adulto, e eu, que não sou mais adolescente, não consigo me considerar adulta.
Simplesmente não tá caindo a ficha de comprar bolo, champanhe (yesssss!), arrumar o cabelo (num disse que voltava a ser ruiva no meu aniversário?), comprar roupa nova... essas coisas.
Não tou surtada por causa da idade, eu gosto de fazer aniversário. Mais uma volta em torno do sol. É que este ano eu estou mais lesa do que o costume...

Túnel do Tempo

Baixando músicas do Angelo Badalamenti (que nome lindo e musical, ba-da-la-men-tiiiii) encontrei, óbvio, a trilha de Twin Peaks.
Tenho um grande carinho por Twin Peaks. Foi através dessa série que se fez o caminho para que eu e Fred nos encontrássemos. Parece meio brega a afirmação, mas é verdade.
Eu era fã da série do David Lynch. Até comprei dois livros que foram lançados pelos personagens: O Diário Secreto de Laura Palmer e Dale Cooper: Minha Vida, Minhas Gravações. Tão aqui na estante, bem rabiscados.
Ao mesmo tempo, aqui no Rio, Fred tb assistia e gravava - e o danado tem até a segunda temporada, que a Globo não passou.
Então, um dia, muito tempo depois de Twin Peaks ter acabado, eu li no jornal que um menino queria se corresponder com fãs da série, para entender o pq de tanto auê sobre ela. Eu, q não sou pouco enxerida, escrevi. Mas esse menino não era o Fred. Aconteceu que Fred tb escreveu para ele! E, um dia, nosso correspondente mútuo (Cláudio não sei das quantas) disse para mim que tinha um cara que era correspondente dele que ele achava muito parecido comigo. Perguntou se podia mandar para mim uma cópia duma carta desse cara. Isso foi em dezembro de 95.
O resto, crianças, é história.

Eu já disse aqui que eu acho que o Daft Punk é uma gigantesca perda de tempo? Não? Tá dito.

Pq Quintana é fundamental

Guerra

Os aviões abatidos
São cruzes caindo do céu

Pianista José, duas notas e duas chances para os leitores do Quarto

Ora pleura! Tou há dias tentando baixar no Kazaa umas músicas do Army of Lovers... Elas tão no finzinho e eu não consigo terminar!
O q??? Não conhece o Army of Lovers? A essa altura do campeonato capaz do grupo já ter se desfeito, mas os clipes eram muito engraçados, over, mesmo, e as músicas são interessantes. Tou baixando Obsession e Crucified. Para quem viu os clipes, são inesquecíveis. :)

Graças ao bom gosto de Naísa, tou ouvindo Cake adoidado. Já comecei a gostar pelo nome da banda... hahahah, formiga musical! ;)

9.10.01

Para Clara Alice

Onde tem criança, não existe guerra.
Bem vinda, menina. Tem um mundo lindo lá fora esperando para vc brincar com ele.

Nota pôdi

Não maldem o primeiro ponto do blog abaixo.

;)

Dois pontos e mais um

  • É tão bom quando chega uma pessoa, tem paciência de pegar a gente pela mão e dizer "é assim que se faz, tá vendo?"
    Mil e quinhentos obrigados a Expe e Guga que estão me alfabetizando nessa coisa de html. Agora eu vou danar de colocar link com todo o gosto do mundo. Quem nunca comeu melado, já sabe ;)

  • O Blogger resolveu colocar grande parte dos meus posts em itálico. Eu, hein?

  • Agora só falta eu saber inserir foto ;)

A turma

Blog da Anna Barbara, Despropósitos

Blog da Gil, Tô Chegando

Blog do Expe, On My Own

Ai ai ai de mim

Menina Gil, esse disco do João Bosco é de matar mesmo.
Só Desenho de Giz vale a carreira do homem inteira. Ela mais Corsário, que prefiro na voz de Elis...

Lembro dele explicando o título do disco: "Ai de mim" seria uma coisa triste, dolorosa. "Ai ai ai..." é um suspiro, é gostoso... ai ai ai de nós, seu João...

Assim... é... dá para gravar numa fitinha e me dar de aniversário ou eu tou sendo muito pidona? ;)

Seguro desemprego para:

1) a equipe que criou o novo comercial do sabão em pó Ariel
- Que coisa ridícula é essa de "único sabão com maridos perfeitos na fórmula"?
2) o redator dos novos comerciais da Embratel
- "Você nunca viu Saci andando de patinete" e nem um comercial com uma verba tão grande ser tão mal aproveitado

Ruim de doer, mas de matar de rir:

Cara, cadê meu carro? (Dude, where's my car?)
Para os fãs de That 70's Show, um dos atores principais é o cara que faz o Kelso.
Passa na locadora e esquece da vida!

Filho de Santa Maria
Letra: Leminski
Música: Itamar Assumpção
Voz: Zizi Possi
Disco: Mais Simples, 1996

hoje eu saí lá fora
como se tudo já tivesse havido
já tivesse havido a guerra
a festa
já tivesse havido
e eu, e eu, e eu
fosse puro espírito
e eu, e eu, e eu
fosse puro espírito

aqui tô eu prá te proteger
dos perigos da noite, do dia
sou fogo, sou terra, sou água, sou gente
eu também sou filho de Santa Maria

se dona Maria soubesse
que o filho pecava e pecava tão lindo
pegava o pecado e jogava de lado
e fazia da Terra uma estrela
sorrindo

Nota Oops, I Did It Again

Esqueci de colocar um ingrediente na receita de brigadeirão que eu tava fazendo (calorias? que são calorias? essa palavra não existe na minha língua...) e ele tá meio estranho... ;)

Para quem é uma formiga orgulhosa de seus vícios, como eu sou, aqui vai a receita certa:

Brigadeirão de forno

2 latas de leite moça
3 ovos
Nescau até a cor ficar boa
1 colher de sopa de manteiga ou margarina (foi isso q eu esqueci)

Você faz assim: bate tudo no liqüidificador e coloca numa fôrma de pudim.
Leva ao forno brando por uma hora ou até ficar com uma casquinha.
Aí vc tira, espera pacientemente ele esfriar, coloca na geladeira, espera pacientemente ele gelar e come.

Geralmente, eu não tenho essas paciências todas, não. Aliás, nem Fred, que foi convertido e agora é uma formiga-nova. ;)

Aleluia!

Chegou a conta de luz e eu não estourei o limite com o tempo q tou passando no micro! Aliás, consumimos menos 2 kw em comparação ao mês passado...

Vai entender a Light!!!!!!!!!

Em loop: Change the World, Eric Clapton. Motivos não tão óbvios.

O blog da Anna Barbara é o Despropósitos, no seguinte endereço: http://puella.pitas.com/
Não estou botando link pq o botãozinho q devia fazer isso aqui no blogger não gosta de mim, e o jeito que o Expe me ensinou não tá funcionando e eu ainda não cheguei nesse capítulo na cartilha de html.
Deixa de leseira e dá um copy/paste que o blog da Anna Barbara com dois n e sem acento vale a pena.

;)

Segunda frase do dia
Saber html é a coisa menos importante para se fazer um "blog".

Ae Anna Barbara com dois N e sem acento!!! Mais que a forma, o importante é o conteúdo!

Juízo Final
Nelson Cavaquinho - Élcio Soares
Voz: Zizi Possi
Disco: Mais Simples, 1996


O sol há de brilhar mais uma vez
A luz há de chegar aos corações
Do mal será queimada a semente
O amor será eterno novamente

É o juízo final
A história do bem e do mal
Quero ter olhos para ver
A maldade desaparecer

Frase do dia

"Essa menina se fosse bicho era sereia, tá sempre na rede!"

Fred

8.10.01

Graham Bell

Falei hoje com Socorro.
Côca, te adoro, visse? Minha baianinha mainha de Danilo, minha futura comadre, não são uns quilômetros que vão fazer a amizade da gente murchar, não.
Tou aqui, à distância de um telefonema.
Quando não der, de um pensamento :)

Contrastes

Adoro dias cinzentos e sombrinhas vermelhas.

Li num blog

"Intimidade não é transar, é saber quantas colheres de açúcar a pessoa gosta no café da manhã."
Disse bem.

duas coisas que eu detesto e uma que eu adoro

eu detesto lavar prato
eu detesto esse clima de "quanto-pior-melhor" que tá nos meios de comunicação

eu adoro arrumar geladeira

Sonho de consumo

Raí (tudibom!)
Antonio Banderas (siempre...)
Sean Connery (panela véia é que faz comida boa...)
Marcos Palmeira (principalmente na fase João Pedro)
Ricky Martin (é, eu sei...)

Sabe o que mais? É tão bom ver q, em Aninha e Clara, nas sobrinhas que tto admiro, tem um pouco de mim... Sim, sou parte dessas pessoas maravilhosas. Um pouco de mim ficou, seja nas historinhas que eu lia e relia, nas brincadeiras, nos brigadeiros dos aniversários, nos desenhos para colorir, nas músicas q eu ensinei. Nessas duas moças de 17 e 15 anos que vão ser sempre pequenininhas para mim.

Lembrei de uma vez que Clara chegou chorando no meu quarto, irritadíssima... Falando que a mãe era chata, que não fazia o que ela queria, que isso e mais aquilo...
Eu olhei bem dentro dos olhos dela e disse: é claro que sua mãe é chata!
Clara parou o berreiro e ficou me olhando espantada.
E eu continuei: Toda mãe é chata, a minha mãe é chata, a sua mãe é chata, vc quando for mãe vai ser chata também.
Ela parou de chorar e foi brincar.
Eu não fiz o discurso de "ah, sua mãe só quer seu bem, não faça manha..." Concordei com ela e pronto, o assunto mudou... ;)

Frase bonita que passou desapercebida

De Rubinho Barrichello, na entrevista depois q a corrida de domingo passado acabou:

"Vou para o Brasil ficar com o meu filho. Vou ficar no colo dele, mais do que ele no meu..."

Eu quero a paz de criança dormindo...

Nasceu Clara Alice, sobrinha de Gil, e ela tá toda besta. É um amor novo, pq é a primeira sobrinha, primeira neta, primeira filha do irmão dela... E as suas palavras estão tão lindas, chega dá para ver o olho brilhando e o coração saindo pela ponta dos dedos quando ela escrevia.

Gil, esse é só o começo. Clara Alice vai fazer muita coisa bonita. Ela vai rir e vc vai dizer que foi para vc, a sua mãe vai dizer que foi para ela e seu pai vai garantir que ela estava olhando para o vovô. Clara Alice vai estender os bracinhos para vc pegá-la e garanto: vc vai virar uma pamonha na palha. As sobrinhas dominam o mundo, vc não sabia não? Elas só precisam inclinar a cabecinha assim e botar bico: a gente faz tudo por elas. TUDO. Tudo que vc nunca sonhou em fazer: trocar fralda suja é só o começo. Faça do quarto da tia Gil um quarto da Telinha: faça ela bagunçar, mandar no espetáculo. Enquanto ela for nenenzinha tá tudo calminho, só tem choro de madrugada e esse é assunto pro pai e para a mãe dela. Essa é uma das melhores coisas da vida: ser tia. A gente só tem que amar, brincar, fazer folia. Responsabilidade é com os pais. A gente tá aqui para estragar a criança :)

Quando Aninha nasceu eu tinha 13 anos e morava em Surubim. Minha mãe tinha ido para Recife ficar com minha irmã Lu, eu e papai só iríamos lá quando o bebê nascesse. Era um dia 19 de março, dia de procissão de São José, padroeiro da cidade. O telefone tocou e de repente painho grita: Nasceu!!!!!!!! E eu fui correndo pro portão de casa, para ver a procissão que passava na minha rua e pedir a São José que cuidasse da menina. E eu estava tão feliz, mas tão feliz, que comecei a pular num pé só pela casa inteira.

No dia seguinte eu vi o bebê. Uma trouxinha dormindo num bercinho de acrílico. E só tive coragem de pegá-la no colo quando ela já tinha meses de vida: eu tinha medo de quebrar Aninha...

Já Maria Clara foi diferente. Eu já morava em Recife e fui visitar pouco depois que ela nasceu. Ela era pequenina e carequinha, e no primeiro ano de vida não gostou de mim. Eu pegava no colo e ela chorava, chorava, me desesperando: ela não gosta de mim, o que foi que eu fiz? Depois a fase passou, quando ela fez dois anos, e virou o oposto: Clara me adora até hoje.

Eu sou absolutamente louca pelas duas. Dou minha vida, fácil, fácil. Sou tia, madrinha, mãe-drinha. Quero ser amiga delas para sempre, pq, além do sangue que nos liga, eu admiro as duas e elas sabem disso: são pessoas de bom caráter, são inteligentes, são carinhosas, são criativas. Eu olho para elas e vejo o que há de bom no mundo, e quero protegê-las de tudo, mas não posso e não devo. Tenho a maior fé em Ana Luiza e Maria Clara. Vocês ainda vão ouvir muito falar delas, e não só por mim.